domingo, 2 de fevereiro de 2014

Queda do desemprego não dá manchete

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o IBGE divulgou sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME) que mostra que a taxa média de desocupação em 2013 foi de 5,4%, o menor índice da série iniciada pelo instituto em 2003. Em 2012, a média foi de 5,5%. A notícia positiva, num mundo que afunda na crise e no desemprego, não foi manchete dos jornalões e revistonas e nem virou motivo de comentários elogiosos nos telejornais. Pelo contrário. Os tais analistas de mercado – nome fictício dos comentaristas a soldo dos banqueiros – fizeram de tudo para relativizar o menor índice de desemprego da história recente do país. A notícia foi dada sempre com ressalvas – mas, porém, todavia, contudo.

A presidenta Dilma Rousseff, que finalmente parece que resolveu mexer no setor de comunicação do seu governo, até festejou os números da PME em seu Twitter na quinta-feira (30): “O IBGE divulgou hoje que a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país em 2013 foi a menor da história”. Em outro post, ela comentou: “É o retrato de um país que vem criando oportunidades de emprego. Os números são impressionantes quando analisados ao longo do tempo” – desde 2003. Ela ressaltou o aumento do nível de ocupação dos jovens (de 53,8% para 59,2%), da população negra (de 48,5% para 53,5%) e dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada (de 39,7% para 50,3%).

Estes e outros dados da pesquisa do IBGE simplesmente foram ofuscados pela mídia hegemônica, que envenena milhões de brasileiros. Para a maioria da sociedade, a informação bombardeada diariamente é que o Brasil caminha para o desfiladeiro. No final de 2013, a velha imprensa garantiu que o país teria seu pior Natal dos últimos anos e que o desemprego iria explodir. Nada disso ocorreu. As vendas natalinas aumentaram quase 3% e o taxa de desemprego em dezembro caiu para 4,3% da população economicamente ativa. Já a renda do trabalhador superou em 3,2% a média registrada em dezembro de 2012. Foram os melhores resultados desde o início da série histórica medida pelo IBGE.

A mídia oposicionista, com seus colunistas militantes regiamente pagos, não faz autocrítica de suas mentiras e erros. E, num ano de eleições, ela tende a ser ainda mais catastrofista. Os urubólogos de plantão ficarão ainda mais venenosos. Em recente coluna na Folha tucana, Suzana Singer, voltou a alertar o jornal sobre o seu “pessimismo injustificado”. A coluna da ombudswoman é corajosa e meritória, mas não terá maiores efeitos, ainda mais no tumultuado ano de 2014. Mesmo assim, vale reproduzir sua crítica, sempre feita com luvas de pelica e compreensível cautela:

*****

Nuvens negras

Economistas avaliam se a cobertura da Folha está dominada por uma onda de pessimismo injustificado

Virou hit na internet a entrevista de Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, ao programa "Manhattan Connection", especialmente o trecho em que ela aponta um pessimismo excessivo sobre o estado da economia. "Nós, brasileiros, olhamos bem o lado do copo meio vazio, e a imprensa coloca esse lado. A gente nunca vê o copo meio cheio", disse.

Quem passa os olhos pelos títulos da Folha pode ficar com a mesma impressão que a empresária. "Comércio tem o pior resultado no Natal em 11 anos" (27/12), "61 milhões estão fora da força de trabalho" (18/1), "Brasil cria 1,1 milhão de empregos em 2013, pior saldo em dez anos" (22/1), "Arrecadação federal sobe, mas fica aquém da meta oficial" (23/1).

Todas as afirmações estão corretas, mas é possível contra-argumentar em cada caso. O resultado do Natal foi positivo, com um crescimento de 2,7% em relação a 2012. A nova pesquisa sobre o desemprego mostrou um grande contingente que não trabalha, mas em qualquer país existe muita gente fora da força de trabalho. Criar mais de um milhão de vagas com um crescimento de apenas 2% não é desprezível, assim como é notável aumentar a arrecadação, mesmo com tantas desonerações.

A ênfase em dados negativos é uma característica geral da Folha. "O jornal tem uma predileção pelo mal-estar, pelo desconforto. Em política, é até mais acentuado do que em Mercado'", definiu o economista Eduardo Giannetti da Fonseca.

Avaliar como exagerada a cobertura depende de como se enxerga a situação do país. Perguntei a 11 economistas, entre acadêmicos e profissionais do mercado, se "a Folha está pessimista demais na área econômica": cinco responderam enfaticamente que "não" e seis disseram que "sim", mas que o jornal apenas reflete o mau humor do mercado. Ninguém apontou um viés intencional na cobertura.

"Estamos há três anos com pouco crescimento e inflação resistente, apesar de manipulada, com grande dificuldade em aumentar o investimento. Os números fiscais estão perdendo credibilidade e há muita tensão no mercado de câmbio", explicou o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, um dos que, como Giannetti, não veem exagero nas tintas da Folha.

Já Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista-chefe da Quest Investimentos e colunista da Folha, acha que há negativismo demais desde o final de 2013, num processo em que mídia e mercado financeiro se alimentam. "Como a imprensa faz cobertura quase diária de mercado, ela reflete o estado de ânimo dos principais agentes econômicos e acaba criando condições para mais pessimismo", diz.

Luiz Fernando Figueiredo, sócio-diretor da Mauá Sekular Investimentos, não vê esse tipo de influência da imprensa. "Investidores nacionais e estrangeiros têm dado sinais de maior desconfiança. Houve forte desvalorização dos ativos brasileiros. É uma visão pragmática do que está acontecendo", diz.

Marcos Lisboa, vice-presidente do Insper, lembra que a política econômica mudou desde o segundo governo Lula, com a adoção de um projeto desenvolvimentista, que não teria dado certo. "O PIB fraco gerou uma enorme frustração, que se reflete no jornal", diz.

Mansueto de Almeida, pesquisador do Ipea, sublinha que os economistas erraram muito nos últimos anos. "Havia um otimismo geral em 2011. A projeção era que o Brasil fosse crescer cerca de 4% até 2020."

Ninguém vê, porém, o país à beira do abismo. "Não estamos, por enquanto, perto de passarmos pelas dificuldades atuais da Argentina", afirma Lisboa.

Da mesma forma, não há quem veja tudo rosa. "A situação não é tão ruim como pintam nem tão boa quanto poderia ser, caso a indústria brasileira tivesse um desempenho melhor", avalia Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp.

Vários dos entrevistados apontam um peso grande do mercado financeiro nas páginas de economia. De fato, é mais difícil obter uma declaração importante de um grande industrial, que muitas vezes depende de empréstimos do governo, do que colher aspas de quem lida com investidores. Além disso, o mercado financeiro produz constantemente relatórios e projeções, que facilitam muito a vida dos jornalistas.

O economista-chefe de um grande banco, que pediu para manter o anonimato, afirmou: "Com honrosas exceções, há relativamente pouca distância analítica na imprensa econômica, que, até involuntariamente, ventila teses que traduzem interesses de mercado. Certas análises são feitas com o bolso, e não com o bom senso".

Parece que a questão é bem mais complicada do que um duelo entre otimistas e pessimistas.

*****

Leia também:

- O pessimismo militante da velha mídia

- A mídia e o pessimismo desmentido

- O "pessimismo crônico" da Folha

- Urubólogos da mídia serão demitidos?

- Os corvos da mídia e a Copa do Mundo

- Miriam Leitão admite que pisou na bola

2 comentários:

Ordem do Saber disse...

Pelo jeito o problema está no modo como a notícia é dada. E isso é um perigo para um país que gosta de tudo pronto e que não gosta de avaliar se é verdade ou não.

Uma boa semana.

Anônimo disse...

" Todas as afirmações estão corretas ", Pra estar correta tem que se considerar que a afirmação partiu de boa fé, o que não é o caso. Não dá pra megafonar a insatisfação, o foco e o ângulo de visão de uma minoria em detrimento da grande maioria que está satisfeita. O aparato midiático não traduz a visão da massa e sim dos 5% que são contra tudo isso que o Brasil está vivendo há uma década. A desproporção que a mídia usa para dar voz aos insatisfeitos, minoria absoluta, por si só, já traduz uma inverdade. A massa precisa ter sua voz e voltamos àquela velha história pelo fim do monopólio na comunicação de massa no Brasil