domingo, 29 de julho de 2018

Cresce o apoio internacional a Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O apoio internacional à candidatura e à liberdade de Lula passou por ex-presidentes das Américas, da Europa, do Oriente, da África, congrega vários prêmios Nobel, chefes de Estado, como o primeiro-ministro da Espanha, e culmina, agora, com a adesão à campanha pró Lula de quase 10% do Congresso norte-americano.

Na última quinta-feira, o eurodeputado italiano Roberto Gualtieri, do partido Democrático da Itália e presidente da Comissão de Economia do Parlamento Europeu, visitou Lula na prisão. Foi representar o Bloco Social Democrata no Parlamento Europeu e o Partido Socialista Europeu. Entregou a Lula mensagens de apoio de parlamentares e ex-presidentes italianos.

No mesmo dia, um grupo de 29 congressistas norte-americanos, incluindo o senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, enviou carta ao governo brasileiro na qual denuncia a prisão política de Lula, com base em “acusações não comprovadas” em um julgamento “altamente questionável e politizado”.

Em maio, o ex-presidente da França François Hollande e da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero já haviam assinado documento em favor da libertação e candidatura de Lula nas próximas eleições.

Também subscrevem o documento o ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália: Enrico Letta, Massimo D’Alema e Romano Prodi.

O fato é que a carta enviada por 29 dos 435 deputados dos Estados Unidos ao governo brasileiro coroa um movimento internacional cada vez maior e mais estridente pela libertação e pela candidatura de Lula a presidente em 2018.

O candidato mais forte à Presidência e líder da oposição ao governo brasileiro ter sido preso às portas da campanha eleitoral deste ano constitui uma péssima imagem do Brasil e já está afetando investimentos estrangeiros no país devido à desconfiança da comunidade internacional em um país em que a Justiça funciona como arma política.

O maior clamor internacional é pela candidatura de Lula. E como a lei brasileira garante essa candidatura, conforme dez entre dez especialistas vêm dizendo, está ficando praticamente impossível de o Judiciário negar ao ex-presidente o direito a disputar a eleição.

Quem não acredita na candidatura de Lula, se for precavido falará mais baixo. Ou ficará calado.

Confira a matéria em vídeo

0 comentários: