sexta-feira, 30 de março de 2012

Agripino também vai para o inferno?

Por Altamiro Borges

Depois de Demóstenes Torres, o falso moralista do DEM flagrado em negociatas com o mafioso Carlinhos Cachoeira, agora é a vez do senador José Agripino Maia, presidente nacional dos demos. O Ministério Público do Rio Grande do Norte acaba de enviar à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação sobre a sua ligação com a máfia da inspeção veicular no Estado.
A solicitação foi feita com base num depoimento do empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, preso pela Operação Sinal Fechado da Polícia Federal. Ele denunciou o repasse de R$ 1 milhão ao senador e a Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini, também do DEM. O repasse ilegal, feito em dinheiro, ocorreu durante a campanha de 2010 e a grana não foi declarada na Justiça Eleitoral.

No sótão do apartamento do demo

Segundo a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, José Gilmar é sócio oculto do advogado George Olímpio, apontado como mentor das milionárias fraudes na inspeção veicular no Detran-RN. Em 24 de novembro do ano passado, mesmo dia das prisões de envolvidos no esquema, o empresário disse que seu sócio relatou ter feito pagamentos a Agripino e Rosado.

“A negociação teria ocorrido no sótão do apartamento do senador em Natal. Agripino nega ter recebido propina, mas diz que Olímpio esteve no imóvel, interessado em implementar o contrato de inspeção veicular no governo de Rosalba”, relata o Estadão. As denúncias são graves e caberá ao PGR encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de abertura de investigação.

O papel da blogosfera potiguar

A Operação Sinal Fechado vinha sendo abafada pela mídia demotucana. A PF confirmou o desvio de recursos do Detran para as empresas de Olímpio e para pessoas ligadas a ele. Segundo as investigações, políticos receberam vantagens para favorecê-las em licitação e contratos públicos. Agora, com a solicitação do Ministério Público, o caso volta à tona, para desgraça dos demos.

A blogosfera do Rio Grande do Norte é uma das responsáveis pela retomada deste escabroso caso. Blogueiros corajosos, como Daniel Lemos e Renato Dantas, entre outros, nunca deixaram de denunciar as supostas maracutaias do todo-poderoso presidente do DEM. Vale conferir uma das inúmeras postagens de Daniel, no blog “De olho no discurso”:

*****

Quando em 24 de novembro do ano passado o Ministério Público estadual deflagrou a Operação Sinal Fechado, todos tomamos conhecimento do esquema criminoso que pretendia faturar em torno de um bilhão de reais em dez anos, mas que antes já faturara bastante com um modus operandi envolvendo cartórios e veículos automotivos. A quadrilha, com ramificações no Paraná e São Paulo, surpreendia pelo patente envolvimento de políticos, magistrados e outras autoridades nas suas ações.

Já naquele momento os indícios se aproximavam perigosamente do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. Afinal, um dos presos e sobre quem recaem fortemente as acusações era o seu suplente, o ex-deputado João Faustino, do PSDB... Mesmo depois da suspensão e posterior cancelamento do contrato entre Detran e Inspar, a organização criminosa continuou se movimentando.

*****

Agora o caso denunciado pelos blogueiros chega à velha mídia, ainda de forma discreta - sem manchetes  nos jornalões ou destaque nos telejornais. Será mais difícil abafar o suposto escândalo. Pelo jeito, o diabo terá muita dor de cabeça para alojar tantos demos no inferno! 

4 comentários:

Ignez disse...

Do jeito que vai, o diabo vai ter que peir a Deus que "segure uma parte da turma demista" enquanto ele constrói alojamentos para a superpopulação de seus correligionários. Agripino, Demóstenes...daqui a pouco será a vez dos psdebistas...Êita carnaval bão! Eles se locupletarão no inferno. O diabo que se cuide.

Luis disse...

Por mim o cara pode ir pro céu, contanto que vá para a cadeia antes.

antonio barbosa filho disse...

Pelo despencar da carruagem, só vai restar na direitona-burra (e corrupta) o blogueiro da veja conhecido como "Rei do Esgoto".
Por enquanto, porque o Amaury Ribeiro Jr. (autor do best-seller "A Privataria Tucana") já disse que tem chumbo grosso reservado para o "jornalista"...

Nilo Sobral Ramos disse...

"Nada melhor que um dia atrás do outro''...particularmente para os felizmente sempre 'alternativos", dentre os quais destacamos o proprio MIRO;Gostaria de saber como fazer para repercutirmos tmbem tuas ''entradas" na Radio Brasil Atual e outras ...