terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Veja": moralmente primitiva

Por Valter Pomar, em seu blog:

Acreditem ou não, está na página 134 da edição de 5 de novembro de 2014 da revista Veja: "O Brasil, por decisão da metade e mais um pouco dos seus eleitores, foi mantido sob o comando de pessoas moralmente primitivas, que acabam de ser premiadas por levar a atividade política à fronteira do crime".

A frase é de autoria do senhor J.R.Guzzo, responsável pela coluna de opinião que "fecha" cada edição do panfleto semanal do PSDB..

Outra destaque desta edição de Veja é o "Manual de sobrevivência no segundo mandato", que abre com o seguinte raciocínio: "A reeleição de Dilma Rousseff dará ao PT dezesseis anos ininterruptos no Palácio do Planalto. Especialistas apontam os riscos dessa situação, inédita na história da democracia brasileira, e sugerem formas de se proteger de seus efeitos deletérios".

Se há "ineditismo", ele é muito maior do que os quatro mandatos presidenciais contínuos do PT.

Afinal, vivemos no mais longo período ininterrupto de democracia eleitoral da história do Brasil.

O anterior durou cerca de dezoito anos, de 1946 a 1964. Este, a depender da conta, tem pelo menos 25 anos.

Interessante, não?

Mais tempo de democracia eleitoral e, como que "por acaso", a esquerda consegue chegar e continuar no governo federal.

Setores da oposição de direita acham que isto pode não durar muito.

Segundo Rubens Ricúpero (aquele do que é ruim a gente esconde), "a última coisa de que precisávamos era de uma sociedade rachada ao meio, polarizada e radicalizada. Como tivemos nos dois anos e meio de paralisia antes do golpe militar". (FSP, 27/10)

A oposição de direita faz este tipo de ameça & chantagem e ainda acham que os "moralmente primitivos" somos nós???

Mas nem tudo são pedras.

Veja nos brindou também com uma frase de Winston Churchill: "Os problemas da vitória são mais agradáveis do que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis".

Tão difíceis, que geram realinhamentos políticos e teóricos surpreendentes.

Recentemente, um intelectual vinculado à esquerda da esquerda escreveu um texto cheio de moderação, acerca do tema reforma política & Constituinte exclusiva.

E um intelectual vinculado à esquerda moderada do PT publicou num semanário paulista texto em que critica as atitudes de Dilma na semana pós-eleição, pedindo coerência e radicalização.

Sob imensa pressão da direita, com um governo e uma esquerda (não apenas o PT, mas toda a esquerda) que precisam trocar de roda com o carro andando (ou seja, trocar de estratégia sem desacumular o que conseguimos até agora), é inevitável que haja muita confusão no próximo período.

O que não podemos esquecer, mesmo em meio a confusão, é que o lado de lá nos acha moralmente primitivos. E, portanto, fará de tudo para semear a confusão, a cizânia e o desalento entre nós. Assim, façamos como os primitivos: em caso de dúvida, nos guiemos pelo faro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Presidente Dilma, a quantas andam o processo contra a revista Veja. Ficou claro que o que temos neste país não pode ser considerada mídia , mas, uma máfia terrorista disposta a dar golpes na democracia a qualquer momento....o que aliás não é novidade!!!