domingo, 3 de outubro de 2010

O retorno das esquerdas ao governo do RS

Por Altamiro Borges

O Rio Grande do Sul tornou-se simbolo mundial da luta contra o neoliberalismo. Seu nome está estampado em centenas de livros de vários países que tratam da retomada da ofensiva contra a lógica destrutiva e regressiva do capitalismo. Em 2001, o estado foi sede do primeiro Fórum Social Mundial, que reuniu milhares de lutadores sociais na luta por "um outro mundo é possível". Ali também se desenvolveu a experiência piloto do "orçamento participativo".

Na sequência, por erros do hegemonismo, o estado sofreu um baque. Forças de centro-direita ganharam as eleições em Porto Alegre e, pouco depois, os tucanos neoliberais abocanharam o governo estadual. A regressão histórica, porém, não durou muito tempo. Yeda Crusius, a paparicada governadora do PSDB, logo se desmoralizou - com sua política de desmonte do estado, seu autoritarismo diante dos movimentos sociais, sua corrupção endêmica.

Agora, esta página sombria está para ser virada. As esquerdas, mais maduras e com maior espírito unitário, devem retornar ao governo estadual. Pesquisa Ibope indica que Tarso Genro vencerá com folga no primeiro turno. Nos votos válidos (excluindo os brancos, nulos e indecisos), o petista, aliado dos comunistas e socialistas, desponta com 52% das intenções de voto.

A direita se dividiu e sucumbiu: José Fogaça (o serrista do PMDB que preferiu retirar Serra dos palanques) está 28% e a tucana Yeda Crusius (que Serra preferiu se ausentar do palanque) tem apenas 16%. Agora a truculenta ex-governadora terá mais tempo para cuidar da sua suspeita mansão e dos seus processos na Justiça.

.

2 comentários:

Marta Mendes dos Santos disse...

Finalmente o estado irá retomar um projeto que foi interrompido truculentamente em eleições anteriores, pela força da mídia engajada e pela força do dinheiro das grandes corporações...

Finalmente poderemos tr de volta\ grandes programas e projetos que foram sepultados tanto no estado quanto em Porto Alegre!!

Força Tarso!! Boa sorte no seu governo!!

Magnifico disse...

Pelo Menos aqui no sul o RS foi salvo!!! Agora o Paraná só não está perdido completamente por que a maior o poder legislativo está com Dilma.

Estou inconformado com a vitória de Beto Richa, que representa a volta das políticas de Lerner, que entre outras coisas, chutou minha mãe e grande parte dos funcionários do antigo Hospital Regional de Cascavel (agora Hospital Universitário), sem pagar por nenhum dos direitos deles.

Sem falar da tentativa de privatizar a COPEL, que só não se concretizou por causa que o povo protestou.

Espero que daqui a 4 anos alguém salve este estado. Por enquanto, o jeito é aguentar o tucano ou se mudar.