quinta-feira, 20 de junho de 2013

A disputa com a direita é nas ruas

Marcelo Camargo/ABr
Por Altamiro Borges

No final da tarde de ontem (19), lutadores pela democratização da mídia e blogueiros se reuniram com os jovens e aguerridos integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), o principal protagonista dos protestos das duas últimas semanas que contagiaram o Brasil. Antes do início da conversa, as emissoras de televisão transmitiram ao vivo o anúncio da redução das tarifas em São Paulo feito pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad. O clima foi de festa - com choros e risos. Um histórica vitória da pressão das ruas.

Na sequência, todos opinaram sobre a natureza das gigantescas manifestações recentes. Ninguém ainda tem certezas sobre o fenômeno. Mas ninguém também é ingênuo. Os integrantes do MPL foram os primeiros a registrar que a direita - inclusive grupos neonazistas e agentes infiltrados da polícia - tentou instrumentalizar o movimento. Eles também criticaram a cobertura distorcida da mídia - que primeiro exigiu violenta repressão e criminalizou os movimentos sociais e, depois, tentou agendar politicamente os protestos. 

Diante destes fatos, eles reafirmaram sua trajetória de esquerda e seu compromisso com "uma nova cidade, que garanta o acesso às pessoas". Eles enfatizaram que a pauta do MPL, centrada na luta pelo passe livre e por um transporte de qualidade, não será desvirtuada. "Sim, somos de esquerda e temos uma pauta de esquerda... Não, não seremos manipulados pela pauta da direita". Lucas Oliveira, o "Legume", ainda elogiou a unidade com outras forças de esquerda forjada durante os protestos. Ele lembrou que, historicamente, eles sempre estiveram juntos - mesmo com suas divergências - na luta pela melhoria nos transportes públicos. 

Nesta mesma segunda-feira, outras organizações populares se reuniram para comemorar a vitória e para discutir os próximos passos. Centrais sindicais, movimentos estudantis, entidades comunitárias e muitas outras decidiram reforçar ainda mais a mobilização. O objetivo é ocupar a Avenida Paulista na tarde de hoje. Há consenso de que a disputa com as forças da direita - contra seus vândalos e seus provocadores infiltrados - vai se dar nas ruas. O sentimento da sociedade é por avanços nas mudanças no país, com forte protagonismo dos movimentos sociais. Uma importante vitória já foi conquistada!

7 comentários:

Paulo chacon disse...

Uma pergunta que não quer calar: onde estava o MPL nos 8 anos de serra/kassab? Não aconteceram reajustes de passagens neste período? É a velha história, esquerda atirando na esquerda? O MPL não se importa com a roubalheira dos pedágios do psdb?

Anônimo disse...

E mesmo? E quando que esta juventude aguerrida vai lutar pela democratização da imprensa? Até agora, a Casa Grande deve estar adorando...

Anônimo disse...



O CONTRAGOLPE

Considerando os acertos, os erros, as contradições, as múltiplas nuanças da tarefa de governar democraticamente... Que tal o Partido dos Trabalhadores e o PC do B convocarem manifestações em todas as cidades do Brasil, conclamando a todos e a todas que se consideram, de uma forma ou de outra, beneficiados(as) e/ou, pelo menos de certo modo, representados(as) pelo governo da presidente Dilma Rousseff? Honestos e honestas trabalhadores(as) brasileiros(as)... Ao tempo em que seriam feitas denúncias e advertências à população acerca das recorrentes tentativas de golpes perpetrados no país a partir do primeiro governo do presidente Lula. Portanto, oportunidade especial no sentido de esclarecer, por exemplo, a farsa que foi o julgamento do tal Mensalão... Pelo menos, esses protestos serviriam para contrapor a imagem caótica apresentada ao mundo pelos meios de comunicação... Ou o governo “pensa em jogar a toalha”, cancelando a realização da Copa do Mundo para deleite da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL – e regozijo pela colaboração à materialização “do PIBinho do PIGolpista/terrorista/antinacionalista de meia tigela”?!..
Com a palavra as forças progressistas deste país, democráticas e nacionalistas deste país!... E o governo federal!...

NOTA: ao analisar este singelo encaminhamento, pensemos naquela jovem mulher sendo interrogada e torturada COVARDEMENTE nos porões do DOPS da ditadura militar. Sanguinária e estúpida ditadura militar apoiada, intransigentemente, pela mesma [porquanto eterna!] OPOSIÇÃO AO BRASIL!

Ah! O nome dela é Dilma! Sim, Dilma Vana Rousseff!...

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO (depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo







Anônimo disse...

UMA CONTRIBUIÇÃO À PAUTA REIVINDICATÓRIA! PARA QUANDO “OS DOS PROTESTOS” TIVEREM UM TEMPINHO.. NA ‘AGENDA’!…

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XT8TOpAOE5o#at=156

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Dorival Gobette disse...

Azenha tb relata esse encontro, escreveu que os blogueiros concluíram que o "grande derrotado" foi o Haddad. Ao mesmo tempo, ele exalta a vitória do MPL. Ou seja, depois de tudo que fizemos, e estamos fazendo, para livrar SP do domínio tucano e avançar pela esquerda, os sabichões já identificaram o inimigo: Haddad. É decepcionante, principalmente para quem conhece a história do prefeito. E tb pergunto: onde estavam estes aguerridos ativistas nos tempos de Serra/Kassab? Aposto que estes aguerridos combatentes estavam mais interessados no BBB. Agora estão achando que o Poder no mundo dos capitalistas é um reality show que vai se intimidar com passeatas na periferia do mundo. Historicamente, e o Miro sabe disso, é a direita que se beneficiou desses movimentos. Alguns autores até alegam que 1968 deflagrou o neoliberalismo. Então, aguerridos, tentem pelo menos ler Guy Debord e os textos da Internacional Situacionista, boa intenção não leva a nada.

Anônimo disse...

o que o Povo está querendo é salvar o governo dilma do retrocesso neoliberal em que se meteu, os pelegos do PT e seus aliados erraram feio ao aceitarem a pauta da mídia golpista,engavetarem o projeto de regulamentação das comunicações no Brasil, retomarem as privatizações,sucatearem as estatais, entregarem nosso petróleo aos estrangeiros, aumentarem juros, criarem ministérios pros aliados de alckmin, deixar a soberania brasileira de 4 pra FIFA, praticar higienização social, desmantelar a FUNAI, aliar-se a ruralistas escravistas como kátia abreu, permitir a absurda volta da inflação enfim, a lista é longa, mas está bem claro que o Povo percebeu o erro do governo dilma e está chamando a atenção das autoridades para que retomem a agenda progressista e democrática e demita todos os neoliberais, centro-esquerdas, burocratas,pelegos, e, de imediato rompa com a mídia golpista aprovando a regulamentação das comunicações no Brasil ou vai fazer mais barulho do que a mídia conservadora venal e golpista que a presidenta tanto prefere.
o Povo não admitirá jamais que sua vontade seja traída dessa forma. O Povo rejeitou o neoliberalismo nas urnas.

Osvaldo Aires Bade disse...

Off Topic
QUEM ACREDITA QUE A “DITAMOLE”, NO BRASIL, NÃO TINHA PARTIDO É BANDIDO
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/quem-acredita-que-ditamole-no-brasil.html