terça-feira, 28 de setembro de 2010

Marina será capa da revista Veja?

Por Altamiro Borges

Se bobear, a última edição da revista Veja antes do pleito deste domingo terá estampada na capa uma enorme e simpática foto de Marina Silva. Já o Jornal Nacional, da TV Globo, aproveitará os últimos dias da campanha para expor imagens positivas da candidata. Tudo isto porque a direita ficou animadinha com a última pesquisa Datafolha, que aponta o crescimento da presidenciável verde como única chance possível para forçar o segundo turno das eleições.

O resultado nem é tão alentador assim. Os números variam na chamada margem de erro. Dilma caiu três pontos, Serra ficou estagnado e Marina subiu um ponto, na comparação com a pesquisa anterior do Datafolha. Mas o desespero da direita é tão grande que isto foi suficiente para animá-la. Pouco importa que este instituto, ligado à famíglia Frias, já tenha sido denunciado por fraudar pesquisas para beneficiar o demotucano – tanto que foi apelidado de Datafraude ou DataSerra.

A queridinha da mídia

A direita vai apostar todas as suas fichas na tática de insuflar a candidata verde. Esta é sua única alternativa. No último domingo, Marina Silva foi capa da Folha, abordando um tema tão caro aos falsos moralistas: o “mensalão”. Quando ministra do Meio Ambiente, o mesmo jornal fez várias acusações de corrupção contra a sua gestão. Quase toda semana saiam denúncias nos jornalões envolvendo a sua pasta – na maioria, plantadas por ruralistas devastadores da natureza. Agora, a mídia venal simplesmente arquivou as acusações. Não interessa aos seus propósitos.

Para incendiar a “onda verde”, colunistas ligados à direita agora derramam elogios à ex-ministra. Merval Pereira, Lúcia Hipólito, Josias de Souza e outros enxergam na sua campanha o serra que pode podar o ciclo político aberto pelo presidente Lula. Todos viraram eco-capitalistas, como ironizou o candidato Plínio de Arruda ao criticar a verde. A manobra é escancarada. “A seis dias da eleição, Marina não exibe musculatura eleitoral capaz de içá-la ao segundo turno... Porém, ao escalar sobre Dilma, Marina termina por favorecer José Serra”, confessa Josias de Souza.

Fazendo o jogo da direita

Para quem achava que a sucessão presidencial já estava decidida, os últimos dias da campanha serão de muita emoção e adrenalina. O que está em disputa no pleito não é pouca coisa. O Brasil desperta muitos interesses e a direita não está para brincadeira; não tem nada de verde! Marina Silva só virou a “queridinha da mídia”, segundo alertou o sociólogo Emir Sader, porque ela serve – conscientemente ou não, apesar de que tudo indica que sim – aos interesses dos demotucanos.

.

5 comentários:

Humberto Carvalho Jr. disse...

Miro,

Será que essa é a última carta da tanga, arriscada pelo PIG?

Abraços!

Zeca Moraes disse...

É vergonhoso Marina se prestar ao golpe do Serra, de forçar um 2º turno do qual ela não vai participar. Ela só se redimiria se apoiasse Dilma nesse 2º turno, coisa que duvido que ela faça, porque está se aproximando mais do Serra do que do PT.

Milu disse...

Acho que nem se a imprensa forçar, "carregando" muito nos tons de verde, não vai conseguir fazer com que esta candidata fitoterápica chegue ao Planalto.Ela é fraca, muito fraca; falsa, tem um discursinho encomendado, não dá para convencer. Acho que ela só subiu na pesquisa da Datafolha graças a uma super "mãozinha" deste periódico podre e a alguns votos de poucos indecisos, pois acredito, ainda, que ela não tem acertividade suficiente para conquistar estes indecisos.Acredito que, desta vez, o PIG começa sua derrocada...A campanha contra ele vai crescendo e, com todos engajados nesta luta, ele não vai mais ter cartas para lançar...

Anônimo disse...

Hoje fugí um pouco a regra destes ultimos dias, assistí o JN, e ví como a manipulação é feita.Segundo o JN, marina esteve em Manaus, onde foi cercada por milhares de eleitores, já Dilma que esteve na rodoviária de Brasilia foi cercada por dezenas de eleitores.Más é gritante a diferença que se vê nas fotos divulgadas na web.Por aí se nota como a Globo manipula suas notícias.

AliceLana disse...

No dia 3 de outubro elegeremos Dilma a próxima Presidente do Brasil. E ela será uma grande Presidente.
A Marina é e sempre será uma companheira.