sábado, 20 de setembro de 2014

Por que a Folha não sobe no palanque?

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Por Altamiro Borges

No sábado passado (13), durante um comício em Belo Horizonte, o empresário Álvaro Teixeira da Costa, maior acionista dos Diários Associados – empresa que controla os jornais ‘Estado de Minas’ e ‘Correio Braziliense’ –, subiu ao palanque de Aécio Neves e Pimenta da Veiga. Ele tentou ser discreto, mas foi flagrado pelos fotógrafos. Até hoje os seus diários não explicitaram apoio ao PSDB, mas basta ler a cobertura “jornalística” para conhecer a torcida – seja nas disputas dos governos de Minas Gerais e do Distrito Federal, ou na corrida presidencial. Álvaro Teixeira da Costa até se expôs ao participar do comício. Seria mais honesto, porém, que os barões da mídia formalizassem os seus apoios, como ocorre em vários países do mundo.

Datafolha: Alegria de Aécio é falsa!

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Aécio Neves está embriagado com os números do último Datafolha. Já alguns “calunistas” da mídia, que detestam a “lulopetista” Dilma Rousseff, mas não confiam plenamente na “ex-petista” Marina Silva, soltam rojões e garantem que a reação do cambaleante tucano é inevitável. Toda esta euforia, porém, não se justifica e pode virar uma baita ressaca. O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) apontou um aumento de apenas dois pontos percentuais nas intenções de voto do presidenciável do PSDB – ou seja, dentro da margem de erro. Ele subiu para 17% e ainda está distante dos 21% que ostentava antes da trágica morte da Eduardo Campos e da “providência divina” de Marina Silva.

As muitas razões para votar em Dilma

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Reconhecendo os percalços e erros que houve nos últimos 12 anos do governo de Lula-Dilma e vendo os esboços de projetos políticos apresentados pelos partidos de oposição, estou convencido de que o projeto liderado pelo PT com Dilma é ainda o mais adequado para o Brasil. Só por isso já meu voto vai para Dilma Rousseff.

Mas tenho outras razões a serem ponderadas.

Globo tenta explicar a sonegação

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Toda vez que a Globo fala sobre a sua própria sonegação, acaba se enrolando mais.

É o que acaba de acontecer.

A essa altura, todo mundo já viu o vídeo no qual Garotinho menciona a sonegação da Globo.

A empresa ficou numa guerrinha contra as redes sociais, mandando retirar, a galera postando de novo, até que as redes ganharam, claro.

O racismo de "Sexo e as Negas"

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Por Moara Correa e Bruna Rocha, no jornal Brasil de Fato:

Não é necessário assistir à minissérie de Miguel Falabella para entender o seu papel semântico na sociedade brasileira, sobretudo em um momento como este, onde o povo negro começa a acessar políticas direcionadas à Reparação Racial no Estado. Aliás, o povo negro e, sobretudo, nós mulheres negras não merecemos passar por isso. O Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER e a Marcha Mundial das Mulheres vêm aqui denunciar esta produção em específico e toda a histórica postura racista dos meios de comunicação de massa do Brasil.

Cachoeira derrubou Patrícia Poeta?

Da revista Fórum:

No início desta semana, uma notícia tomou conta dos meios de comunicação voltados para o entretenimento: o anúncio da saída da jornalista Patrícia Poeta da bancada do Jornal Nacional. A versão oficial é que a apresentadora deixa o programa para apresentar um quadro matutino em 2015 e que, desde que foi deslocada para o JN, sabia que ficaria por apenas três anos.

Garotinho e os que acreditam na Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O bate-boca entre a Globo e Garotinho sobre o célebre caso de sonegação da emissora mostra uma coisa: esta história tem que ser esclarecida.

Já.

As explicações da Globo são absolutamente inconvincentes. São mais complexas do que a patética fala da apresentadora Mariana Gross em que ela garantiu, aos telespectadores, que a Globo paga o que deve.

O comício esvaziado de Marina no ABC

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Do Jornal GGN:

Nesta sexta-feira (19), Marina Silva (PSB) teve apenas uma agenda pública: um comício tímido na Praça da Igreja Matriz, no centro de São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente Lula mora ali, no berço de movimentos sindicais e do PT. De acordo com uma pesquisa local, a ex-ministra do Meio Ambiente bate Dilma com vantagem de 10 pontos no primeiro turno.

Marina perde força no "povão"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O fato de ter posições políticas e eleitorais bem definidas - e, ao contrário de outros, que jamais as assumem abertamente – não impede este blog de fazer análises eleitorais com base em fatos, não em desejos.

Há oito dias, escrevia-se aqui que apresentar o quadro eleitoral como “estável” era falso, porque escondia “um movimento que as variações eleitoral por classe de renda revelam”.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pânico, CQC e as baixarias na Band

Por Altamiro Borges

O Grupo Bandeirantes, presidido pelo embusteiro Johnny Saad, ainda vai ter que repensar as suas contratações. Apesar dos régios salários, elas dão muita dor de cabeça. A cada semana, uma de suas estrelas midiáticas apronta alguma baixaria. Segundo relata Daniel Castro, do site Notícias da TV, “o clima esquentou nos bastidores da Band na última quarta. Um segurança do Pânico e um cinegrafista do CQC se estranharam durante gravação de material com o presidenciável Aécio Neves, no diretório estadual do PSDB em São Paulo. Eles trocaram empurrões e ofensas verbais e o assunto foi parar na sala do diretor-geral de Conteúdo da Band, Diego Guebel”.

Datafolha: Marina chora pela derrota!

Por Altamiro Borges

O Datafolha divulgado nesta sexta-feira (19) foi péssimo para Marina Silva, a presidenciável-carona do PSB. O tal “furacão” arrefeceu. A pesquisa mostra que a Dilma Rousseff ampliou sua vantagem. Para piorar, Aécio Neves esboçou uma pequena reação. O cambaleante tucano cresceu dois pontos – de 15% para 17% – e encostou um pouco mais na disputa pelo segundo lugar. A própria Folha tucana, do mesmo grupo empresarial do instituto, foi forçada a admitir que a “presidente se fortaleceu mais um pouco na corrida eleitoral. A dianteira sobre Marina no primeiro turno agora é nítida. O que até a semana passada ainda era um empate técnico se transformou numa inédita vantagem de sete pontos: 37% a 30%”.

Escócia, plebiscito e a mídia imperial!

Por Altamiro Borges

Em plebiscito histórico realizado nesta quinta-feira (18), a maioria dos eleitores escoceses votou pela permanência do país como território britânico. Até o final da noite, a apuração apontava 54% dos votos pelo “não”, contra o fim da união com os ingleses que vigora há 307 anos. Mais de 3,5 milhões de escoceses (85% dos aptos a votar, um índice recorde) participaram da votação. O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, elogiou o movimento “Melhor Juntos” pelo resultado. Ele deveria ter parabenizado, também, a imprensa britânica, que se portou como autêntica mídia imperial. Ela fez campanha ostensiva contra a independência e abandonou qualquer isenção ou pluralidade na cobertura do plebiscito.

Garotinho detona a TV Globo ao vivo



Por Altamiro Borges

O deputado Anthony Garotinho (PR), candidato ao governo do Rio de Janeiro, protagonizou nesta quinta-feira (18) uma das melhores cenas até agora da campanha eleitoral. Em plena entrevista ao vivo para o telejornal “RJTV”, da Rede Globo, ele detonou a emissora da famiglia Marinho. Pressionado pela jornalista Mariana Gross, que não perguntava, mas o acusava de vários atos de corrupção, o ex-governador não se intimidou: “Acusação todo mundo tem. Agora mesmo acusaram a Globo de estar envolvida num desvio milionário com laranjas em paraísos fiscais. Eu não sei se a Globo é culpada, até acho que é. Disseram que a Globo sonegou bilhões... A Globo pode estar sendo vítima de uma injustiça”, ironizou.

Malafaia descobre que Marina dançou!

“Muda Mais” derrota #MarinaCensura

Por Altamiro Borges

A candidata-carona do PSB, já apelidada de #MarinaCensura, sofreu mais uma derrota nesta quinta-feira (18). A Justiça Eleitoral autorizou a volta ao ar do site “Muda Mais”. O próprio ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia acatado liminarmente o pedido de censura feito pela coligação de Marina Silva, reconsiderou a sua posição e reconheceu que o site cumpre a legislação em vigor. Em seu parecer, ele concluiu que “em se tratando de divulgação de propaganda por meio de blogs, a norma eleitoral permite que seu conteúdo seja livremente gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações, ou mesmo por iniciativa de qualquer pessoa natural”.

Como entender Marina Silva?

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Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Volto de viagem ao exterior e retomo meu espaço habitual. Em Roma, li uma análise a respeito da candidatura de Marina Silva que coincide com a avaliação de CartaCapital. No jornal La Repubblica, dos três de circulação realmente nacional, o de maior tiragem juntamente com o Corriere della Sera, e, na minha opinião, o melhor de todos.

Onda Marina perde força

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

No final de agosto, Marina Silva pulou de 20 para 34% e empatou com Dilma Rousseff. Parecia mesmo um furacão virando de pernas para o ar a campanha presidencial. De lá para cá, porém, como confirma a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, criou-se uma tendência e não apenas mais uma oscilação dentro da margem de erro: é Marina não parando de cair e Dilma subindo a cada semana, tanto no primeiro como no segundo turno.

Os riscos da vitimização de Marina

Por Cláudio Gonzalez, no site da Fundação Mauricio Grabois:

A campanha midiática que busca transformar Marina Silva em vítima dos “ataques” do PT pode dar certo se Dilma e seu arco de apoiadores errar a mão, exagerar na dose e partir para ataques pessoais transformando a adversária em vítima real. Mas também pode dar errado se o eleitor perceber que este discurso de vitimização não encontra respaldo na realidade.

Neste caso, ao invés de vítima, Marina pode acabar sendo vista como uma pessoa despreparada e sem forças para enfrentar adversidades.

Um Datafolha péssimo para Marina

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Muitos não entenderam quando, na última terça-feira (16), este Blog publicou post intitulado Ibope: ótimo para Dilma, bom para Aécio e péssimo para Marina. Isso ocorreu porque poucos entendem que pesquisa não se lê literalmente, mas pelas tendências ao longo do tempo.

O fato, porém, é um só: o Datafolha “amarelou” e publicou uma pesquisa basicamente igual à do Ibope – de 3 dias antes –, mas sem “mexidas” nas famigeradas “margens de erro” que há meses vêm turvando as pesquisas sobre a eleição presidencial.

Dois pesos, duas campanhas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A crônica da campanha de 2014 já registra um momento patético em que se procura impedir que a população possa debater com liberdade a mais polêmica e, do ponto de vista de muitas pessoas, a mais nociva proposta surgida na campanha presidencial. Estou falando da independência do Banco Central, que se tornou a principal bandeira de política de Marina Silva, segunda colocada nas pesquisas. Com apoio de uma lei do regime militar, Marina pede que a propaganda adversária seja censurada. Quer retirar a propaganda do ar e quer direito de resposta.