segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Carta de despedida para Eduardo Cunha

Por Tadeu de Brito Oliveira Porto, no blog O Cafezinho:

“Prezado Eduardo,

Ou melhor, Dudu. Nesse altura do jogo, acho que estamos íntimos o suficiente para tratamentos mais carinhosos e esse apelido lhe cai incrivelmente bem, devida a sua habilidade por repetir coisas!

E é bom que começamos nossa carta assim, de uma maneira mais suave, com ternura e proximidade, pois o que vamos te falar não será fácil.

Dudu, você está fora!

Demitido, deposto, exonerado, dispensado, não precisamos mais dos seus esforços… Fique a vontade para escolher a expressão que lhe caiba melhor. Cortesia nossa, aproveite! Até mesmo porque não nos importa a maneira que você irá se sentir, contanto que você saia. Seus trabalhos não são mais uteis, ou seja, você está tão out quanto uma bola de tênis mal jogada.

Nós sabemos, pode parecer cruel nossa posição…

E de fato é, convenhamos. Mas uma pessoa como você, Cunha, não pode se importar com isso. Seria o cúmulo da hipocrisia! Por isso com muita tranquilidade lhe escrevemos este “texto de despedida” com o inverso da transparência que praticamos no nosso cotidiano.

Queríamos lhe falar para não ficar tão triste afinal, Eduardo, pois seu legado foi importante. Conseguimos grandes avanços com vossa excelência.

Como, por exemplo, tirar o símbolo dos transgênicos dos produtos brasileiros! Os ramos alimentícios e de agrotóxicos nos agradeceram demais! Até as indústrias farmacêutica e de saúde privada nos
mandaram lembranças pela conquista!

E aquela manobra da maioridade penal?! Jogada de mestre! Os mega traficantes, que moram em grandes mansões e andam em aviões particulares e helicópteros, ficaram em êxtase! Recebemos muitos presentes, também. Eles sabem que é importante que a população acredite que a verdadeira violências está nas periferias, com aqueles pretos, pobres e favelados! Põe logo esses pivetes na cadeia e deixa a população achar que está “combatendo o tráfico”.

Poxa, e como não agradecer o PL 4330 que nos permite terceirizar a torto e a direito! A festa dessa aprovação foi top demais! Não cabia mais iates lá em Ibiza com tanto dono de empresa comemorando! Ao precarizar direitos trabalhistas e enfraquecer sindicatos, vai sobrar muito mais dinheiro para nós! No nosso grupo do whatsapp já estamos combinando de conhecer Marte a partir de 2030. Parece que a Nasa vai tentar mandar humanos pra lá, e estamos cansados de dividir a Terra
com cada vez mais pobres sujos e sem classe.

A reforma política então, nem se fala! Mesmo com o clima de mudança de junho de 2013 e da eleição de 2014 - que perdemos no executivo federal infelizmente - você conseguiu manter o financiamento empresarial de campanha! Com a Lava Jato apontando para milhões em doações suspeitas foi bem difícil, o que fez de sua jogada algo sensacional! Pena que o STF avacalhou, tentamos segurar lá também.

Demarcação das terras indígenas, ótimo para nossos amigos ruralistas, Lei do Desarmamento, galera da bala está apreensiva aqui querendo logo, mais isenção de impostos para igreja, tem religioso querendo fazer estátua para você, cara! Valeu demais Dudu!

Mas já era… Apesar de tudo, dos altos expedientes e dos bons serviços, acabou mesmo. Não temos dó em te falar pois o que vai ser da sua vida agora pouco nos interessa. Nas barras de um chocolate suíço ou de uma prisão, tanto faz para gente onde você estará até mesmo porque já te dispensamos.

E você sabe o porquê, não é Cunha? Temos a absoluta certeza que nos entende! Não é falta de pena ou empatia é simplesmente pelo fato de você ser descartável...

Tão descartável quanto um produto orgânico, que é substituído por uma mercadoria bem mais barata por ser nociva ao consumidor.

Ou como um pobre aviãozinho na favela, que não tem muita perspectiva de futuro e tem que vender a juventude trabalhando feito um pombo correio de guerra, se desviando de balas, cacetetes e preconceito.

Também um trabalhador terceirizado, que ao sofrer de uma doença ocupacional é dispensado tão fácil quanto embalagem de chicletes. Falando nisso, manda um abração para a Cláudia, sua esposa… Ela passou por isso, não foi?!

Descartável como um eleitor nos dias que não pertencem a campanha, como índios que querem manter umas tradições esquisitas e que deveriam ter morrido junto com Pedro Álvares Cabral. Descartável como qualquer cidadão ou cidadã que não pertence ao nosso seleto grupo, graças ao
bom Deus cada vez mais pequeno, de pouco mais de 1% que detém a maioria das riquezas do planeta.

Mas não se esqueça, por favor, de ao pegar seus trapinhos e sair, deixar encaminhado aqueles processos de impeachment, ok? Sei que não vai guardar rancor e vai nos compreender que precisamos nos livrar daquela "terroristazinha" de quinta que continua atrapalhando nossos
planos!

Um forte abraço,

O Sistema”

* Tadeu de Brito Oliveira Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense - SindipetroNF.

0 comentários: