sábado, 4 de maio de 2013

Barbosa admite que mídia é de direita

Por Altamiro Borges

Bajulado pelos barões da mídia durante o julgamento do "mensalão do PT", o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, admitiu ontem que a imprensa nativa é hegemonizada pela direita. A inesperada crítica foi feita durante o evento comemorativo do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realizado pela Unesco na Costa Rica. Segundo relato de João Brant, do Intervozes, em seu discurso o ministro afirmou "que a mídia brasileira é afetada pela ausência de pluralismo. Ele avaliou que esta característica pode ser percebida especialmente pela ausência de negros nos meios de comunicação e pela pouca diversidade política e ideológica da mídia".

"Avaliando a ausência de diversidade político-ideológica, Barbosa lembrou que há apenas três jornais de circulação nacional, 'todos eles com tendência ao pensamento de direita'. Para ele, a ausência de pluralismo é uma ameaça ao direito das minorias. Barbosa finalizou as suas observações sobre os problemas do sistema de comunicação destacando o problema da violência contra jornalistas. 'Só neste ano foram assassinados quatro profissionais, todos eles trabalhando para pequenos veículos. Os casos de assassinatos são quase todos ligados a denúncias de corrupção ou de tráfico de drogas em âmbito local, e representam grave violação de direitos humanos'", descreve o lutador João Brant.

O triste é que no exterior o presidente do STF aponta as falhas gritantes da mídia nativa. Já no Brasil, ele goza dos holofotes desta mesma mídia e nada faz para apurar seus abusos. O jurista Fábio Konder Comparato ingressou com uma ação no Supremo questionando a omissão do Congresso Nacional na regulamentação dos artigos da Constituição Federal sobre os meios de comunicação. Até hoje, a ação permanece nas gavetas do STF. Joaquim Barbosa é realmente uma figura sinistra!

6 comentários:

Anônimo disse...

A ausência de pluralismo não é ameaça, violenta direitos democráticos, negando informações, distorcendo informações, praticando mentiras.

Ignez disse...

Depois desta "descoberta" do batman da Veja, questiona-se: como podem alardear que a Regulação da Mídia implica em censura, se a censura do oligopólio midiático se expressa no "Pensamento Único"? É bom avisar à presidenta Dilma que não basta mudar de canal. Ela precisa ouvir o sinistro JB para compreender que não se pode "preferir a 'liberdade' de hoje à da ditadura. Afinal, a mídia oligopolizada estabeleceu a censura há anos, quando detrminou que só vale a liberdade de empresa; não a de imprensa. O que fará a ditadura oligopolizada diante das afirmações do sinistro JB? E o governo? Continuará a nos enganar dizendo que "prefere" esta ditadura? O JB descobertou o que já estava descortinado... Um inútil, este JB. Vergonha brasileira. Mas...lá fora, disse a verdade. Uma vez na vida.

Anônimo disse...

Enquanto não denunciarmos os laços da mídia e da oposição golpista com a CIA seremos sempre reféns dos conservadores que comandam o governo e a própria oposição. A ABIN tem vários relatórios sobre quem recebeu dinheiro dos EUA para derrubar os governos Lula e Dilma. Cabe à blogosfera publicá-lo. A Secretaria dos Direitos Humanos possui cópia.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/documentos-apontam-que-cia-via-em-brizola-a-principal-ameaca-a-ditadura-4127255.html

caio julio cezar disse...

Enquanto não denunciarmos de forma ampla, massiva e simultânea os fortes laços da mídia e da oposição golpista com a CIA e a embaixada dos EUA no Brasil, seremos assim, sempre reféns dos conservadores, não só da oposição mas principalmente, da direita que comanda os principais ministérios do governo Dilma e que já se infiltrou no comando do próprio PT . A ABIN tem vários relatórios sobre quem recebeu dinheiro dos EUA para derrubar os governos Lula e Dilma e corromper o governo e o PT por dentro. Cabe à blogosfera publicá-los. A Secretaria dos Direitos Humanos possui cópias. Muitas outras informações sobre esses senhores e senhoras estão no Wikileaks, do qual ninguém mais ouviu falar. Porque será, hein?
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/documentos-apontam-que-cia-via-em-brizola-a-principal-ameaca-a-ditadura-4127255.html
http://www.rodrigovianna.com.br/vasto-mundo/os-sacos-de-dinheiro-da-cia.html

claudioamcchado disse...

É mesmo o fim esse Joaquim. Lá diz aquilo que o identifique com um progressista, como um homem de esquerda, talvez. A plateia assim o exigia. Aqui faz aquilo que atraia os holofotes do palco montado pela mídia conservadora.

Anônimo disse...

Meu emburrecimento já não anda, avoa. O ministro vai a viajar e leva com ele um repórter, para documentar a viajem, leva, se ele com o dinheiro público paga a despesa.
Aproveita a oportunidade para fazer discurso negando seu relacionamento ideológico com o patrão do repórter, ou seria este o fim e a oportunidade aproveitada foi uma reunião na OEA, ai então ele é sócio do tal patrão, bancando viajem bancando o serviço. E o discurso só foi um detalhe para despistar.
Isto tudo faz parte de um Processo Administrativo e deve estar a disposição de qualquer cidadão interessado.