sexta-feira, 8 de maio de 2026

Os fantásticos editoriais contra o Desenrola

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há muitos elementos para criticar o Desenrola. Mas o nível dos argumentos invocados pelos editoriais de O Globo e a Folha só é superado pelo alerta de Carlos Alberto Sardenberg da CBN, de que não adiante bloquear o CPF de quem negociar a dívida, para bloquear nas Bets, porque as pessoas tirarão outro CPF. É fantástico! Cidadãos comuns driblando a complexidade dos CPFs só para jogar nas Bets.

Há dois temas macro explicando a inadimplência, e um tema menor.

Os dois temas macro atendem pelo nome de Bets e spreads bancários.

Mas, aí, há dois problemas.

Bets e bancos são grandes anunciantes. Como é que fica, então?

Uma das medidas do Desenrola é bloquear o CPF dos beneficiados, para impedir que voltem a frequentar as Bets. Mas, aí, o grande Sardenberg diz que é só burlar o CPF. Como seria possível?

Simples:

A Receita Federal cruza dados de:

- certidão de nascimento,

- biometria,

- títulos eleitorais,

- bancos,

- cartórios,

- movimentações financeiras,

- Pix,

- declarações de IR,

- e até vínculos familiares/patrimoniais.

É só falsificar todos esses dados.

Poderíamos falar da taxa Selic. Que tal sugerir a redução? Não dá, porque vai contra os dogmas do mercado. O que resta então?

Segundo O Globo:

“Para os beneficiados, o efeito pode ser positivo, mas qualquer alívio será temporário, como foi o último Desenrola. Os problemas estruturais que aumentam o endividamento do brasileiro continuam intocados — e, desses, nem Lula nem ninguém no governo não quer nem ouvir falar. Não houve medida alguma para conter o gasto público ou aliviar a pressão que o desequilíbrio fiscal exerce sobre a taxa de juros, principal causa da inadimplência e da escalada nas dívidas”.

0 comentários: