domingo, 5 de maio de 2013

Caracas repúdia críticas de Obama

Do sítio Opera Mundi:

O governo da Venezuela repudiou neste sábado (04/05) as críticas do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao sistema eleitoral do país. Em viagem ao México, Obama afirmou que “o povo venezuelano deve determinar seu próprio destino, livre das práticas que foram banidas em boa parte da América Latina”.
Em comunicado lido pelo chanceler Elías Jaua, a Venezuela afirmou que, ao apoiar a atitude do candidato derrotado Henrique Capriles de não reconhecer o resultado das eleições presidenciais de 14 de abril, os Estados Unidos estão criando um novo Pinochet, em referência ao ditador que comandou o Chile de 1973 a 1990.

“Presidente Obama, o povo da Venezuela exerce amplamente liberdades e direitos que os norte-americanos estão longe de alcançar”, afirmou Jaua.

A Venezuela também argumentou que Washington executa um plano para provocar uma “guerra de cachorros” no país, o que “justificaria a intervenção imperialista”.

Posteriormente, em cadeira nacional, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, responsabilizou Obama pelas ações violentas ocorridas no país depois das eleições e que deixaram ao menos nove mortos.

"Não aceitemos, não deixemos que nos alucinem de que é só mais uma declaração: não é só mais uma declaração. Ele (Obama) está dando seu beneplácito, a ordem à direita fascista para que ataque o povo da Venezuela", defendeu Maduro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente não gosto como os presidentes latino americanos tem respondido as agressões da chancelaria americana.Faz-se necessário tocar na ferida que sangra e agoniza povos do mundo. Lembrar sempre que os americanos não respeitam a autodeterminação dos povos, que não respeitam os tratados como de Kioto, da OIT, da ONU em relação a um sem número de temas, à Palestina, a Guantánamo, ao Bloqueio à Cuba, etc. Responder a Obama mostrando quantas pendências mundiais dependem dos ianques e que ele (Obama) nada faz.Não temos que responder dando satisfações, temos que responder cobrando,denunciando, mostrando para que os menos informados saibam quem são eles e o que fazem pelo mundo. Os jovens hoje que assistem globo e etc não sabem de praticamente nada. Digo, por sou professor e vejo a carência sobre a VERDADEIRA informação.

Luis disse...

Esse Obama é louco e deve ser varrido do mapa, um tremendo engôdo.

Ana Cruzzeli disse...

Pela primeira vez na historia da América Latina há chance REAL de uma intervenção direta da OTAN, afinal a Venezuela está acima do marco zero. Geograficamente faz parte do hemisfério norte.

O Obomba é capaz de movimentar as tropas para tanto? Pode ter certeza que sim e a insistência de Capriles é ordem dada por ele.

Figura execrável é esse CANALHA chamado Obama. Criatura vil, safada, golpista, sobretudo MENTIROSA e FRACA. Mentiu para seus patrícios que defenderia os vulneráveis, o que se vê?

Uma fração do Brasil também faz parte do hemisfério norte e aí que o Obomba quer chegar.

Primeiro, desestabiliza a Venezuela e depois o Brasil.
A MORTE DE CHAVEZ foi um assassinato promovido pelo safado do OBOMBA.

É primário, mas exigir sofisticação dos fantoches das corporações especulativas é pedir demais. O caso mais primário do SAFADO foi ter vindo ao Brasil e daqui declarar invasão à Libia.

Não, o alvo é o Brasil e sua maldita resistencia à crise.

O golpe não está em fase de ensaio e sim de execução e colocar a Venezuela no Mercosul foi demais para a cabeça primário do Obomba.

Ele pretendia desestabilizar o Brasil mais a frente, mas aí veio o Mercosul e antecipou tudo.

O Serra está tão sumidinho não é mesmo...

Hoje, a luta em defender Genuino, Dirceu é mais do que se apresenta.
Hoje, EXECRAR Marina e Campos é OBRIGAÇÃO.

Estamos caminhando no fio da navalha. Dilma está caminhando num campo minado. Tem que ser devagar minha gente. Todo cuidado é pouco

P.S. O Otavinho Frias achou que Mercadante fosse cair na sua ARMADILHA do bilhete FALSO.Quem fez a ficha falsa de Dilma não seria capaz de coisa pior?
P.S.2 Dilma vai enfrentar a partir do 2º semestre TODO tipo de golpe, ficha falsa será fichinha. A ingenuidade de Marina e Campos não se admiti. Prefiro ver o PT unido ao PSD do Kassab ao PSB de Erundina. O que ela fez em 2012 foi duro demais, em SP o PT não deve dar pasta tão importante para o PSB. De qualquer forma o Campos parece que já migrou para a direita. Isso facilita as coligações nos estados. Cara mais tapado, impossivel. De qualquer forma há resistencia dentro do PSB para se desligar do governo. Aqui em Brasilia o PSB está mais pra Dilma que pra Eduardo, mais para Agnelo que para candidatura de Rodrigo Rollemberg.Hoje, Rollemberg é figura desprezada fora e dentro do partido, isso antes do protocolo ao STF, depois daquela em 2018 seu destino é incerto.



Ignez disse...

Quando se foje da ditadura do 'pensamento único' neoliberal - que o oligopólio midiático assume, com disse o 'batman do STF, na Costa Rica - aí se descobre, pela internet a montanha de golpes que o governo estadunidense forja e aplica em todo o planeta. Obama é um a grande farsa, como o é o JB do STF.

René Amaral disse...

http://amoralnato.blogspot.com.br/2013/05/eua-quer-se-livrar-de-governos-de.html