terça-feira, 20 de abril de 2010

TV Globo, o clip do Serra e os ingênuos

O clima é de velório na TV Globo! Em menos de 24 horas, a poderosa emissora foi obrigada a retirar do ar um comercial comemorativo dos seus 45 anos que custou uma fortuna – envolvendo vários artistas e milionária produção. O clip parecia uma peça publicitária do presidenciável demotucano José Serra. Utilizava um bordão semelhante ao da sua campanha, “O Brasil pode mais”, com as estrelas globais em coro implorando “todos queremos mais”, e trazia em destaque o número 45, o mesmo da legenda do PSDB – inclusive com uma fonte de letra bastante similar.

O ousado e descarado comercial gerou uma imediata onda de indignação na globosfera. Marcelo Branco, um dos responsáveis pela campanha de Dilma Rousseff na internet, acusou a TV Globo de fazer propaganda subliminar do adversário. “Eu e toda a rede vimos essa alusão”, disparou em seu twitter. Já o jornalista Paulo Henrique Amorim, do acessado blog Conversa Afiada, exigiu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) averiguasse a possibilidade de crime eleitoral promovido pela emissora. O “clip pró Serra” foi exibido com críticas em centenas de sítios e blogs.

Desculpa esfarrapada e risível

Diante do levante dos internautas, a emissora colocou o rabinho entre as pernas e retirou o vídeo das telinhas e do seu próprio sitio. Quem clica na página recebe a curta mensagem: “página não encontrada”. Numa nota lacônica, a Central Globo de Comunicação ainda tentou justificar a feia pisada na bola. Afirmou que o filme foi criado em novembro de 2009, quando “não existiam nem candidaturas muito menos slogans”, e informou: “Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme”.

A desculpa é das mais esfarrapadas e risíveis. Será que o candidato tucano, após reunião secreta no Jardim Botânico, roubou o mote do comercial comemorativo de TV Globo? Seria mais um crime de plágio, tão comum a Serra. Ou foi a emissora que aproveitou o lema de campanha da oposição para fazer propaganda antecipada? Seria um nítido crime eleitoral. Ou as duas hipóteses? Os vínculos políticos entre Serra e a famíglia Marinho são antigos e notórios. A TV Globo teria todo o tempo hábil para cancelar o clip e evitar o vexame, mas preferiu apostar no seu prestígio.

Uma emissora “tendenciosa” e cínica

Quanto a ser tachada de “tendenciosa”, como afirma a risível nota, isto não é uma acusação, mas sim um fato – comprovado pela história. A TV Globo tentou fraudar a vitória de Leonel Brizola nas eleições para o governo do Rio de Janeiro em 1982. A TV Globo escondeu as manifestações das Diretas-já, tratando um gigantesco ato em São Paulo como “uma festa de aniversário” da cidade. A TV Globo forjou a imagem do “caçador de marajás” para garantir a vitória de Collor de Mello em 1989. A TV Globo criminaliza os movimentos sociais, tratando-os como “caso de polícia”, e faz de tudo para desestabilizar o governo Lula – inclusive apostando no seu impeachment.

Mais recentemente, a TV Globo foi a principal patrocinadora do seminário da Casa Millenium, que reuniu os barões da mídia com o objetivo explícito de traçar uma tática unitária para derrotar Dilma Rousseff. Os astros globais, como Arnaldo Jabor, Willian Waack e outros, foram os mais hidrófobos nos ataques à candidata que representa a continuidade do projeto do governo Lula. O clip pró Serra talvez tenha sido uma das peças da TV Globo para a batalha sucessória. Mas a poderosa emissora, que se acha um semideus, acabou se dando mal e pagou um baita mico.

“Foi sem querer, querendo”

Este episódio grotesco traz várias lições. Por um lado, comprova que a batalha eleitoral deste ano será das mais sujas e ardilosas e confirma que os principais meios de comunicação já escolheram o seu lado e não vacilarão na campanha. Não dá para ser ingênuo ou alimentar qualquer ilusão na pretensa neutralidade da mídia. Por outro, ele mostra que a sociedade está mais atenta diante das manipulações e indica que a internet terá maior influência e será uma arma poderosa neste pleito, ajudando a fiscalizar as sujeiras e manobras dos barões da mídia.

Para Rodrigo Vianna, do blog Escrevinhador, “o interessante é que o recuo da Globo mostra que eles temem a internet. Foi pela internet que se deu o alarme contra a propaganda descarada para o Serra. A Veja pode se dar ao luxo de cair no gueto da extrema-direita... A Folha e o Estadão também podem cair no gueto. Já caíram. Mas a TV Globo, não. Ela fala para milhões. Se ficar colada à imagem dela o rótulo de antipopular, o estrago será enorme. A Globo – a essa altura do século 21 – precisa agir com um pouco mais de cautela. Vai fazer campanha para o Serra, não resta dúvida. Mas sempre que isso ficar escancarado, ela vai recuar e dizer: ‘foi sem querer, querendo’”.

.

10 comentários:

Lopes disse...

Cara, só uma palavra pra você:
Parabéns!

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE disse...

"Numa nota lacônica, a Central Globo de Comunicação ainda tentou justificar a feia pisada na bola. Afirmou que o filme foi criado em novembro de 2009, quando 'não existiam nem candidaturas muito menos slogans'".
A globo mentiu também em sua nota, afinal, como mostra o blog Dialógico, as gravações foram feitas em 14 de abril de 2010.
É muito caradurismo!!!

quem não acredita, comprove: http://dialogico.blogspot.com/
hábraços em luta!

Anônimo disse...

Produção cara, que custou uma fortuna? só quem não conhece producão diz isto: a vinheta é bem fuleira, feita a toque de caixa, num fundo azul, num recorte bem semvergonha. Elenco de graça....
A Globo mente descaradamente.
Sou feliz porque não vejo mais a Globo!!

sonia disse...

Produção cara, que custou uma fortuna? só quem não conhece producão diz isto: a vinheta é bem fuleira, feita a toque de caixa, num fundo azul, num recorte bem semvergonha. Elenco de graça....
A Globo mente descaradamente.
Sou feliz porque não vejo mais a Globo!!

alves rodrigues disse...

Tendenciosa? Ora, a Rede Globo não tem tendências, o que a Globo tem são objetivos muito claros e bem definidos, e o principal deles, em 2010, é fazer de Serra o presidente.
A 'vinhetinha' saiu do ar, mas a campanha pró-Serra seguirá.
A luta continua.

Anônimo disse...

Pô gente! Imaginem só, acusar a rede globo de tendenciosa. Mas isso é muita injustiça.

Lucablog disse...

Esse fato só reforça o raciocínio pelo qual a cada instante que passa é essencialmente necessário estar alerta contra cada passo dado pelo PIG e, principalmente a Globo, pelo alcance que tem. Só a blogosfera unida, alerta e mobilizada será capaz de contrapor à altura cada lance do PIG neste ano eleitoral. Vamos eleger Dilma sim, mas com todo o cuidado necessário que o objetivo requer e exige. RETORNO ÀS TREVAS NUNCA MAIS. Com Lula, o Brasil conheceu o desenvolvimento, fez-se respeitar perante o mundo e jogou no lixo da história de uma vez por todas o neoliberalismo demotucano.

Lucablog disse...

Esse fato só reforça o raciocínio pelo qual a cada instante que passa é essencialmente necessário estar alerta contra cada passo dado pelo PIG e, principalmente a Globo, pelo alcance que tem. Só a blogosfera unida, alerta e mobilizada será capaz de contrapor à altura cada lance do PIG neste ano eleitoral. Vamos eleger Dilma sim, mas com todo o cuidado necessário que o objetivo requer e exige. RETORNO ÀS TREVAS NUNCA MAIS. Com Lula, o Brasil conheceu o desenvolvimento, fez-se respeitar perante o mundo e jogou no lixo da história de uma vez por todas o neoliberalismo demotucano.

ernesto disse...

Não temos dúvidas que a história se repete. É preciso que as novas gerações saibam que os mesmos artifícios foram usados no preocesso que levou ao golpe de 1964. A mídia reacionária, como sempre, cumpriu o seu papel de pavimenar a opinião pública despolitiada para aimplantação da ditadura que levou o Brasil a uma armadilha ideológica sem precedentes, quando naquela ocasião o presidente João Gular anunciava as reformas de base que o país precisava para despontar no cenário internacional como nação descolonizada... A mesma aristocracia bolorenta e prisioneira das senzalas, não se deram conta, ainda, que os currais apodrecidos já desmoronaram e os horizontes já se ampliaram com a democracia. Isoladas cada vez mais da razão,as elites atravéz dos seus sequazes, tendem por todos os meios valer-se das mesmas fórmulas e manobras para fazer vingar a excessão, agora de formas mais sofisicads. Para nossa felicidade, só eles agora acreditam no geocentrismo e Galileu Galilei pode dormir sossegado,que já não corre o risco de ir para a fogueira e dizer sem medo que é a terra que gira.

Alene disse...

Engraçado, quando a emissora se mobilizou pra fazer uma mega produção cinematográfica endeusando o mito Lula, em véspera de eleição, bem depois de receber "ajudinha do BNDS' pra não falir, e emprestando alguns globais para estrelarem o filme, ninguém se mobilizou, nem TSE, nem internautas, nem acusações sobre ser tendencioso...
Talvez alguém deva escrecer também: Tv Globo, o filme de Lula e os ingênuos
Que a Globo é tendenciosa, não há dúvidas, mas jogar pedras apenas quando a tendência não agrada, é ser igual a ela.
Lei pra um, lei pra todos...
Pra mim, até que se prove o contrário, são todos iguais. E nós, de marionetes, agindo de acordo com os interesses.