sexta-feira, 12 de julho de 2013

Globo vive dias de vidraça

Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Enquanto ainda alimenta a fantasia das “manifestações pacíficas” que cobriu, covardemente, do alto dos prédios das cidades, com repórteres postados como atiradores de(a) elite, a Rede Globo se vê, finalmente, diante de uma circunstância que não consegue dominar, manipular e, ao que parece, nem mesmo entender. Aliás, que jamais irá entender, porque se tornou uma instituição não apenas descolada da realidade, mas também do tempo em que vive. Ela e a maior parte dos profissionais que nela trabalham, estes que acreditam ter chegado ao topo da profissão de jornalista quando, na verdade, estão, desde muito tempo, vinculados ao que há de mais obsoleto, atrasado e cafona dentro do jornalismo nacional.
O poder da blogosfera progressista e de esquerda, que tanto incomoda, portanto, a conservadores e direitistas (partindo do pressuposto otimista de que há eventual separação entre eles), lançou-se numa organizada empreitada de apuração jornalística que fez a gigante platinada do Jardim Botânico tremer nas bases e, mais de uma vez, colocar pelo menos um dos joelhos no chão.

A partir de um superfuro do jornalista Miguel do Rosário, do site O Cafezinho, estabeleceu-se na blogosfera uma correia de transmissão informal, mas visceralmente interconectada, sobre o megaesquema de sonegação fiscal montado pelas Organizações Globo que resultou, em 2006, numa cobrança superior a 600 milhões de reais — 183 milhões de imposto devido, 157 milhões de juros e 274 milhões de multa. Foi resultado do Processo Administrativo Fiscal de número 18471.000858/2006-97, sob responsabilidade do auditor Alberto Sodré Zile. Como o auditor constatou crime contra a ordem tributária, abriu a Representação Fiscal para Fins Penais sob o número 18471.001126/2006-14.

Na sequência, outros três dos mais ativos blogueiros do País, os jornalistas Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna e Fernando Brito, respectivamente, do Viomundo, O Escrevinhador e do Tijolaço, estabeleceram uma sequência formidável de fatos que deram um corpo sólido à história levantada por O Cafezinho:

1) A multa da Receita, de mais de 600 milhões de reais (1 bilhão de reais, em valores atualizados), de 2006, é referente a sonegação fiscal praticada na compra, pela TV Globo, dos direitos de transmissão da Copa de 2002. Envolve, ainda, ligações com dois criminosos internacionalmente conhecidos: João Havelange, ex-presidente da FIFA, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

2) Em 2007, uma funcionária da Receita Federal, Cristina Maris Meinick Ribeiro, foi denunciada pelo Ministério Público Federal por ter dado sumiço no processo contra a Globopar, controladora das Organizações Globo, por sonegação fiscal.

3) Como não poderia deixar de ser nesses casos, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, deu sua contribuição às trevas: foi ele que relatou o habeas corpus que soltou a funcionária da Receita, depois da ação de CINCO advogados junto ao STF.

Sempre tão poderosa e segura de seus privilégios, as Organizações Globo entraram nessa briga mais ou menos como Anderson Silva diante de Chris Weidman, no octógono de Las Vegas. Acharam que estavam diante de adversários menores e insignificantes, mas, como se sabe, a soberba é o sentimento imediatamente anterior à queda.

Em apenas três semanas de contínua e criteriosa apuração da blogosfera, a Globo se perdeu em versões sem sentido e recuos de informação, admitiu a culpa da sonegação e justificou-se com um pagamento alegado, mas nunca provado. Teve, pela primeira vez desde que foi criada no ventre da ditadura militar, que se pronunciar publicamente sobre uma denúncia contra si, desgostosa de que isso tenha acontecido fora de seu espectro de dominação, a velha e reacionária mídia nacional, da qual é líder e paradigma. A poderosa vênus platinada teve que responder, primeiro, ao O Cafezinho, de Miguel do Rosário, e depois às redes sociais, ao País, enfim.

Soubemos, assim, que as Organizações Globo, que vivem de concessões públicas e verbas oficiais, ao serem confrontadas com a informação sobre o roubo do processo pela funcionária da Receita Federal, divulgaram uma nota dizendo terem tido uma “grande surpresa” ao saberem da ação criminosa perpetrada por Cristina Maris Meinick Ribeiro.

Então, está combinado assim:

1) Cristina, funcionária de carreira da Receita, enlouqueceu em uma manhã de 2006 e, do nada, apenas movida pela índole de anjo e pela vontade de ajudar a pobre Rede Globo, decidiu por conta própria roubar e desaparecer com o processo de sonegação fiscal de 600 milhões de reais da família Marinho. Depois, conseguiu pagar, sozinha, cinco advogados para arranjar um habeas corpus com o inefável Gilmar Mendes;

2) Em seguida, o Ministério Público Federal, então comandado pelo procurador-geral da República Antonio Fernando Souza, denunciou Cristina Ribeiro pelo sumiço da papelada, que resultou na condenação da referida servidora a 4 anos e 11 meses de cadeia, segundo sentença da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Isso em 2007, tudo na surdina, sem que um único procurador da República tenha se preocupado a vazar um fato grave desse para a imprensa ou, no limite, para jornalistas com atuação independente na blogosfera. Nada comparável à fúria e à disposição do mesmo Antonio Fernando ao dar publicidade à denúncia do “mensalão”, notícia, desde então, incorporada à grade de programação da Globo como um coringa usado tanto em época de eleição como nos espasmos de epilepsia antipetista, aliás, recorrentes na emissora.

Talvez, de tanto viver na dimensão onírica de suas telenovelas, ou na falsa percepção que alguns dos seus sorridentes jornalistas têm do mundo real, a Rede Globo ache, de fato, que é possível fazer o contribuinte acreditar de que ela nada tem a ver com o roubo do processo da Receita Federal. Afinal, somos todos uma nação de idiotas plugados no Caldeirão do Huck, certos de que, ao morrermos, teremos nossas almas levadas ao céu pela nave espacial da Xuxa.

Ou seja, os de lá não aprenderam nada com o debate Lula x Collor, em 1989, nem com a bolinha de papel de José Serra, em 2010, duas farsas desmascaradas, cada qual a seu tempo, pela História. Não perceberam que a internet acabou com a era das fraudes de comunicação no Brasil e no mundo.

Apostam as últimas fichas na manada que reuniram em cinco décadas de monopólio de um império movido a entretenimento e alienação. Mas esse gado que foi alegremente tangido por vinhetas e macacas de auditório ganhou, com o fenômeno da rede mundial de computadores, novas porteiras e, com elas, uma perspectiva real de liberdade.

O silêncio envergonhado e vergonhoso dos tristonhos oligopólios de mídia brasileiros sobre uma notícia tão grave é, antes de tudo, revelador das nossas necessidades.

Fico imaginando qual seria a capa dos jornalões e das revistas coirmãs se fosse Lula a dever mil réis de mel coado à Receita Federal. E se descobrissem, no curso da apuração, que um militante aloprado havia lhe feito o favor de roubar o processo judicial a respeito. As massas seriam, no mínimo, conclamadas a linchar o ex-presidente e pedir as Forças Armadas nas ruas.

Por essa razão, enquanto o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, se dispõe a ir às páginas amarelas da Veja se colocar – e ao governo do PT – de joelhos perante quadrilhas ligadas a bicheiros e a esquemas de sonegação fiscal, a ação periférica da blogosfera rouba o protagonismo que antes era dessa autointitulada “grande imprensa”.

E, para tal, faz apenas o que tem que ser feito: jornalismo.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ou aproveitamos o momento, ou tudo vai ficar como sempre foi.
A globo não tem saída.
É uma empresa q sonegou impostos, mas continua veiculando publicidade oficial.
É uma empresa q sonegou impostos, mas continua detentora de concessão pública de TV.
Coitado de mim, mera pessoa física, se não pagar meu IRPF. Até meus colegas de trabalho vão virar a cara quando eu estiver por perto.
Mas a globo faz o q quer e bem entende. E o povo ainda não aprendeu a mudar de canal...
Portanto, a hora é essa.
Se o governo não tem coragem pra cobrar explicações, quem tem q fechar as portas da emissora é a voz do povão nas ruas.

SENÔ BEZERRA disse...

A muito tempo alimentou-se a ilusão de que trabalhar na Rede Globo fosse o coroamento de uma carreira. Ledo engano.A Rede Globo representa o que há de mais espúrio no meio jornalístico nacional juntamente com outros veiculos de comunicação, igualmente deploráveis.

antonio barbosa filho disse...

Apesar da censura imposta ao caso pela mídia antiga, a falcatrua da Globo (sonegação e roubo de documento público) está chegando às ruas. Só o MP e o Ministério das Comunicações ainda não sabem dos crimes cometidos pela concessionária de serviço público em caráter precário (!!!). Como podem o governo contratar e dirigir fortunas a uma concessionária criminosa e inadimplente? Fosse um país sério, a concessão estaria cassada de imediato, contratos suspensos e bens executados pela dívida. Mas um governo medroso e um MP seletivo só serão empurrados a cumprirem seu dever pela população organizada, nas ruas. PS- Dilma não comete crime de responsabilidade ao usar assim o donheiro público?

julio parana disse...

Texto maravilhoso, descritivo da realidade que padecemos.

Valim disse...

No que diz respeito à rede Globo, excelente comentário. Contudo, sigo não entendendo a vontade de defenderes o PT, o Lula e reduzir a imputabilidade do mensalão.
Há uma esquerda (ou um ideal de esquerda) e o PT viveu um tempo de alinhamento com esse ideal. Atualmente perdeu-se e é um partido "mais do mesmo". Lula e mensaleiros não necessitam de tanta defesa Miro, de boa.

Anônimo disse...

Complementando seus comentários, há de se ter as seguintes observações:

- que o STF órgão máximo da justiça, teria no mínimo praticado um crime político, ao desenvolver com tamanho açodamento o julgamentos dos envolvidos no mensalão, deixando de dar mesmo tratamento ao mensalão de Minas Gerais, onde tudo ocorreu, como se ao mensalão mineiro, houvesse alguém que quer dar sumiço ao fato.

Crime político pois o julgamento foi feito para atingir diretamente as eleições para as prefeituras, sobretudo dando farta munição para que o PSDB querreasse o candidato petista Fernando Haddad.

Ma s como cita o atual jargão, o povo não é bobo e não caiu na armadilha que lançaram.

Como admitir acelerar um processo e invertesse a ordem processual, para permitir que ministro aposentável votasse antes de que o prazo de atuação vencesse?

Quanto ao nível atual do STF muito há de se preocupar, quando o atual presidente em plena sessão manifestou rispidamente em relação ao Ministro Gilmar Mendes, fazendo referências a capangas.

É triste ver um Jornal Nacional quase totalmente voltado a fazer exposição ao julgamento do mensalão, em plena fase pré-eleitoral, como se aquilo não fosse um crime político.

Quanto ao fato citado de 1989, quando votei no Collor e adorei quando o Collor fazia menção aos equipamentos sonoros adquiridos pelo Lula, você esqueceu de citar que no dia da eleição ao iniciar o dia, a Globo faz uma reportagem ao vivo de libertação do empresário Abílio Dinis, onde foram mostradas no grupo estrangeiro preso, bandeiras do PT.

Essa minha manifestação não visa defender esse ou aquele partido político, mas chamar a atenção do povo sobre as manobras da Globo, devendo ser citado o programa recente de Viva o Gordo, onde ele e a entrevistada da Folha de São Paulo tentaram ironizar o ex-presidente Lula, que foi condecorado internacionalmente por seu valor e não como o FHC muitas homenagens "Honoris sem causa" e que agora foi contemplado com uma cadeira na Academia Brasileira de Letras sem qualquer obra que justificasse tal nomeação, como o foi Sarney e Merval.

Paulo - Floripa SC disse...

"Depois, conseguiu pagar, sozinha, cinco advogados para arranjar um habeas corpus com o inefável Gilmar Mendes."
Está aí o caminho para desvendar este crime.
Quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal desses advogados para saber quanto receberam, quem pagou e de que forma foi feito o pagamento.
Como sempre dizem: Siga o dinheiro!

Anônimo disse...

Pois é, todo esse imbroglio que vive o pais hoje os governos petistas (Lula/Dilma) tem sua parcela de culpa. Não podemos nos esquecer que o STF atual tem a cara do Lula (oito ministros levados por ele)e inclusive os dois PGRs tucanos que passaram por lá durante esse período. Fica então no ar uma pergunta: Dá pra entender isso?

Ewerardo Tabatinga, Belo Horizonte,MG disse...

Excelente! É deste tipo de jornalismo de que precisamos! Aliás, partindo de quem nos chegou, era mesmo de se esperar. Parabéns, para todos nós!

Anônimo disse...

Sinto muito. Mas está 10x1 para a Globo. Eles conseguiram segurar a história por anos e ninguém da grande mídia tem coragem de repercutir ainda hoje. Poucos sabem da história. Não gerou impacto suficiente - pelo menos ainda. Relativamente poucos, e já bem informados, ficaram sabendo.