segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Serra sobre FHC: “Tá gagá”

Por Altamiro Borges

Saiu hoje à tarde no blog do jornalista Jorge Moreno, hospedado no insuspeito sítio do jornal O Globo:

*****

Sobre a entrevista de Fernando Henrique, na qual ele defende a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República e não a de José Serra, a quem responsabiliza também pelos fracassos eleitorais do PSDB, o ex-governador só fez este comentário a uma pessoa da sua intimidade:

— Tá gagá!


*****

"Briga interna muito forte no PSDB"



O singelo comentário, se confirmado, evidencia como anda o clima no ninho tucano. As bicadas são cada vez mais sangrentas. As três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais deixaram o PSDB – defensor das “modernas” teses neoliberais e das “velhas” práticas fisiológicas e patrimonialistas – totalmente perdido, sem programa, sem rumo e sem comando.

Há poucos dias, o ex-presidente FHC, que se considera o mentor intelectual do partido, afirmou à revista britânica The Economist que o candidato “óbvio” da sigla na sucessão presidencial de 2014 seria o senador mineiro Aécio Neves e, numa brusca tacada, descartou como bagaço o ex-governador José Serra. Ele ainda confirmou que haverá “uma briga interna muito forte no PSDB”.

“Minha cota de Serra deu”

Num primeiro momento, o eterno derrotado ainda procurou manter as aparências. “São opiniões dele. Não estou de acordo, mas não vou polemizar com um amigo”, respondeu Serra, famoso por sua sanha vingativa e por não nutrir amizades com FHC. Mas o jogo diplomático não funcionou e, ao que tudo indica, o ninho tucano pegou fogo de vez nos bastidores.

Segundo jornal Correio Braziliense de ontem, o ex-presidente teria confidenciado a dois interlocutores que não agüenta mais as eternas pretensões do ex-governador. “A minha cota de Serra deu. Ele foi duas vezes meu ministro, duas vezes candidato a presidente, candidato a governador e a prefeito. Chega, não tenho mais paciência com ele”.

Fogo amigo e eleição paulistana

O comando nacional do PSDB, hoje tomado por outros tucanos irritados com Serra, ainda tenta seduzi-lo a disputar a prefeitura da capital paulista em outubro próximo. Mas ele já disse que não aceita. Pode até ser jogo de cena. Mas a sua resistência não é tão descabida assim.

Afinal, sua rejeição nas pesquisas bate recordes; o livro “A privataria tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro, deve assustá-lo; e ele ainda deve temer o “fogo amigo” tucano. A coisa está feita no ninho! FHC não tem mais paciência com Serra. E Serra considera que FHC está gagá!

*****

Leia também:

- Serra discorda de FHC. Só isso?

- FHC descarta Serra e põe fogo no ninho

- Serra apavorado com a CPI da Privataria

2 comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Altamiro
O Serra sabe que está acabado,sabe que se perder para o Haddad antecipa sua aposentadoria e o que é pior abre espaço para outro nome a nivel nacional .

Há outra possibilidade ainda pior: O do Serra nem chegar ao segundo turno. Se fala na ciencia politica que há um certo limite para a rejeição. Quando esta é tão grande, no máximo classifica o candidato a um posto coadjuvante de vice, nada mais. O Serra já rompeu essa marca.

Há hoje duas visões dessa eleição possiveis : Com o Serra e sem ele.
-Se o Serra entrar nessa campanha ele puxa um segundo turno onde teriamos Chalita e Haddad. O eleitor de direita já teve o governo Serra e ele nem concluiu seu trabalho, o Chalita quando em confronto dentro do seu quadrado de direita só poderá ganhar um segundo turno se lembrar isso ao eleitorado. Logo se vai votar em um cara da direita, voto no novo. O Serra ainda consegue alguns votos, mas com certeza o Chalita tem uma cabeça de vantagem por ser uma cara nova. Ele é muito articulado e tem seu lado conservador aguçado que agrada ao eleitor da direita.

-Sem o Serra, o Haddad tem muita chance de ganhar já no primeiro turno, Por quê? Por que seriam apenas duas alas, a direita e a esquerda pura. Se fala que 47% do eleitorado, naturalmente, votaria em um candidato que o Lula mandasse. Esse voto espontâneo Haddad não perde.O Chalita sozinho tem que abocanhar o eleitorado,essa é missão dificílima . Os votos do PMDB do passado já estão se inclinando para a Dilma, sua popularidade cresce no estado e na capital. Isso é muito ruim para o Chalita, afinal essa simpatia de Dilma vai para Haddad.

Há uma terceira e provável situação, do Haddad ganhar já no primeiro turno mesmo com o Serra no pário. O Serra não terminou o mandato de prefeito, mas o Chalita também estaria na mesma posição, afinal ele foi empossado em 2011 e não terminou seu mandato.Isso pode ser usado contra ele também, dando mais votos para o Haddad. Tudo bem que o povo dá mais importancia ao executivo que ao legislativo, mas se isso for bem trabalhado contra o Chalita, o Haddad fica numa boa.

Eu tenho certeza que Haddad será prefeito de SP. A pergunta que resta seria: Vai ser no primeiro ou no segundo turno?

Que essas eleição vão pegar fogo.

Jota Felix disse...

Primeiramente, parabéns Ana Cruzzeli (crutséli) pela previsão, diria mesmo "predição"... Haddad será empossado Prefeito de São Paulo depois de amanhã, 01 de janeiro de 2013, exatos onze meses depois de seu preciso comentário.

Quanto ao artigo do Miro, repliquei-o em meu perfil de Facebook ontem e um amigo jornalista de pronto fuzilou: "nem no Reveillon o 'exército' dá trégua?"...

Portanto, agradeço aos dois e aproveito para desejar um brilhante 2013 a todos, mesmo para aqueles que se beneficiam das administrações populares e nunca haverão de reconhecer progressos, avanços e justiça social.