segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Amaury desafia os privatas da mídia

Por Altamiro Borges

Na entrevista aos blogueiros na noite de sexta-feira (9), o jornalista Amaury Ribeiro Jr., autor do livro “A privataria tucana”, não escondeu a sua bronca contra os barões da mídia. No ano passado, em plena guerra eleitoral, ele foi alvo do linchamento da velha imprensa, que o acusou de quebra de sigilo fiscal e de fabricar dossiês contra os chefões do PSDB. Agora, eufórico, ele dá o troco!



Logo na primeira resposta às dezenas de perguntas feitas em mais de duas horas de conversa ao vivo (via tuitcam), ele criticou os privatas da mídia, que bancaram as privatizações no reinado de FHC e esconderam os seus crimes – lavagem de dinheiro, paraísos fiscais, enriquecimento de pessoas ligadas a José Serra e outras tramóias, “no maior assalto ao patrimônio público brasileiro”.

Provas contra veículos e “calunistas”

Durante a entrevista, Amaury fez várias denúncias contra veículos e “calunistas” da mídia. Garantiu ter documentos que comprovam o envolvimento na privataria de jornalões e emissoras de televisão. “Na venda da Light, a dívida milionária da Rede Globo sumiu”. Entre outros alvos, ele desafiou abertamente o pitbull da Veja, revelando os seus laços “empresariais” com chefões do tucanato.

A leitura do livro “A privataria tucana” indica que o jornalista – que já recebeu um tiro por causa das suas reportagens e ganhou inúmeros prêmios – não está blefando. Ele se exalta quando fala das suas investigações, mas não é bravateiro. A obra, com 343 páginas, apresenta dezenas de documentos oficiais comprovando a roubalheira das privatizações. Não tem adjetivos, mas provas concretas, irrefutáveis!

O “ético” José Serra

Há mais de dez anos que Amaury investiga as conexões entre a onda privatizante e a abertura de contas nos paraísos fiscais do Caribe – “onde se lava mais branco não somente o ‘dinheiro sujo da corrupção’, mas também o do narcotráfico, do contrabando de armas e do terrorismo”. Esse trabalho, quase insano, é que lhe permitiu chegar aos endereços de vários chefões tucanos.

O livro comprova, com farta documentação, as sinistras movimentações financeiras de Verônica Serra, filha do “ético” candidato do PSDB, e as de seu marido, Alexandre Bourgeois. Mostra como eles seguiram as trilhas criminosas do ex-tesoureiro de Serra e eminência parda das privatizações, Ricardo Sérgio de Oliveira. Descreve ainda as ligações perigosas com o banqueiro Daniel Dantas.

Abalos no império midiático

O livro é demolidor, devastador! Não é para menos que já se cogita a abertura de uma CPI para apurar os crimes da privataria e que as lideranças dos movimentos sociais já discutem a idéia de se convocar uma “marcha contra a corrupção tucana”. Não é para menos que a mídia venal não dá uma linha sobre o livro, que vendeu mais de 15 mil exemplares em menos de 48 horas.

Amaury Ribeiro está agitado, elétrico. Ele tem muito para falar e escrever. “Não tenho medo de nada”. Os barões da mídia que se cuidem! Um escândalo abalou o império do Rupert Murdoch no Reino Unido. O livro “A privataria tucana” também pode servir para desvendar os segredos da mídia nativa, as suas ligações com os assaltantes do patrimônio público e com a lavagem de dinheiro nos paraísos fiscais.

8 comentários:

nelson disse...

Leia a revista veja de 09/05 e 15/05 de 2002,o livro do Amaury confirma com documentos a materia da revista,porque será que eles agora escondem a sujeira dos tucanos.

Jane Barabini disse...

Estou eufórica. Que lindo presente de Natal o Serra e a tucanalha está tendo!!! Agora só estou torcendo para que estas denúncias sejam investigadas. Quero comprar o livro, mas li em um depoimento que uma vendedora disse que já existe uma liminar proibindo a venda de novos exemplares. Parece que Serra e Dantas já correram na nossa frente, mas não vou sossegar até comprar o livro. Será que poderia ser vendido por meio digital?

Anônimo disse...

Como eu já escrevi em outros blogs, penso que a coisa mais importante disso tudo foram as revelações e insinuações que o Amaury fez na entrevista de sexta-feira. Vai ser impossível essa mídia venal ficar indiferente, posto que a gravidade da coisa é inaudita.

José Stefanini disse...

Por quê essa néscia política chamada Dilma Roussef não reage, não faz nada, fica vendo a banda passar...? Porque o PT não convoca uma CPI sobre as privatizações e outra sobre a mídia ser comprada pelos governos tucanos? Até Lula que tem carisma de sobra começou a reação no final de seu mandato, convocou Franklin Martins e deixou pronto projeto de democratização da mídia, aí vem Dilma e seu Paulo Bernardo e enterram o projeto.
Nossa Frankstein faz o quê na Presidência da República?
Fica apenas trabalhando desde bem cedo como uma gerentona, uma técnica, trancafiada em sua sala. No fundo não passa de uma mimada e autoritária de classe média alta que lutou contra a Ditadura e agora se acovardou (vide Gabeira, Aloysio Nunes e outros).
Ela é Presidente da República e fica calada. Quando um ministro seu é atacado pela mídia, só sabe chamar o ministro "às falas" para se explicar e dizer com aquele seu jeito carinhoso e carismático: "não iremos tolerar o mal-feito". Argh!!! Que decepção...
Dilma só ganhou esta eleição graças ao Lula, e digo mais, mesmo com o apoio de Lula teria perdido se o cadidato não tivesse sido o Serra, que consegue a proeza de ser menos carismático que ela.
Sei que vou ser defenestrado por este comentário, mas a paciência já se esgotou...

Marcelo Delfino disse...

Se dona Dilma não tomar providências, é porque é tão cúmplice quanto os tucanos e seus aliados.

kalango Bakunin disse...

O google entrou no chiqueiro do PIG.
Ontem à noite busquei “Privataria Tucana” e saíram 241.000 resultados.
24 horas depois, agora que o bicho pegou, continuam os mesmos 241.000 resultados.
Aí tem coisa!!!! E coisa muito pesada, suja e porca!!

Anônimo disse...

Privataria Tucana disponível em mídia digital por R$ 24,00. Site Gato Sabido. http://bit.ly/usnnO0

Anônimo disse...

Cuidado, presidenta Dilma! O golpe anunciado pelo Dom Bob Civita está em andamento, e esses dois livros podem ser a gota d'água. Enquanto a Abin dorme e a PF está algemada, um coronel qualquer pode tentar uma aventura, uma quartelada. Não somos em nada diferentes de Honduras!
Cuidado porque o Papai Noel pode estar armado!