segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O discurso catastrofista de FHC

Por José Dirceu, em seu blog:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escreve de novo no Estadão nesse fim de semana – estranho que Lula não seja convidado para escrever – , agora chamando as oposições às falas, constrói seu discurso terra arrasada: Lula e o PT não fizeram nada, atrasaram o Brasil, são geiselianos...

Mas na própria imprensa está a resposta: em dez anos, de 2000 a 2010, a desigualdade em 80% dos municípios caiu , revertendo a tendência histórica de aumentar. Na década anterior, a desigualdade medida pelo índice de Gini aumentara em 58% das cidades brasileiras.

Já de 2000 a 2010, o rendimento domiciliar per capita cresceu 63% acima da inflação, na média dos 5.565 municípios. Ou seja, a desigualdade caiu enquanto a renda geral subiu.

Assim, nãos nos impressionemos com o discurso catastrofista e antipetista do ex-presidente, uma tentativa torpe de sequestrar as ruas e construir uma narrativa favorável a seus desígnios eleitorais.

Contradições

Dizer que demos mais dinheiro para os ricos – logo ele, o presidente dos ricos e das elites – é o que as pesquisas dizem dele e de seu partido; falar em corrupção e transparência quando nos governos tucanos de São Paulo, nos vinte anos, um mar de lama corria nas linhas do metrô e dos trens; falar em mensalão – e o mais grave, insinuar, não teve coragem de dizer diretamente que faltaria Lula no processo –, quando os tucanos criaram todo o esquema em Minas Gerais de caixa dois na eleição de Eduardo Azeredo em 1998.

É total e absoluta falta de transparência e propósitos. Sem se esquecer dos governos tucanos em matéria de transportes, saúde e segurança. Esta nem se fale. Em São Paulo, a Polícia Militar só serve para massacrar pobres nas periferias e jovens nas manifestações. Quando se trata de bandidos, fica escondidinha nos quartéis e gabinetes, nem os presídios o governo tucano paulista controla.

FHC melhor faria se aconselhasse seus governadores, empregaria bem seu tempo de ócio.

3 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

Sinceramente, FHC é que realmente se aproxima ideologicamente de Ernesto Geisel. A propósito, foi durante os anos Geisel que FHC conquistou maior reputação como intelectual, lançando suas teses neoliberais de "progresso brasileiro" sem ameaçar a supremacia dos países ricos.

Luis disse...

Total.

Henrique disse...

O TRAIDOR DA PÁTRIA/FHC é uma das excrescências mórbidas que já havia sido citada pelo italiano comunista Antonio Gramsci (morto em 1937).

Gramsci, ensinou: "o que caracteriza uma crise é justamente o fato de que 'o velho já morreu e o que é verdadeiramente novo não consegue nascer; nesse interregno, aparecem toda uma série de sintomas mórbidos”.
.........
FHC morreu, ele só esqueceu de cair!