terça-feira, 24 de agosto de 2010

As mulheres no encontro das blogueiras

Reproduzo matéria publicada no blog "Maria da Penha neles":

Participamos do Primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas em São Paulo no último fim de semana.Foi um encontro alegre e descontraído, com a presença de muitas mulheres interessantes, batalhadoras e comprometidas com as lutas sociais.

Foi emocionante ver reunidas tantas mulheres que estão alinhadas com os novos tempos que vivemos e que se posicionam de maneira firme para defender suas ideais e lutas. Não tenho estatísticas mostrando o número de mulheres participantes, mas no "olhometro", arriscaria dizer que empatamos em número de participantes com os homens.

Tivenos a oportunidade de ouvir as experiências exitosas dos blogueiros de grande sucesso, o Paulo Henrique Amorim, o Luis Azenha e o Nassiff, e de blogueiros menos conhecidos mas importantíssimos na luta pela democracia, pela liberdade de expressão e contra o pensamento único da grande mídia.

Destaco o emocionante e corajoso depoimento de Débora da Silva, do blog Mães de Maio, que seguramente encorajou outras mulheres a continuar lutando por seus ideais de justiça social e liberdade de expressão.

Foi gratificante conhecer pessoalmente mulheres maravilhosas como Caia Fitipaldi, que colabora de forma voluntária com muitos blogueiros com suas ótimas traduções da imprensa internacional, a bela Nanda Tardin, que incansavelmente divulga as notícias de "nuestra américa", a simpática e competente twitteira Conceição Oliveira, do blog Maria Fro, e a vibrante Conceição Lemos, do blog do Azenha.

Muitas blogueiras jovens que, como eu e minha companheira de blog Rosangela Basso, ouviram atentamente e aprenderam muito com os mais experientes. O encontro de blogueiros progressistas, encerrado no domingo 22 de agosto, já deixou muita saudade e a vontade de que o próximo se realize logo.

No próximo encontro, já com uma mulher presidente do Brasil, temos que nos organizar e garantir que nossa presença se destaque nas palestras e depoimentos, pois este ainda teve a predominância de homens. Não vai aqui uma crítica aos homens ou aos organizadores do evento, mas um alerta a nós mulheres.

Somos corajosas, somos competentes e temos um Brasil novo para conquistar, mas não conquistaremos nossos espaços por decreto, mas com luta e determinação, mostrando nossa cara e nossa história, como o faz nossa futura presidente do Brasil.

Temos que estar preparadas para nos mobilizarmos e botar nossos blogues na rua, quando nossa futura presidente da República precisar da força das mulheres brasileiras para mostrar ao Brasil que ainda insiste em nos desqualificar, que somos cidadãs plenas de direitos e que lutaremos para ser protagonistas deste novo Brasil

A bola está nas nossas mãos!

.

3 comentários:

Elza Maria Campos disse...

Super parabéns Miro. Esta matéria está DEZ!
Vou postar no blog da UBM - Paraná e propor também que seja publicado no site da UBM.
Acompanhei um pouco o encontro dos/as blogueiros/as. Foi um sucesso, não é mesmo?
Grande abraço,
Elza Maria Campos
Coordenação Nacional da UBM

Fernanda Tardin disse...

Taí,em exemplo de Miro, o que foi constante no Encontro Nacional de Blogueiros: Humildade, parceria, companheirismo. Compromisso e satisfação na luta. AVE LINA, Linda! Parabens Miro e parabens a organização em geral. Hoje, um dia depois, ficou o gosto do "quero mais". Amei a oportunidade, nos manteremos comprometidos.Grande abraço e com a reprodução do pensamento de dois outros exemplos, que ao me ver reproduzir o artigo fizeram comentarios positivos: Rui Martins e Cida Torneiros, não estavam lá fisicamente, mas estarao sempre juntos na luta que tb. são percursores. Receba então o carinho deles.

Avelina Martinez Gallego disse...

querido Barão Miro Borges.
Grande figura,com certeza o incentivador mor do Encontro de Blgueiros Progressistas.
Obrigada por postar o texto do maria da penhaneles.
Nossa responsabilidade aumenta muito ao ter publicado no blog do mestre Altamiro Borges o nosso texto.
Já estamos pensando no próximo encontro.
Que venha logo!