terça-feira, 10 de julho de 2012

Golpista negocia base dos EUA no Paraguai

Do jornal Brasil de Fato:

O presidente da comissão da Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chavez, anunciou na sexta-feira (06) que negocia a possibilidade de instalar uma base militar estadunidense em território paraguaio.


Segundo o deputado, representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após o golpe parlamentar que resultou na destituição de Fernando Lugo da presidência do país, conforme divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. López Chávez é aliado do general Lino Oviedo, líder da Unace (União Nacional de Cidadãos Éticos), partido de centro-direita que não faz parte da bancada governista. Os militares estadunidenses teriam ido a Assunção para conversas sobre programas de cooperação.

De acordo com o López Chávez, a ideia é instalar a base no vilarejo de Mariscal Estigarribia, perto da fronteira com a Bolívia. O deputado justificou o pedido sob a alegação de que a Bolívia está realizando uma corrida armamentista e que o Paraguai precisa proteger essa área pouco povoada do país.

Em 2005, houve um intenso debate em Assunção sobre a conveniência de permitir uma base no local. Na época, o presidente era Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado. Na ocasião, uma resolução autorizou a presença e livre trânsito de 500 marines estadunidenses. Entretanto, no governo Lugo, a proposta de criação da base foi arquivada. 

Mercosul
Já nessa segunda-feira (9), o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai entrou com um pedido de revisão no Tribunal Permanente de Revisão do Mercado Comum do Sul (Mercosul) da decisão de suspender o país do bloco até que sejam realizadas as eleições presidenciais, marcadas para abril do próximo ano. O Paraguai pediu ainda que seja anulada a decisão da entrada da Venezuela no Mercosul, tomada na última reunião do bloco no mês passado.

O governo paraguaio recorreu ao Protocolo de Olivos, que regula a solução de controvérsias entre os membros do bloco, para pedir a inaplicabilidade da medida que afeta ao Paraguai e a Venezuela. Os paraguaios alegam que houve violação do direito internacional no que diz respeito ao princípio da igualdade jurídica entre os Estados e de não intervenção.

Segundo a chancelaria paraguaia, há prazos entre 60 e 90 dias, que podem ser ampliados, para que o tribunal dê uma resposta ao pedido.

O Paraguai foi suspenso do bloco por conta do modo como ocorreu o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. Os outros três países membros plenos do bloco - Argentina, Brasil e Uruguai - consideraram que houve pouco tempo para que Lugo fizesse sua defesa, pois o processo de destituição ocorreu em dois dias. Com a deposição de Lugo assumiu o vice-presidente, Federico Franco.

O bloco considerou ainda que a saída do poder de Lugo violou os princípios democráticos do Mercosul, aos quais todos os países signatários do bloco estão submetidos.

Com a suspensão do Paraguai, os países do bloco incorporaram a Venezuela como membro pleno, já que apenas o parlamento paraguaio não havia aprovado a entrada do país no bloco (com informações do Opera Mundi e da Agência Brasil).

5 comentários:

Paulinho Pavaneli disse...

Ou seja, está explicado quem promoveu o golpe...

Anônimo disse...

Perfeita a ação do Paraguai e excelente o oportunismo norteamericano.

QUERIAM O QUÊ?

Lastimo é que nós continuemos servindos ao bolivarianoismo (esse sim esdrúxulo) e unasulsismo, kirchernismo e quejandos…

Anônimo disse...

Hahahahaha…na boa, Eu quero durar até 2061, só quero ver o Halley mais uma vez e depois tombar morto…mas Eu não esperava viver pra ver isso, o Paraguay se tornando ponto de referência na AL?!?!?!?! Anotem, vai a cabar o paraguay cobrando do braZil uma melhor fiscalização de fronteira!!!!! Hahahahaaha…
Cara, poder comprar produto made in miami aqui, no quintal de casa!!!! Hahahaahah…
Oswaldo Aranha deve estar se remexendo na tumba…o Futuro é triste nas mãos desses esquerdoPaTa$-bolivariano$.

Unknown disse...

O que acontecerá com certeza. Fica esperta Dilma.

lugab disse...

Que beleza, só quero estar vivo para ver a cara de hugo chaves, fidel e da comunistada toda da américa do sul , quando , finalmente, o paraguay aceitar uma base militar dos eua em seu território....

Lucas garibaldi
lucas.garibaldi.com.br