segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mais amor, menos Bolsonaro!

Por Ismael Cardoso, no sítio da UJS:

Se a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos representou um grande retrocesso para os movimentos sociais, como os movimentos LGBT’s, imaginem o que não pode representar a eleição do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ)?

Na próxima terça-feira (11), às 14h30, ocorrerá a reunião dos líderes de partidos da Câmara de Deputados para definir a composição das 21 comissões técnicas. Embora todas as comissões sejam de grande importância para sociedade, as principais disputas giram entorno de comissões ligadas à economia, como a comissão de minas e energia, a comissão de planejamento e etc. É aí que mora o perigo, afinal, foi desta maneira que sobrou para o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) presidir a Comissão de Direitos Humanos.

Conhecido como árduo defensor da ditadura militar, da tortura, contrário a união homoafetiva, a favor da redução da maioridade penal, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) lançou sua candidatura à presidência da comissão de direitos humanos da câmara.

Em recente entrevista ao jornal “Estado de São Paulo”, o deputado deu um sinal de como deverá ser sua gestão caso seja eleito. “Se eu virar presidente da comissão de direitos humanos, vão sentir saudades do Feliciano”. Bolsonaro ainda afirmou que vai levar a frente a votação do projeto de “cura gay” e que pretende reabrir o debate da redução da maioridade penal. “Quero votar a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Por mim, baixaria até para 14 anos”.

Ao que parece, o filhote da ditadura conta com o apoio de seu partido, o Partido Progressista (PP), e do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), além é claro do apoio do próprio Marco Feliciano.

A União da Juventude Socialista vê como muito grave a possível eleição de um deputado que ataca os direitos humanos e civis para uma comissão que deveria defendê-los. A passagem de Marco Feliciano foi um desastre para a sociedade e manchou ainda mais a reputação, já abalada, do congresso nacional.

A Câmara de Deputados não pode, mais uma vez, fazer retroceder os diretos da juventude e das minorias. As ruas de junho pediram mais direitos, mais liberdade, é preciso ouvir estas vozes.

Lutaremos contra qualquer possibilidade de eleger um facínora como Jair Bolsonaro para este espaço de lutas dos movimentos sociais.

Participe com a gente do ato contra a eleição de Jair Bolsonaro para a CDH na Câmara de Deputados! Confirme sua presença no Facebook!

Quando? terça-feira (11)
Que horas? 13h30
Onde? Câmara dos Deputados – Brasília

0 comentários: