segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Lula dá uma surra em FHC

2 comentários:

Anônimo disse...

Bah, pior que Bacelona x Santos

Anônimo disse...

Mais brucutus tucanos, agora na economia
5 de Aug de 2013 | 17:40

Como a gente mostrou aqui outro dia, a distribuição de mentiras contra Lula e Dilma na internet anda a todo vapor.
E todas as que nos chegarem serão checadas e desmentidas com informação.
divida do brasil (1)Desta vez é um “meme” de Facebook que, além da fotomontagem grosseira, usa um texto de um portal lá do Mato Grosso do Sul. o I9, para espalhar que Lula e Dilma teriam mais que dobrado a dívida brasileira.
O texto, para começar, é de um senhor chamado Valdir Serafim,coordenador da campanha do tucano Wilson Santos ao Governo do Mato Grosso.
Fonte preciosa, não é?
Vamos, porém, aos fatos.
Primeiro, é uma heresia comparar valores nominais em reais com um intervalo de dez, doze anos.
Segundo, o tamanho do endividamento é, óbvio, medido pelo tamanho da atividade econômica da qual ele se origina.
Uma pessoa que movimenta cinco mil reais por mês e deve 200 está menos endividada do que uma que movimenta mil reais e deve 100, embora em valores nominais só deva a metade.
Por isso, publico lá em cima o tamanho do endividamento brasileiro, interno e externo, num quadro montado pelo economista Ricardo Bergamini, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir dos dados oficiais do Ministério da Fazenda.
div
Ali, os números são claros: a soma das dívidas brasileiras, interna e externa, caiu de 74,7% para 65,4% do Produto Interno Bruto Brasileiro, entre 2002 e 2012.
Nestes totais, é bom que se lembre, estão incluídos os valores de títulos fora do mercado, entesourados no Banco Central.
É bom lembrar que essa dívida é remunerada, em sua maior parte, pela taxa de juros pública, essa mesmo que a mídia vive querendo que suba, e que é muito maior do que qualquer crescimento do PIB, mesmo que tivéssemos uma taxa de crescimento econômico padrão China.
divext
Neste outro gráfico, publicado em maio, pela Folha, você pode ver que o endividamento externo brasileiro que aumentou – e apenas nominalmente – não foi o público, mas a dívida privada, pelas empresas que fizeram captações no exterior, aproveitando, sobretudo, a queda da taxa de juros no mundo.
A dívida brasileira é alta, sim. Mas o nosso problema nem é esse, porque nosso nível de endividamento comparado ao de outras economias ainda é baixo.
O nosso problema é que nossa dívida é cara, absurdamente cara, porque os nossos juros são altos.
Juros altos os quais a turma tucana, que anda distribuindo isso, quer que aumentem ainda mais.
A cara-de-pau desta gente não tem limites.
Por: Fernando Brito