quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Caros Amigos entrevista Marilena Chauí

Reproduzo matéria enviada por Hamilton Octavio de Souza, editor da revista Caros Amigos:

Primeiro as redes de TV e os jornais sensacionalistas trataram de espalhar o pânico na sociedade. Depois os mesmos veículos de comunicação orquestraram com ufanismo patriótico de Copa do Mundo a ação policial-militar que colocou milhares de moradores do Complexo do Alemão debaixo de estado de sítio. A grande mídia vestiu seus repórteres para a guerra, adotou a linguagem dos quartéis e aderiu ao esquema repressivo sem o menor pudor de passar por cima da Constituição Federal, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da ética jornalística.

Imagine-se qualquer bairro de classe média do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte etc., cercado por tropas, ocupado por militares e policiais, com invasão de domicílios, buscas e saques, para justificar a caçada a alguns empresários sonegadores de impostos, fraudadores de mercadorias, estelionatários de consumidores, corruptores de servidores públicos, manipuladores de caixa dois. Qual seria a reação do povo? Qual seria a repercussão da mídia diante de tamanha violência?

O que aconteceu no Rio de Janeiro foi exatamente isso, com a enorme diferença de que os caçados são varejistas de drogas e suas gangues estão encasteladas no seio de uma população pobre predominantemente de afro-descendentes. Por isso mesmo as autoridades se sentiram à vontade para descer o porrete, e os jornalistas se entusiasmaram em fazer uma cobertura preconceituosa, bajuladora das forças policiais e sem o menor respeito com os cidadãos que moram nessas comunidades tratadas como zona de guerra e território inimigo.

Ao contrário da mídia hegemônica, a revista Caros Amigos deu voz a quem vive e conhece a situação das favelas e dos morros cariocas, debateu as violências praticadas pelo Estado, ligou o senso crítico obrigatório no bom jornalismo, permaneceu fiel aos direitos civis e constitucionais, tratou, enfim, de mostrar aspectos ignorados pela cobertura da imprensa empresarial e conservadora.

Leia também uma excelente entrevista exclusiva com a filósofa e professora Marilena Chauí, que analisa a cobertura da mídia sobre as eleições presidenciais, o governo Lula, os desafios antigos e atuais da sociedade brasileira. Intelectual respeitada, militante do PT, Marilena Chauí acredita que o governo Dilma tem condições de avançar em várias frentes de luta, inclusive na democratização da comunicação.

Além disso, a revista Caros Amigos apresenta uma entrevista exclusiva com o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, um dos comandantes da Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974; e ótimas reportagens sobre o tráfico de jovens brasileiros para exploração sexual na Europa, o exagerado encarceramento de pessoas no Brasil e a volta do lendário Cine Bijou, no centro de São Paulo, que articula exibições de filmes especiais seguidas de debates.

Enfim, uma revista para quem é exigente. Boa Leitura!

.

2 comentários:

Pablo disse...

Olá, Miro! A Caros Amigos também dará a voz aos moradores do Complexo do Alemão que aplaudiram e ajudaram os policiais com informações importantes? Um abraço!

Anônimo disse...

miro, aqui não vai nenhum comentario, apenas uma sugestão.
aproveitando a ótima exposição e grande sucesso da blogosfera com a entrevista do presidente lula, porque os blogs progressitas já não agendam para 2011 uma entrevista com a presidente dilma. além disso tambem seria muitíssimo interessante tentar entrevistas com todos os governadores eleitos em 2010. poderia programar entrevista de um governador a cada mes.voce como presidente do barão de itarare poderia articular essa ideia.seria uma ótima oportunidade para desvendar as intenções dos governadores demo/tucanos que são blindados pelo pig.
voces poderiam enviar a cada um o convite com publicação nos blogs e se algum se recusar tambem publicar o motivo dessa recusa.
essa é apenas uma sugestão que poderia ser estendida a outros personagens nacionais, como artistas, ministros, ....
um abraço e otimo 2011 a todos da blogosfera.

milton braga / santa catarina