sábado, 13 de agosto de 2011

Tucano Anastasia quer CPI, mas não em MG

Por Altamiro Borges

Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais, é tão dissimulado e matreiro quanto seu criador, o tucano Aécio Neves. Ele finge manter uma relação civilizada, “uma convivência administrativa harmônica”, com a presidenta Dilma Rousseff. Mas, na primeira oportunidade, ele bica com violência, sem dó nem piedade. O tucano parece um escorpião traiçoeiro.


Nesta semana, ele fez coro com a bancada demotucana e defendeu a criação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional para apurar as denúncias de corrupção envolvendo o governo federal. “A CPI é um bom instrumento de averiguação”, afirmou o governador para a alegria do “calunista” Fernando Rodrigues, do jornal FSP (Folha Serra Presidente).

Testa-de-ferro de Aécio

Anastasia é um testa-de-ferro de Aécio. É um ardoroso defensor da sua candidatura presidencial em 2014. Tudo que ele faz e fala visa pavimentar o caminho do seu padrinho político, “que tem todas as condições de ser vitorioso”. Só os ingênuos, que parecem lotar os corredores pragmáticos do Palácio do Planalto, acreditam no seu “relacionamento respeitoso” com a presidenta Dilma.

Sua defesa da criação da CPI é pautada pela mídia demotucana, que voltou a carga com seu moralismo udenista. No ano passado, quando da fratricida briga interna no PSDB entre os presidenciáveis Serra e Aécio, a imprensa serrista de São Paulo fez matérias “tóxicas” contra o ex-governador mineiro. Criticou a sua gestão e até levantou suspeitas de corrupção dos tucanos mineiros.

Blindagem da mídia demotucana

Agora, porém, ela volta a blindar Aécio Neves, o provável candidato da direita nas eleições de 2014. Ela dá a palavra ao matreiro Anastasia, que defende a CPI contra Dilma Rousseff, mas nada fala sobre as dezenas de pedidos de averiguação de maracutaias no governo de Minas Gerais abortadas pelos demotucanos na Assembléia Legislativa.

A operação abafa é brutal no estado. Aécio e Anastasia montaram uma ampla base de apoio no parlamento que implode qualquer tentativa de apuração das sujeiras. Além disso, eles exercem forte influência sobre o Poder Judiciário e mandam na mídia privada, usando a publicidade e outros recursos para “seduzir” jornais, rádios e emissoras de televisão – num típico mensalão da imprensa.

Operação abafa

Como denuncia o bloco Minas Sem Censura, que reúne os partidos de oposição, os pedidos de CPIs “já fazem fila na Assembléia Legislativa, com indícios de superfaturamento de obras, dispensa ilegal de licitações e pagamentos antecipados”. Já o Ministério Público Estadual efetua “apurações de mentirinha (ressalvadas as honrosas exceções)” e a mídia mineira “dispensa comentários”.

Conforme o bloco sempre enfatiza, “os oito anos de governo Aécio tiveram menos CPIs do que no período da ditadura militar”.

3 comentários:

Anônimo disse...

O escorpião só ataca o homem quando acuado, ou em circunstâncias de defesa...

Anônimo disse...

O escorpião só ataca o homem quando acuado, ou em circunstâncias de defesa...

Anônimo disse...

Altamiro, adoro ler os seus textos como os do bloco Minas Sem Censura;às vezes, por distração, caio no "blog minas sem censura",eca!
Moro no mesmo bairro em que cresceu o escorpião traiçoeiro, testa-de-ferro e dissimulado. No dia da votação do segundo turno das eleições do ano passado, sem fazer nenhum alarde, fui com um bottom da Dilma colado na minha blusa. Fui fuzilada pelos olhares das pessoas que ali estavam trabalhando, votando, etc; e também, tratada com desprezo pelos mesários.
Não sabia, até então, que estava pisando em território de ditadores e blindados!
Infelizmente, ainda temos que conviver com esses tipos, tucanos escorpiões traicoeiros e abafadores, aqui em Minas Gerais e no Brasil.
Mas a justa e boa luta não acabou.

Elisa.