domingo, 30 de março de 2014

Aécio e o "mensalão da internet"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

No final de maio do ano passado, o senador Aécio Neves publicou um artigo na Folha, fazendo coro às acusações de Marina Silva de que havia um ”Mensalet” ou “mensalão da internet”, “uma indústria subterrânea voltada a disseminar calúnias e a tentar destruir reputações”.

“Fingindo espontaneidade, perfis falsos inundam as áreas de comentários de sites e blogs com palavras-chaves previamente definidas; robôs são usados para induzir pesquisas com o claro objetivo de manipular os sistemas de busca de conteúdo; calúnias são disparadas de forma planejada e replicadas exaustivamente, com a pretensão de parecerem naturais.“, escreveu Aécio.

Hoje, o Estadão mostra que o presidente do PSDB sabia do que estava falando.

Pouco antes do julgamento dos embargos infringentes, segundo o jornal, “um ‘exército de “robôs’ entrou em campo no twitter durante o julgamento do mensalão com o provável objetivo de levar um slogan aos “trending topics” – a lista de termos mais citados”.

A mensagem “diga #NaoAosEmbargosInfringentes” foi espalhada por 23.846 usuários.

Deles, apenas três pessoas de verdade.

Os outros 23.843 eram perfis falsos, criados em série e, informa o repórter Daniel Bramatti, “seguidos por zero usuários e também não seguiam ninguém no Twitter; entraram na rede em 13 ou 14 de setembro”.

Todas as mensagens remetiam a um vídeo no Youtube, o “#OperaçãoBrasilSemPT.”.

O senador Aécio Neves, que foi à Justiça tentar bloquear menções a seu nome que o associassem a entorpecentes ou a desvios de verba, certamente vai apoiar uma investigação sobre este “exército” de “robôs” que visava pressionar o Supremo e criar um clima de comoção nas redes sociais, não é?

E não precisa ser sob sigilo de Justiça, como fez ele, identificando-se apenas como “A.N. da C.”.

Pode e deve ser aberto, conduzido pelo Ministério Público Eleitoral, já que a menção ao “Brasil sem PT” deixa evidente o cunho de propaganda antipartido da propaganda e, portanto, tão propaganda eleitoral irregular quanto aquela que é a favor.

Basta imaginar o que estariam fazendo, a esta hora, os tucanos se a chamada fosse para um “#OperaçãoBrasilsemPSDB”.

É, simples, simples, descobrir a origem: basta pedir ao Twitter os “IP” dos criadores ou do criador dos perfis falsos, naqueles dois únicos dias. Identificado, ver quem o contratou.

Você acredita que o PT vá pedir essa apuração? Nem eu.

E os “brucutus” tucanos vão continuar agindo na certeza da impunidade.

5 comentários:

Unknown disse...

O PT NAO QUER PERDER TEMPO ELE SABE QUE ABRE UM PROCESSO E DEPOIS NAO DAR EM NADA, NINGUEM PUNE A QUADRILHA DE AECIO SERRA ALCKMIN, FHC E POR AI VAI. ENTAO SE O PT SABE QUE ATE OS PROCURADORES A JUSTIÇA ANDAM LADO A LADO COM O PSDB PRA QUE INVESTIGAR. SE TUDO VAI DAR EM PIZZA

Unknown disse...

PSDB CONTRATA MILITANTES VIRTUAIS

PSDB CONTRATA MILITANTES VIRTUAIS
29 de março de 2014 15:25
PSDB contrata “militantes virtuais”
Cerca de 9 mil pessoas foram contratadas para falar bem de Aécio Neves na internet
Por Leonardo Simões





4



Dispostos a vitaminar a candidatura de Aécio Neves, o PSDB contratou nove mil militantes virtuais. O objetivo é que a tropa atue nas redes sociais em favor do mineiro.

Até o fim de maio, eles passarão por 300 sessões de treinamentos.

Os tucanos vão bancar os equipamentos e custos. A ordem para os militantes é espalhar notícias favoráveis ao mineiro, e todo tipo de crítica negativa ao governo Dilma.

Segundo um dirigente tucano, muitos são voluntários. Mas, reservadamente, admitiu que o partido dá uma ajuda de custo para incentivar a adesão.

Essa não é a primeira vez que Aécio contrata pessoas para falar bem dele. A ideia de manter um QG é antiga, e recentemente ele acionou a Justiça para retirar do ar links que tivessem matérias ruins relacionadas ao seu nome. A Justiça negou o pedido.

Postado há Brasil esperança

Anônimo disse...

Caro Miro

Isso do Aécio Globonewes vale por mil deboches desse celerado, não dá falar sério com esta gente e pior você censura os textos de nossa indignação; como no caso das globonetes. Não entendo seu critério, mas o que chega de notícias como esta acima é constrangedor.

enganado

Unknown disse...

Boa noite,

Entramos entrando em contato com vocês devido a problemas que estão ocorrendo nas eleições da Universidade de Minas Gerais. Fizemos um vídeo que explica direito o que está acontecendo e todas as unidades estão se organizando para agir quanto a isso. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês. Segue o link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kUC9xJvcc_8&feature=youtu.be


Agradecemos a atenção,


Diretório Acadêmico FaEnge/UEMG

Unknown disse...

A briga de vcs é só contra os tucanos,levaram uma tremenda bola nas costas do PMDB que traiu o PT literalmente,até parece que a política brasileira se resume somente ao PSDB,a direita está crescendo por causa da incompetencia dessa esquerda que não conseguiu satisfazer os anseios do povo,dividiu a sociedade em classes,brancos e negros,gays e heteros,ricos e pobres,ignorou várias crises pelo mundo,se afastou dos EUA que é o maior parceiro do Brasil dando enfase para países ditadores que não tem nenhuma importancia para o país,enfim...Uma série de erros que culminou no que se vê hoje,nada do que se vê é mentira,é um fato,o governo Dilma foi um desastre,conseguiu ser pior do que os governos do Lula que não foram bons,mas pelos menos não deixaram o Brasil no caos em que se encontra nos dias atuais.