terça-feira, 10 de agosto de 2010

Chico Anísio, Maitê e a tropa de choque

Por Altamiro Borges

Chico Anísio, o humorista da TV Globo que sempre manteve sólidos vínculos com as elites no poder – ele até foi casado com a ex-ministra de Collor de Mello que surrupiou a poupança dos brasileiros –, despejou mentiras contra a candidata Dilma Rousseff numa entrevista recente ao programa Cultura Geral, na rádio Guarani FM, de Belo Horizonte:

“Eu fico meio grilado porque a candidata Dilma, assim como o Gabeira, está proibida de entrar nos Estados Unidos e em mais 11 países. Se botar o pé em Miami vai presa e não sei como que um presidente do Brasil pode conviver com essa proibição de entrar em 11 países, na América e mais 11 países importantes tipo Alemanha, Inglaterra, França, Itália”.

A radialista ainda retrucou: “Mas isso são águas passadas”. Mas, em tom sério, o decadente humorista insistiu na mentira: “Não… não, americano não perdoa. Ela participou do seqüestro do embaixador americano. Americano não perdoa, não”.

Mentiras e machismo explícito

Duas mentiras repetidas na maior caradura. A ex-ministra, que nunca negou o seu engajamento na resistência à ditadura militar, não participou do seqüestro do embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick. Dilma Rousseff também nunca foi proibida de entrar naquele país. Tanto que, poucos dias depois das falsidades de Chico Anísio, ela até visitou os Estados Unidos.

Já nesta segunda-feira, a atriz global Maitê Proença negou a sua história – ela que teve destacado papel na luta pela redemocratização do país – ao afirmar ao jornal Estadão que a discriminação das mulheres talvez “venha a calhar nesse momento de eleições, atiçando os machos selvagens e nos salvando da Dilma”. Maitê já declarou que está em dúvida entre Marina Silva e José Serra, mas participou do jantar oferecido por artistas globais ao demotucano no Rio de Janeiro.

Globais investem na tática do medo

As duas declarações – uma mentirosa e outra machista – possivelmente não foram orientadas por Ali Kamel, o “senhor das trevas” da TV Globo, mas indicam o clima predominante na poderosa emissora. No Jornal Nacional, Willian Bonner não disfarça sua rejeição à candidata do governo – o que gerou outra “briga no ninho tucano” durante a entrevista de Dilma Rousseff, com Fátima Bernardes solicitando “um minutinho” de calma ao seu marido agressivo. Nos outros telejornais, Merval Pereira, Cristiana Lobo e outros também não escondem as suas preferências eleitorais.

No seminário do Instituto Millenium, realizado em março passado, várias estrelas da TV Globo já tinham sinalizado qual seria a linha editorial da emissora na cobertura das eleições de 2010. Willian Waack, Arnaldo Jabor e Marcelo Madureira, entre outros, esculhambaram o presidente Lula e a sua candidata. O evento do Millenium, antro da direita brasileira, serviu para unificar o discurso da mídia em torno da “tática do medo”. Na ausência da atriz global Regina Duarte, que cumpriu este deprimente papel nas eleições de 2002, outros já se alistaram na tropa de choque.

.

8 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

O mais irônico na Maitê Proença é que, há 40 anos, ela perdeu a mãe por conta de uma vingança machista do pai da atriz (falecido em 1989). E agora, ela recorre aos machistas para sua "campanha" eleitoral.

Hugo Magalhães disse...

Caro Miro,

Parabéns pelo excelente post. Nós como mídia independente geradora de conteúdo devemos nos procupar com a parcialidade de tudo que se veicula nessa época de eleições. E temos que lutar para que, independente de quem seja eleito, que o seja pelo que realmente demonstrou como projeto, e não pelas manipulações feitas pelos poderes da mídia. Reitero meus parabéns e divulgarei seu post.

Atenciosamente,

Alessandra disse...

Pois é, querido Miro... por isso que a Dilma não deveria ter receio de bradar pela democratização da comunicação no seu discurso e no seu programa.

Anderson Moreira disse...

Essa mesma Maitê foi a Portugal e fez uma "reportagem" extremamente grotesca para o programa "Saia Justa" ironizando os portugueses. Pelo visto mandaram retirar do youtube os vídeos, mas encontrei esse: http://www.youtube.com/watch?v=xqj8xsgH9oI&feature=related

Anônimo disse...

Não esperava algo muito diferente nestas eleições. Votarei na Dilma, mas mesmo assim sou a favor da democracia em que cada um tem o direito de defender o seu candidato.

O que me decepciona são as mentiras. Foram adotadas como principal arma da oposição. Querem ganhar a eleição com base em e-mails, notícias e entrevistas que divulgam inverdades.

Vera disse...

Miro, sabe o que me faz feliz....
É ouvir comentários como a ajudante que cuida da minha mãe. Chegou hoje cedo e disse, nossa Vera você viu a entrevista da Dilma no JN, como eles foram grossos com ela. E ela super educada. Cada pergunta boba. Esses são os votos de Dilma, ainda bem.

Walter Jr. disse...

A canastrona Maitê recebia pensão do Governo do Estado de São Paulo no valor de R$ 13 mil. Esta pensão imoral havia sido suspensa; porém, o PSDB deve ter dado um jeitinho conforme nota no R7 (http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/maite-proenca-volta-a-ganhar-pensao-de-r-13-mil-20100714.html). Deve ser esta uma das razões da simpatia dela por Serra.

bLOgDoRiLdO disse...

Foi d e l i c i o s o ouvir Dilma desbancando o casal bonner-bernardes. Aquela do menino transloucado pedir à Dilma "Candidata, vamos aproveitar o tempo da melhor maneira" foi uma flagrante demonstração de como eles ficam desesperados diante de declarações de como o Brasil está com Lula. Ele tentou calar Dilma com suas interferências, com perguntas repetitivas e descabidas, mas Dilma, como disse a ajudante da mãe da Vera, educadamente soube colocar o casal na sua devida insignificância. Ainda bem que dona Fátima mandou o maridão calar a boca!...