terça-feira, 22 de outubro de 2013

Instituto FHC na mira da polícia

Por Altamiro Borges

O site “Observador Político”, de propriedade do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), está sendo investigado pela polícia civil por divulgar boatos criminosos contra Fábio Luís Lula da Silva, também conhecido como Lulinha. Entre outras calúnias, a página na internet difunde que o filho do ex-presidente Lula adquiriu uma fazenda no interior paulista e um jatinho e é sócio de um dos maiores frigoríficos do país. Diante deste crime, inquérito policial foi aberto no 78º distrito de São Paulo e deverá apresentar novidades em breve.



Segundo o sítio Brasil-247, que noticiou a abertura do inquérito, “agora, o caso acaba de ganhar mais um elemento explosivo. A polícia já sabe que um dos endereços eletrônicos de disseminação das mentiras contra Lulinha, como Fábio é conhecido, é o site Observador Político... No registro.com, órgão que armazena informações sobre a titularidade das páginas virtuais, a propriedade do Observador Político é dada ao iFHC, o elegante Instituto Fernando Henrique Cardoso, no centro de São Paulo”, informa Marco Damiani.

Ainda na sexta-feira (18), já sob investigação policial, o sítio tucano divulgou um texto intitulado “Enquanto o desgoverno do PT distribui migalhas para os pobres, Lulinha compra fazenda de 47 mi”. Publicado com a assinatura "Deleted User" – usuário deletado –, o texto calunioso afirmava:

Novo Mega Campeão do Brasil de enriquecimento súbito é o proprietário desta Fazenda. Fazenda Fortaleza comprada e certificada em Cartório de Registro de Imóveis.

Proprietário: FÁBIO LUIS LULA DA SILVA (isso mesmo)

Propriedade: Fazenda na região de Valparaíso/SP

Preço: 47 milhões de reais

Diante desta onda de calúnias, Cristiano Zanin Martins, advogado de Fábio Luis, exige uma postura dura da Justiça. “Não há diferença entre quem cria um boato, uma mentira, e quem os passa adiante. Os dois polos que divulgam informações manifestamente falsas podem ser punidos igualmente... Não queremos censurar nada, mas sim repor a verdade e barrar a mentira. A honra dele foi atacada por esse continuado bullying eletrônico”.

Ainda segundo o sítio Brasil-247, “é certo que responsáveis pelo Observador Político serão ouvidos pela polícia paulista. Caso a investigação caminhe para cima, no ponto mais alto da hierarquia do Instituto está o próprio ex-presidente Fernando Henrique, sem dúvida o maior contrário político ao ex-presidente Lula. Isso pode mesmo acontecer? ‘Talvez, mas nós preferimos não trabalhar com a teoria do domínio do fato’, ressalvou o advogado Martins. ‘A polícia, que já tem as provas da materialidade do crime, saberá como agir’, confia ele”.

Para Saul Leblon, da Carta Maior, “é preciso aguardar as investigações desse episódio que seria apenas desprezível, não integrasse uma mecânica recorrente que fomenta o ódio e o linchamento nos bastidores, emerge em excretações de preconceito contra o PT na mídia ‘isenta’ e, apoiado nela, monta o discurso de campanhas do conservadorismo – ‘para acabar com essa raça’, como diriam os novos econeoliberais socialistas do pedaço, os banqueiros Bornhausen”. Caso se confirme o envolvimento do iFHC, quem deverá prestar esclarecimentos é o ex-presidente tucano.

*****

Leia também:

- A pregação da violência no Facebook

- "Denunciante" vai processar a Folha

- Lula indignado com mentiras da Veja

- Sete mentiras da Veja



 

1 comentários:

Anônimo disse...

Ué, a pseudoesquerda tava quase linchando o grande Chico Buarque por conta da famigerada "liberdade de expressão". É tudo liberdade de expressão companheiro!