segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ditabranda da Folha tortura Dilma

“Grupo de Dilma planejou o seqüestro de Delfim Netto”. Com esta manchete espalhafatosa, que lembra os veredictos dos verdugos do regime militar, a Folha de S.Paulo deu início à campanha de baixarias contra a candidata preferida de Lula. O jornal, que se desgastou e perdeu assinantes ao qualificar a sanguinária ditadura de “ditabranda”, não recua. Ele utilizará todos os meios sujos para “torturar” a ministra Dilma Rousseff, visando fustigar a sua campanha à sucessão de 2010.

A reportagem, inclusive com a “ficha policial” de Dilma, parece ter sido feito sob encomenda para a campanha publicitária do tucano José Serra – que, apesar de ter vivido no exílio durante o regime militar, preferiu se omitir diante do neologismo “ditabranda”, reforçando seus laços com o que há de mais reacionário na sociedade. A ministra é apresentada como assaltante de bancos e planejadora de operações de assassinatos. A imagem construída é de uma “terrorista perigosa”.

A família terrorista dos Frias

A atual ministra até foi entrevistada e negou, de forma taxativa, qualquer participação no plano de seqüestro do ex-ministro Delfim Netto, tzar da economia no regime militar. Mesmo assim, o jornal da Famíglia Frias preferiu estampar na capa o título espalhafatoso, sabendo que milhares de leitores são deformados na leitura instantânea das manchetes e na visualização das fotos. A grosseira manipulação até permitiria a abertura de um processo jurídico por danos morais.

A reportagem, como é comum neste “jornalismo canalha”, também peca por não contextualizar o fato. A ministra fica com a pecha de “terrorista”, já a Famíglia Frias, que apoiou o golpe militar, cedeu suas peruas para transportar presos políticos à tortura e respaldou o setor “linha dura” dos generais fascistas, surge como partidária do jornalismo investigativo e independente. Um engodo que dá ânsia de vomito – ou azia, conforme afirmou o presidente Lula sobre a leitura de jornais.

A nova baixaria da Folha pode, porém, trazer frutos positivos. Mais leitores enojados com tanta manipulação poderão cancelar as suas assinaturas, afetando o bolso e atiçando as brigas entre os herdeiros da Famíglia Frias. Ela também revelou uma ministra que não se intimida diante do terrorismo midiático. Provocada pela repórter, Dilma não vacilou em criticar a Folha. “Minha filha, esse seu jornal não pode chamar a ditadura de ditabranda, viu? Não pode, não. Você não sabe o que é quantidade de secreção que sai de um ser humano quando ele apanha e é torturado”.

7 comentários:

Renata Mielli disse...

Pois é Miro, é muita cara-de-pau mesmo. Mas a continuar nessa toada, o tiro desferido pelo panfleto do PSDB paulista pode acabar saindo pela culatra. Como você mesmo avalia - esse jornaleco vai perdendo a credibilidade e, consequentemente, assinantes e leitores.

Dion disse...

Pois é, acabei de cancelar minha assinatura desse jornaleco de direta raivosa. Que coisa horrorosa, sempre achei esse "otavinho" um prepotente, mas "burro" ainda não tinha achado. Até que hoje me convenci.
Dion

Flávio Gusmão Sá disse...

Altamiro,
Pura armação. Matéria leviana e encomendada. Mas a máscara caiu.
Segue abaixo, link contendo a íntegra da carta de Antônio Roberto Espinosa enviada a Folha, desmentindo completamente a repórter que o entrevistou e confirmando a armação.
Esta cópia da carta está em diversos blogs e foi enviada para os principais jornais.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/04/06/fonte-acusa-folha-de-manipulacao/

Abraços,

Flávio Sá

rene disse...

meu caro: longe de "baixaria" da FOLHA: burrice de quem deu a entrevista ! talvez tenha "levado" algum ! ingenuo e que nao é ! falar por telefone, por mais de tres horas !

FÁTIMA disse...

MELHOR LER A TRAJETÓRIA DA DILMA NA REVISTA PIAUÍ DESTE MES (EDIÇÃO 31). MOSTRA UMA HISTÓRIA LUTA, SOFRIMENTO E DOR. TEMOS QUE DIVULGÁ-LA.

josé arbex jr. disse...

ô miro: vc está sendo muito cruel com a Folha. Pense bem: o "ditabranda" foi um equívoco; idem a transcrição da entrevista com o historiador que deu origem ao imbroglio com a ministra Dilma. São apenas mal entendidos, ora bolas. Errar é humano. E se a Folha dá uma baita reportagem de domingo tentando criminalizar o MST, claro que isso não tem nada a ver com o resto. Que mania vc tem, de ficar vendo fantasma em tudo!!!!! Ora... Grande abraço!!

Anônimo disse...

Que os sindicatos façam campanha de esclarecimento junto à base sobre a Folha.

É que até hoje há quem veja a Folha como praticante da democracia, da ética e da imparcialidade o que, como temos visto, não é verdade.

ps
Hoje às 22:00 horas a Record News vai dar a palavra ao Spinoza, que teve sua entrevista fraudada pela Folha para prejudicar a imagem da ministra e presidenciável Dilma.

andre