sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cursos para ciber-soldados… em Havana

Reproduzo artigo do blogueiro cubano Iroel Sánchez, publicado no blog La Pupila Insomne:

“Grave, junto à porta do diplomata ianque, um soldado vela o sonho de quem em meu sonho se afoga”. Os versos pertencem ao poema “Ianque com soldado” e foi publicado em 1937 por Nicolás Guillén, em seu livro “Canções para soldados e sons para turistas”.

Desde 1959, os diplomatas dos Estados Unidos não dispõem de soldados cubanos para velar os seus sonhos. No entanto, a Oficina de Interesses dos EUA em Cuba lançou uma convocatória para recrutar ciber-soldados que lutem para realizar os sonhos do império. A convocatória é a seguinte:

*****

“Sent: Friday, August 27, 2010 11:52 AM

Subject: Novo curso à distância sobre uso e navegação na Internet

A Oficina de Imprensa e Cultura oferece aos nossos contatos cubanos mais um Curso à Distância, em parceria com a Universidade do Texas, em El Paso. O curso tem duração de cinco semanas e ajudará os participantes a adquirirem as habilidades necessárias para navegar e utilizar a internet para estudos e pesquisas online. O mesmo será administrado online e em espanhol. As inscrições são um pré-requisito aos cursos da UTEP oferecidos pela Seção.

Por favor, compartilhe o folheto anexo com amigos, familiares e contatos que podem estar interessados em aproveitar esta oportunidade e futuros cursos da UTEP. Os participantes devem inscrever-se através da Oficina de Imprensa e Cultura, ser graduados em escola secundária e ter alguma experiência em computador.”


*****

Embora o folheto anexo ofereça apenas 16 vagas, os organizadores não parecem muito seguros em cumprir a meta. Em um país com um milhão de graduados, eles exigem apenas o nível secundário e, dizem, que o curso é um pré-requisito para ascender a outras convocatórias.

Neste caso, a velha ameaça publicitária, ao estilo do “não deixe escapar esta oportunidade”, não é funcional. Em Cuba existem 610 instalações gratuitas para o ensino da informática, conhecidas como “Clube Jovem”. Em 2009, 228 mil pessoas fizeram esses cursos. O “Clube Jovem” também tem ampla oferta curricular online.

Uma menção aparte sobre os destinatários do curso da Oficina de Interesses dos EUA. Uma espécie de “dream team” (time dos sonhos), composto majoritariamente de malandros, trapaceiros e vigaristas – velhos conhecidos dos diplomatas norte-americanos. Com semelhantes recrutados, vão precisar rebaixar a exigência acadêmica para a pré-escola.

Em 1999, durante a celebração do Encontro Ibero-Americano em Havana, uma “manifestação” antigovernamental tinha mais erros ortográficos nos anúncios do que pessoas na rua. Alertamos à Real Academia da Língua Espanhola: graças aos novos ciber-soldados, é possível que aquelas barbaridades sejam agora trasladas à rede das redes.

Finalmente, um dado curioso. Foi no Texas – sede do Instituto Bush – onde foi realizada uma “Conferência sobre ciber-dissidência”, com a presença honrosa de George W. Bush. Nós perguntamos se o ex- presidente também está por trás desta convocatória. Porque se estiver, “o uso do raciocínio crítico”, que promete o folheto, está garantido. Teremos “bushismos” ao estilo de “os que penetram no país ilegalmente estão violando a lei”, mas desta vez escritos da sede da diplomacia norte-americana em Havana. Parabéns.

* Tradução de Sandra Luiz Alves.

0 comentários: