quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O discurso acuado de Dilma no Congresso

Por Altamiro Borges

O discurso da presidenta Dilma Rousseff na reabertura do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (3), explicitou o poder da ditadura financeira no país. Ele foi um horror! Acuada pelas chantagens do “deus-mercado” e pela “guerra psicológica” promovida pela mídia rentista, a governante prometeu mais austeridade fiscal e arrocho monetário. Não é para menos que o jornal O Globo, em editorial nesta terça-feira, elogiou o seu pronunciamento e ainda fustigou: “Que o discurso da austeridade seja sincero”. Para o jornalão, Dilma sinalizou que agora vai cortar os gastos públicos e elevar os juros para combater a inflação. Nada soa melhor aos ouvidos dos banqueiros do que estas promessas.

Na ótica da famiglia Marinho, a presidenta não tinha alternativa – este é o velho bordão neoliberal desde a época de Margareth Thatcher. “Com a economia brasileira cercada por incertezas, refletidas em análises elaboradas dentro e fora do país, Dilma aproveitou a abertura do ano legislativo para fazer o indicado: na tradicional mensagem da Presidência ao Congresso, ela concedeu o destaque necessário ao combate à inflação e ao controle de gastos. Era o mínimo que se esperava. Há pouco, talvez inspirada por assessores atentos apenas aos embates político-eleitorais, a presidente tachou de ‘guerra psicológica’ o vagalhão de críticas à leniência no seu governo com a inflação e a responsabilidade fiscal”.

Este elogio do império midiático não significa que haverá qualquer trégua com a atual governante. Os rentistas continuarão a sua operação para enquadrar, desgastar e derrotar a presidenta Dilma neste ano de sucessão. O Globo deixa isto explícito. Aplaude a cedência do discurso, mas diz que dificilmente seu receituário neoliberal será seguido pelo governo. “Coloca-se sobre a mensagem presidencial um grande e sugestivo ponto de interrogação: agora será para valer? No ano passado, não foi... Não será fácil resolver uma equação que pressiona o Planalto a fazer uma política de gastos de fato séria, enquanto os objetivos eleitorais puxam o governo para o outro lado”. De imediato, porém, a mídia rentista está feliz.

Ela tem motivos para isto. Em sua mensagem ao Congresso, lida pelo senador Joao Vicente Claudino (PTB-PI), a presidenta Dilma até falou que manterá o compromisso com o “crescimento do emprego e a redução da desigualdade”. Mas, no outro extremo, ela afirmou que sua prioridade será “a gestão das contas públicas com a continuidade da política de responsabilidade fiscal”. O governo inclusive já estuda novos cortes nos gastos públicos e a elevação do superávit primário para acalmar o “deus-mercado”. Já o Banco Central sinalizou nesta semana que manterá sua política de elevação da taxa básica de juros, a Selic. Como combinar “crescimento de emprego e a redução da desigualdade” com a adoção de políticas monetárias, fiscais e cambiais restritivas? Esta pergunta não incomoda apenas a mídia rentista, mas toda a sociedade brasileira!

*****

Leia também:

- Os juros e a escalada dos rentistas

- Copom cede e os juros sobem novamente

- Mídia rentista exige mais juros

- O governo invisível não quer Dilma

- O poder do capital financeiro

7 comentários:

Anônimo disse...

Globo, o ´primeiro e último reduto da ditadura militar no Brasil. Quando diremos: "Globo, nunca mais!"? Lei dos Meios Já!

Anônimo disse...

... Dilma acuadinha... ah se liga mano...

Regina disse...

VERGONHOSO

Anônimo disse...

Volta LULA a hora É AGORA.

Yacov disse...

Se a DILMA cortar as verbas publicitárias do PiG, em nome da austeridade, eles não poderão reclamar...



ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS BRASILEIROS !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado!! ABAIXO A GRANDE MÍDIA EMPRESARIAL & SEUS LACAIOS e ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS

Nelson Menezes disse...

Taí o efeito da covardia do governo Dilma,a falta de visão politica e tambem substimar a direita,que me perdoem a igenuidade de Dilma achar que a direita iria dar móle eu já postei isto aqui o governo ainda só tem o povo a seu lado, e até isto o governo esta abandonando,será que não tem ninguem que possa dizer ao governo que o alicersse da direita nunca foi mechido que eles estão em atividade desde o golpe de 64,são eles As três armas ,Ministerio Publico Federal e Estadual,policias militares,STF, superior Tribunal Eleitoral,tribunal de Contas da União ,toda a imprensa,e o govrno tem o que! só o povo ,por enquanto,quando,a Dilma tiver o primeiro pontinho de queda ai ja era, vai desabar,a anos nós internaltas estamos alertando para isto,ley de médios,não da mais tempo, mas pelo menos vamos morrer lutando.

Anônimo disse...

Essa é de fato a maior força do petismo, capaz de fazer tão bem quanto qualquer outro, portanto, tem condições de sozinho assumir tudo.