sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Boicote ao show de Roberto Carlos

Da Frente em Defesa do Povo Palestino:

Como brasileiros e brasileiras sabedores da importância da mídia como formadora de opinião, protestamos contra o anúncio de exibição pela TV Globo do show do cantor Roberto Carlos realizado em Jerusalém, a convite do Governo de Israel, no último dia 7 de setembro. Essa apresentação encobrirá questões importantes que precisariam ser colocadas para a sociedade brasileira, como a ocupação ilegal de territórios naquela região por parte de Israel.


Ademais, a iniciativa enfraquece o chamado da sociedade civil palestina feito desde 2005 para o BDS (boicote, desinvestimento e sanções) até que Israel cumpra os requisitos básicos do direito internacional, pondo fim à ocupação militar, à tomada de terras e construção de novas colônias nos territórios palestinos, respeitando os direitos humanos e dos refugiados. Inspirado pelo boicote cultural ao apartheid na África do Sul, o povo palestino pede a artistas internacionais que se juntem ao movimento BDS cancelando shows e eventos em Israel, que só servem para igualar o ocupante ao ocupado e, portanto, promover a continuação da injustiça.

Em outubro do ano passado, o sul-africano Desmond Tutu, consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o apartheid, apelou à ópera de seu país para cancelar a apresentação agendada em Israel. Infelizmente, o cantor Roberto Carlos, apoiado pela TV Globo, não seguiu esse e outros exemplos, como os de Elvis Costello, Carlos Santana, Roger Waters e os Pixies, que se recusaram a fazer shows em Israel no ano passado.

Com essa atitude, entendemos que a TV Globo acaba por apoiar a campanha israelense para encobrir violações do direito internacional e projetar uma imagem falsa de normalidade. Muito mais pessoas teriam a noção da injustiça cotidiana cometida nos territórios ocupados, entre os quais Jerusalém, se o show não fosse exibido no Brasil. Por isso, vamos nos juntar ao apelo da comunidade árabe e muçulmana no País por um grande movimento de boicote à emissora durante a exibição do show.

A apresentação está marcada para este sábado (10/9), após a exibição da novela Fina Estampa. Faça a sua parte: boicote o show, mudando de canal ou desligando a TV neste momento!

7 comentários:

Pedro disse...

a minha teve já não iah esatr nesse canal emso. Apoiado

Henrique Schucman disse...

Obrigado por me avisar do Show. Verifiquei no Google e achei Muito bom o repertório do show . Tem Além do ˙Horizonte, Aquarela do Brasil, Detalhes, Eu sei que vou te amar, Emoções, Jerusalém de øuro e uma Orquestra de músicos Israelenses de ótima qualidade. Além de um çoral de Brasileiros afinadíssimo. Nem sei com agradecer. Sem esta sua propaganda deste show eu jamais saberia. Posso te assegurar que para nós que não temos canal pago e ne dinheiro para gastar com arte , cultura, música e entretenimento, além do perigo que é sair as ruas das grandes cidades onde morre mais gente que na Palestina , Este é o melhor programa. Muito Obrigado novamente.

Anônimo disse...

Obviamente sabemos qual o lado que RC prefere. Ficou quietinho durante a ditadura cantando aquelas musicas melosas para um povo alienado e sempre compactuou com o stablishment. Eu particularmente não gosto de sua música e do seu estilo. Não é de se admirar que cante em Israel.

Anônimo disse...

Me poupe, boicotar Roberto Carlos. Vai aprender arabe e ouvir as declarações daqueles terroristas. Quem defende terrorista, terrorista é...

Anunciação disse...

Já há algum tempo roberto carlos tem sido uma grande decepção pra mim.Nunca endeusei artista nenhuma mas ele com sua música me encantava.Triste,depois de velha,descobrir que é um sujeito mesquinho que não tem respeito pelo trabalho alheio.Nem me admirei desse comportamento agora.

Paulo de Tarso de Oliveira disse...

Não sejamos hipocritas ja que temos que boicotar Israel deveremos boicotar tudo, os remedios contra o cancer e HIV recem descobertos, os computadores da intel, motorola, e tantas outras coisas que foram desenvolvidas lá.

Marcelo Delfino disse...

Roberto Carlos não é o único artista brasileiro a fazer apresentação (e grava-la) em Israel. Há alguns anos, o grupo Renascer Praise gravou um de seus CDs/DVDs ao vivo lá.