segunda-feira, 15 de novembro de 2010

II Fórum da Cultura Digital está bombando

Reproduzo release da comissão organizadora:

A programação iniciou às 9h com o espaço Experiências da Cultura Digital, um grande mosaico de experiências de cultura digital apresentada em 10 minutos na sala Petrobrás. Em seguida, às 10h, tivemos a programação da tenda de Encontro de Redes, localizada no gramado da Cinemateca, com o primeiro encontro do Newscamp (desconferência sobre jornalismo e colaboração).

À tarde, na mesma tenda, às 14h, o Espaço de Redes reinicia as atividades com o encontro da Redelabs (encontro sobre cultura digital experimental). Alguns dos nomes confirmados são Felipe Fonseca (RedeLabs), Marcos Garcia (Medialab-Prado), Tapio Makela (Translocal.net), Ricardo Brazileiro, Lucas Bambozzi.

Já o Espaço de Redes encerra o dia com o Encontro de Servidores e Acervos Livres, às 18h30, com Leo Germani (HackLab), Lincoln de Sousa (Minc), Billy Blay Costa (ITeia) e Fabianne Balvedi (Estúdio Livre).

Por volta das 11h30 começa a primeira oficina do espaço Cultura Digital Mão na Massa, localizado numa tenda ao lado da sala BNDES da Cinemateca. Dados Abertos: o maravilhoso mundo do screen-scraping, com Pedro Belasco. Seguem as oficinas Animação 2D com software livre (Paulo Emmanuel Cunha da Silva), às 12h, Oficina Connexions às 14h, Walking Tools (Brett Staulbam), às 16h, Mapa Cognitivo Barcamp (Alissa Gottfried e Felipe Fiorenza Nunes), às 18h, e Ledslife (Fabio Stasiak), às 20h.

A programação deste espaço ainda segue com as atividades permanentes Transparência Hack Da, Hackerspace “Garoa Hacker Clube”, Cobertura Colaborativa, Install Fest.

Gilberto Gil, John Perry Barlow, Bob Stein e Vincent Moon

O Seminário Internacional tem início às 14h, na sala BNDES (a principal da Cinemateca) com Cultura Digital oito anos depois, dez anos à frente. Participam como palestrantes John Perry Barlow (Eletronic Frontier Foundation) e Gilberto Gil (Músico e compositor). Como provocador Cláudio Prado (Laboratório Brasileiro de Cultura Digital).

Às 16h30, começa o segundo debate neste espaço, “Os futuros do livro”, que terá como palestrante Bob Stein (Institute for the Future of The Book) e como provocadora Giselle Beiguelman (Instituto Sérgio Motta/PUC).

Por fim, às 19h o Seminário Internacional encerra a programação do dia com Perspectivas criativas da Cultura Digital, que terá os palestrantes Vincent Moon (La Blogotheque) e HD Mabuse (C.E.S.A.R). Como provocador José Luis Herencia (Secretário de Políticas Culturais/Ministério da Cultura).

Todas atividades deste espaço terão transmissão em streaming de duas formas: em português (flash) e inglês (HTML5, áudio original) pelo endereço:

Arena da Cultura Digital

No Arena da Cultura Digital, montada no interior da Cinemateca, a programação também inicia as 10h com o debate “Governança da Internet“, que terá como facilitadores Alvaro Galvani (MRE), Demi Getschko (CGI), Marília Maciel (CTS-FGV) e Caff Souza (IGF)

A discussão na arena segue às 15h com “Compartilhamento e remuneração do autor em contexto digital”, com os facilitadores Ladislau Dowbor (PUS-SP), Rodrigo Savazoni (Casa da Cultura Digital), Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo), Pena Schmit (Auditório Ibirapuera), Pablo Ortellado (Gpopai-USP), Guilher Varella (Idec) e Alfredo Belo (Dj Tudo).

Às 19h, essa área finaliza as atividades com Festivais de Música e Cultura Digital, tendo os facilitadores Talles Lopes (Festival Jambolada/ Uberlândia) , Ricardo Rodrigues (Festival Contato/ São Carlos), Ivan Ferraro (Feira da Música de Fortaleza), Rita de Cássia Silva Cardoso (Festival Big Bands/ Salvador), Atílio Alencar de Moura Corrêa (Festival Macondo Circus/ Santa Maria), Paulo “Linha Dura” Avila (Festival Consciência Hip Hop/ Cuiaba MT – CUFA).

II Fórum da Cultura Digital Brasileira

A Cinemateca Brasileira receberá, entre os dias 15 e 17 de novembro, a segunda edição consecutiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira. Na ocasião, experiências de diferentes redes nacionais e internacionais se encontrarão para refletir e oferecer subsídios à construção de políticas públicas na era digital.

Criada de forma colaborativa, a programação contou, principalmente, com a participação de agentes envolvidos na rede social CulturaDigital.Br (www.culturadigital.br), que mantém um processo permanente de discussões sobre os impactos das novas tecnologias na transformação da cultura e da democracia do país.

O II Fórum da Cultura Digital Brasileira é uma realização do Ministério da Cultura e da Casa da Cultura Digital.

II FÓRUM DA CULTURA DIGITAL BRASILEIRA
Data: 15 e 17 de novembro
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)
Mais informações: http://culturadigital.br/forum2010/




.

1 comentários:

Paulo Morani disse...

O conversa Afiada está fora. Algum Problema?