segunda-feira, 2 de março de 2015

Impeachment e contas secretas do HSBC

Por Rogério Marcos Jesus Santos

Neste final de semana foi ao ar uma longa reportagem da BBC, a TV pública inglesa, sobre as recentes descobertas das contas secretas do HSBC na Suíça. A BBC fez uma longa reportagem sobre a relação entre essas contas secretas e os crimes de evasão de divisas e sonegação com alguns nomes ingleses da lista. Os procurou, e como sempre, não quiseram falar. Mas os expôs. Fez o papel de uma imprensa livre, principalmente de uma imprensa não seletiva, que não vê tão somente os crimes de um lado dos lados da contenda.

Aliás, por ser TV pública certamente pode levar ao ar uma reportagem desse teor. Aqui, as poderosas TVs e revistas, justamente por terem nomes de seus diretores envolvidos, ou de amigos empresários sonegadores também envolvidos até o pescoço na lista dos brasileiros sonegadores que possuem estas contas na Suíça, não o podem. Perderiam as amizades e o enorme patrocínio do HSBC, ou até mesmo se exporiam e ficariam muito próximo de uma investigação mais séria.

Não há o mínimo interesse de divulgar o nomes dos brasileiros que que possuem estas contas secretas. Ao revés, há todo um interesse um esconder esses crimes, porque as contas secretas são de uma estirpe, mais do que especial, a mesma que sai as ruas pedindo ética, moralização política e impeachment da presidente. Nada mais execrável.

Quando em 1962 Habermas publicou “Mudança Estrutural da Esfera Pública”, estudando a fundo a origem da categoria da esfera pública, onde os indivíduos buscam a verdade fundada pela prática da discussão pública, mediante o uso da razão, certamente imaginava que com o tempo essa "esfera pública" seria cada vez mais comum e, com isso, mais profunda as discussões e mais provável que a sociedade chegasse mais próxima de um ideal de verdade com os seus resultados.

Mas, infelizmente todos esses objetivos de Habermas caem por terra quando a imprensa esconde da população algo que esta deveria saber, porque, ao não saber que mais de 8.000 brasileiros escondem o que sonegam no país e estes mesmos saem gritando contra o governo, pedindo ética, não dão a chance de ocorrer um debate minimamente fundado em argumentos contra e a favor dos dois lados, fazendo com que, como cordeiros, alguns saiam às ruas pedindo um impeachment e exaltando os lobos, em pele de cordeiro, mas com contas polpudas na Suíça.

* Rogério Marcos Jesus Santos é advogado em Brasília.

0 comentários: