Reproduzo matéria hilária publicada no blog do Curso Básico de Jornalismo Manipulativo:
Para nossos alunos, dicas, lições, avisos de cursos e outras informações necessárias para a formação de um bom manipulador da opinião pública.
Os não-alunos terão somente o prazer superficial da leitura, mas os alunos captarão a sabedoria profunda das frases e perceberão os aspectos fundamentais da atuação de nossos principais representantes na grande mídia.
* * *
MINILIÇÕES
. Se você é ruim em ênfases, faça como Reinaldo Azevedo: USE MAIÚSCULAS E EXCLAMAÇÕES!!!!
. O golpe do grampo sem áudio já caducou. Ele é mais ultrapassado que o bigode do Merval Pereira.
. O Twitter é nosso aliado: um falso escândalo se espalha rápido. Já criou seu falso escândalo hoje?
. Controle sua expressão facial na TV. Só William Waack tem direito de fazer cara de nojo ou derrotado.
. Jamais rasteje ante alguém do “nosso lado”. Só William Bonner tem direito de pedir “perdão, candidato”.
. Use qualquer argumento para contestar o “outro lado”. Não exigimos coerência, mas eficiência na luta.
. Estratégia em andamento: inviabilizar o Imbatível em 2014 (o Inominável). Depois cuidaremos da sua cria.
. Jamais elogie Dilma, a não ser para depreciar o Inominável. Tampe o nariz, faça o contraste e vá em frente.
. Fotos servem para ilustrar nosso aliado e deslustrar nosso adversário.
. Vá devagar com nossos especialistas: a coisa está tão feia que tivemos de fazer do Demétrio Magnoli um astro.
. Aprenda: só FHC pode defender a legalização da maconha sem ser acusado de parceiro do narcotráfico.
. Aprenda: liberdade de imprensa existe para a imprensa censurar a divulgação de notícias favoráveis ao “outro lado”.
. Aprenda: (protect) após “Nelson Jobim” no WikiLeaks significa que você deve proteger sua condição de espião.
. “Amnésia seletiva” é o esquecimento de fatos que comprometam o “nosso lado”. Como a relação entre Serra e Chevron.
. Aprenda: uma CPI é um ótimo pretexto para desviar a atenção da gestão incompetente dos nossos aliados.
. Aprenda: “deixar sangrar” é uma técnica que não dá certo nem em filme americano, quanto mais em política.
. A manchete *não* precisa combinar com a matéria. E *não deve* combinar, se os fatos forem teimosamente neutros.
. Não esperamos que você faça jornalismo, mas política por meio de matérias jornalísticas. Não é fácil entender?
. Qualquer problema em qualquer iniciativa do “outro lado” é uma falha vergonhosa e inadmissível. Explore-a.
. Manchetes são lidas nas ruas. Críticas a elas, em blogs e caixas de comentários. Por enquanto, estamos ganhando.
. O prazo de validade de um escândalo falso baixou para 2 ou 3 dias. Fique ligado e entre no primeiro.
. Faça bem o seu serviço para não acabar como um sub-Reinaldo Azevedo, como o nosso companheiro Augusto Nunes.
. “Dilma”, “Governo” e “PT” são as palavras nobres da manchete oposicionista. Use e abuse.
. Acuse sem provas. O povo gosta, nossos aliados aproveitam e o “outro lado” se lasca, perdendo tempo com desmentidos.
. Aprenda: em política não há primeiro, segundo ou terceiro turno: há luta. Trégua é uma ilusão estratégica.
. Se você errou na matéria e o “outro lado” corrigiu seu erro, afirme que "ele" corrigiu o erro que você apontou.
. Repita mantras. Não, nada de “OM”: os chavões de defesa e ataque dos nossos colunistas políticos.
. Se você errou 100% de suas previsões pessimistas (e certamente errou), acertou 100% por atacar o inimigo.
. Há muita raiva latente na opinião pública. Crie alvos para ela. Você sabe quais são esses alvos.
. Nunca chame os militares. Pega mal. Deixe esse mico para o José Nêumanne. Ele não conta.
. Se você elogiou o Gilmar Mendes no tempo dele, não se envergonhe. Muitos fizeram coisas piores.
. Se você acha que a situação está ruim, pense no PNBL, na digitalização, no PT ganhando em 2014. Animou-se?
. Modere os elogios a Dilma. Antes era péssima, agora é ótima. Como ficará nossa imagem quando voltarmos a atacá-la?
. Jamais questione a competência dos nossos especialistas. Lembre-se de que nós não questionamos a sua.
. Nenhuma grosseira de Serra com os jornalistas será divulgada enquanto ele ainda tiver cacife eleitoral.
. Aprenda: Os ex-terroristas do “nosso lado” são muito mais civilizados que os do “outro lado”.
. Aprenda: Na luta pela influência e pelo poder, a morte da verdade é um dano colateral aceitável.
* * *
LIVROS DO CURRÍCULO DO CURSO
. “The Free Press, An Essay on the Manipulation of News and Opinion” http://bit.ly/gd3HW2
. “A História Secreta da Rede Globo” http://bit.ly/ggMMsK
. “Constructing Public Opinion” http://bit.ly/fXJ5fo
. “How Mass Media Tries to Pass Off Crap as News” http://bit.ly/fwbOiA
. “A Ditadura da Mídia, de Altamiro Borges” http://bit.ly/g03bH2
. “Images that Injure, Pictorial Stereotypes in the Media” http://amzn.to/fPCUPK
. “Media Wizards: A Behind-the-scenes Look At Media Manipulations” http://bit.ly/hlKIec
. “O Jornalismo dos Anos 90″, de Luis Nassif http://slidesha.re/9aFog2
. “The Media and the Public: ‘Them’ and ‘Us’ in Media Discourse” http://bit.ly/eDwgVP
. “The Politics of Misinformation” http://bit.ly/iaTe7L
. “You Are Being Lied To” http://www.hampapartiet.se/23.pdf
. “The Moral Media, How Journalists Reason About Ethics” http://bit.ly/icZOGN
. “Analysing Newspapers” http://bit.ly/hvbulb
. “The Media Effect: How the News Influences Politics and Government” http://bit.ly/hnzTlm
. “Communication Power” http://bit.ly/e1AC3P
. “Media Psychology” http://bit.ly/eveTfp
* * *
CURSOS EXTRAS DE 2011
. “A Técnica da Coluna Histérica”, com sua criadora, Eliane Catanhêde. Bônus: protetores de ouvido.
. “Como Defender Golpes de Estado”, com Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia. Inscrições somente por convite pessoal.
. “Como Criar CPIs do Fim do Mundo”, com Ali Kamel. Inscrições restritas a editores.
. “Como Fazer Oposição com as Redes Sociais”, com Marcelo Tas. Inscrições restritas à Juventude do DEM.
. “Como Editar Imagens Comprometedoras – O Case Dilma e as Enchentes”, na sede do Projac.
. “A Técnica do Jornalismozinho”, com Josias de Souza, seu criador. Muitas ironiazinhas e piadinhas nas aulas.
. “Como Editorializar as Manchetes”, na sede de “O Globo”. Exemplos de 5 décadas de atuação.
. “A Técnica das Previsões Catastróficas”, com Miriam Leitão. Bônus: caixa de antidepressivo.
. “Como Criar um Mar de Lama Nas Ondas da Web”, com Soninha Francine. Inscrições anônimas.
. “Como Fabricar Especialistas Midiáticos”, com a turma da CBN. Patrocínio: Instituto Millenium.
. “A Política do Seu Mestre Mandou”, com as ex-Meninas do Jô. Bônus: decodificador de falas simultâneas.
. “Como Captar Dinheiro do Meio Ambiente”, com o CEO da Fundação Roberto Marinho.
. “O Marketing Social nas Calamidades”, com Luciano Huck. Patrocínio: Peixe Urbano.
. “Tornando-se um Especialista em 7 Dias”, com Eliane Catanhêde. Análise de caso: Os Caças da FAB.
. “Como Criar Capas Caluniosas”, com a equipe da “Veja”. Bônus: 150% de desconto na assinatura anual da revista.
. “Por que Fracassamos no Governo Lula”, com a turma do Instituto Millenium. Preço: 1.000 reais.
. “Defendendo-se dos Ataques da Blogosfera”, com a ombudsman da “Folha”. Vale certificado de isenção jornalística.
* * *
PALESTRAS
. Aula magna no auditório Roberto Marinho: “Como Escrever Artigos Rancorosos”, com FHC.
. “O PIG é uma fantasia”, com o humorista Lúcio Flávio Pinto. Inúmeros exemplos de nossa não-existência.
* * *
LEIS DO CBJM
. Lei Maria Rita Kehl: Ou você é um dos nossos, ou não é. Infiltrado, só no “outro lado”.
. Lei Luiz Carlos Prates: Puxe o saco do patrão, mas não tanto a ponto de arrancá-lo. Há consequências.
. Lei Diogo Mainardi: Você só chegou ao topo porque nós quisemos; vale o mesmo para a sua queda.
. Lei Ali Kamel: Fazer jornalismo é testar hipóteses. Final oculto:… contra o nosso inimigo.
. Lei da Veja: Contra um inimigo, vale tudo e mais um pouquinho. Tire a moral da reta.
. Lei Boris Casoy: Perdoamos a maior barbaridade na medida da utilidade de quem a enunciou.
. Lei Soninha Francine: Sua imagem pode ir a 0, mas sua conta bancária irá a 1000.
. Lei Lucia Hippolito: Se o telefone está piscando, não fale: o “outro lado” não perdoa nossos erros.
. Lei Reinaldo Azevedo: No post, você é um só; na caixa de comentários, pode ser muitos.
. Lei da Satiagraha: O limite de seus valores é o interesse financeiro dos seus patrões.
. Lei Guilherme Fiuza: Ser um nada no PIG também é sexy (uma socialite que o diga).
. Lei Demétrio Magnoli: Ex-esquerdistas desestimulam defecções, por sua imagem de bajuladores da direita.
. Lei Miriam Leitão: A notícia mais positiva esconde a semente de sua própria destruição.
. Lei Ricardo Noblat: Entrar para o PIG pode ser um programa lucrativo.
. Lei José Nêumanne: O PIG deixa cantar de galo, mesmo que você seja um pinto.
. Lei William Bonner: Trate nosso consumidor como um Homer, e ele lhe dará uma surra homérica.
. Lei Cristiana Lôbo: Fiel é aquele que revela seu verdadeiro lado até em atos falhos (ou falas falhas).
. Lei Marina Silva: Vale fingir que você é contra nós, desde que seja inimigo do nosso inimigo.
. Lei Ali Kamel: Uma bolinha de papel pode gerar uma avalanche de críticas.
. Lei do Crucifixo da Dilma: Nosso inimigo merece apanhar pelo que fez e pelo que não fez.
* * *
LEMBRETE
. Lembrete aos alunos do CBJM: Já fizeram sua manipulaçãozinha hoje?
Para nossos alunos, dicas, lições, avisos de cursos e outras informações necessárias para a formação de um bom manipulador da opinião pública.
Os não-alunos terão somente o prazer superficial da leitura, mas os alunos captarão a sabedoria profunda das frases e perceberão os aspectos fundamentais da atuação de nossos principais representantes na grande mídia.
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MINILIÇÕES
. Se você é ruim em ênfases, faça como Reinaldo Azevedo: USE MAIÚSCULAS E EXCLAMAÇÕES!!!!
. O golpe do grampo sem áudio já caducou. Ele é mais ultrapassado que o bigode do Merval Pereira.
. O Twitter é nosso aliado: um falso escândalo se espalha rápido. Já criou seu falso escândalo hoje?
. Controle sua expressão facial na TV. Só William Waack tem direito de fazer cara de nojo ou derrotado.
. Jamais rasteje ante alguém do “nosso lado”. Só William Bonner tem direito de pedir “perdão, candidato”.
. Use qualquer argumento para contestar o “outro lado”. Não exigimos coerência, mas eficiência na luta.
. Estratégia em andamento: inviabilizar o Imbatível em 2014 (o Inominável). Depois cuidaremos da sua cria.
. Jamais elogie Dilma, a não ser para depreciar o Inominável. Tampe o nariz, faça o contraste e vá em frente.
. Fotos servem para ilustrar nosso aliado e deslustrar nosso adversário.
. Vá devagar com nossos especialistas: a coisa está tão feia que tivemos de fazer do Demétrio Magnoli um astro.
. Aprenda: só FHC pode defender a legalização da maconha sem ser acusado de parceiro do narcotráfico.
. Aprenda: liberdade de imprensa existe para a imprensa censurar a divulgação de notícias favoráveis ao “outro lado”.
. Aprenda: (protect) após “Nelson Jobim” no WikiLeaks significa que você deve proteger sua condição de espião.
. “Amnésia seletiva” é o esquecimento de fatos que comprometam o “nosso lado”. Como a relação entre Serra e Chevron.
. Aprenda: uma CPI é um ótimo pretexto para desviar a atenção da gestão incompetente dos nossos aliados.
. Aprenda: “deixar sangrar” é uma técnica que não dá certo nem em filme americano, quanto mais em política.
. A manchete *não* precisa combinar com a matéria. E *não deve* combinar, se os fatos forem teimosamente neutros.
. Não esperamos que você faça jornalismo, mas política por meio de matérias jornalísticas. Não é fácil entender?
. Qualquer problema em qualquer iniciativa do “outro lado” é uma falha vergonhosa e inadmissível. Explore-a.
. Manchetes são lidas nas ruas. Críticas a elas, em blogs e caixas de comentários. Por enquanto, estamos ganhando.
. O prazo de validade de um escândalo falso baixou para 2 ou 3 dias. Fique ligado e entre no primeiro.
. Faça bem o seu serviço para não acabar como um sub-Reinaldo Azevedo, como o nosso companheiro Augusto Nunes.
. “Dilma”, “Governo” e “PT” são as palavras nobres da manchete oposicionista. Use e abuse.
. Acuse sem provas. O povo gosta, nossos aliados aproveitam e o “outro lado” se lasca, perdendo tempo com desmentidos.
. Aprenda: em política não há primeiro, segundo ou terceiro turno: há luta. Trégua é uma ilusão estratégica.
. Se você errou na matéria e o “outro lado” corrigiu seu erro, afirme que "ele" corrigiu o erro que você apontou.
. Repita mantras. Não, nada de “OM”: os chavões de defesa e ataque dos nossos colunistas políticos.
. Se você errou 100% de suas previsões pessimistas (e certamente errou), acertou 100% por atacar o inimigo.
. Há muita raiva latente na opinião pública. Crie alvos para ela. Você sabe quais são esses alvos.
. Nunca chame os militares. Pega mal. Deixe esse mico para o José Nêumanne. Ele não conta.
. Se você elogiou o Gilmar Mendes no tempo dele, não se envergonhe. Muitos fizeram coisas piores.
. Se você acha que a situação está ruim, pense no PNBL, na digitalização, no PT ganhando em 2014. Animou-se?
. Modere os elogios a Dilma. Antes era péssima, agora é ótima. Como ficará nossa imagem quando voltarmos a atacá-la?
. Jamais questione a competência dos nossos especialistas. Lembre-se de que nós não questionamos a sua.
. Nenhuma grosseira de Serra com os jornalistas será divulgada enquanto ele ainda tiver cacife eleitoral.
. Aprenda: Os ex-terroristas do “nosso lado” são muito mais civilizados que os do “outro lado”.
. Aprenda: Na luta pela influência e pelo poder, a morte da verdade é um dano colateral aceitável.
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LIVROS DO CURRÍCULO DO CURSO
. “The Free Press, An Essay on the Manipulation of News and Opinion” http://bit.ly/gd3HW2
. “A História Secreta da Rede Globo” http://bit.ly/ggMMsK
. “Constructing Public Opinion” http://bit.ly/fXJ5fo
. “How Mass Media Tries to Pass Off Crap as News” http://bit.ly/fwbOiA
. “A Ditadura da Mídia, de Altamiro Borges” http://bit.ly/g03bH2
. “Images that Injure, Pictorial Stereotypes in the Media” http://amzn.to/fPCUPK
. “Media Wizards: A Behind-the-scenes Look At Media Manipulations” http://bit.ly/hlKIec
. “O Jornalismo dos Anos 90″, de Luis Nassif http://slidesha.re/9aFog2
. “The Media and the Public: ‘Them’ and ‘Us’ in Media Discourse” http://bit.ly/eDwgVP
. “The Politics of Misinformation” http://bit.ly/iaTe7L
. “You Are Being Lied To” http://www.hampapartiet.se/23.pdf
. “The Moral Media, How Journalists Reason About Ethics” http://bit.ly/icZOGN
. “Analysing Newspapers” http://bit.ly/hvbulb
. “The Media Effect: How the News Influences Politics and Government” http://bit.ly/hnzTlm
. “Communication Power” http://bit.ly/e1AC3P
. “Media Psychology” http://bit.ly/eveTfp
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CURSOS EXTRAS DE 2011
. “A Técnica da Coluna Histérica”, com sua criadora, Eliane Catanhêde. Bônus: protetores de ouvido.
. “Como Defender Golpes de Estado”, com Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia. Inscrições somente por convite pessoal.
. “Como Criar CPIs do Fim do Mundo”, com Ali Kamel. Inscrições restritas a editores.
. “Como Fazer Oposição com as Redes Sociais”, com Marcelo Tas. Inscrições restritas à Juventude do DEM.
. “Como Editar Imagens Comprometedoras – O Case Dilma e as Enchentes”, na sede do Projac.
. “A Técnica do Jornalismozinho”, com Josias de Souza, seu criador. Muitas ironiazinhas e piadinhas nas aulas.
. “Como Editorializar as Manchetes”, na sede de “O Globo”. Exemplos de 5 décadas de atuação.
. “A Técnica das Previsões Catastróficas”, com Miriam Leitão. Bônus: caixa de antidepressivo.
. “Como Criar um Mar de Lama Nas Ondas da Web”, com Soninha Francine. Inscrições anônimas.
. “Como Fabricar Especialistas Midiáticos”, com a turma da CBN. Patrocínio: Instituto Millenium.
. “A Política do Seu Mestre Mandou”, com as ex-Meninas do Jô. Bônus: decodificador de falas simultâneas.
. “Como Captar Dinheiro do Meio Ambiente”, com o CEO da Fundação Roberto Marinho.
. “O Marketing Social nas Calamidades”, com Luciano Huck. Patrocínio: Peixe Urbano.
. “Tornando-se um Especialista em 7 Dias”, com Eliane Catanhêde. Análise de caso: Os Caças da FAB.
. “Como Criar Capas Caluniosas”, com a equipe da “Veja”. Bônus: 150% de desconto na assinatura anual da revista.
. “Por que Fracassamos no Governo Lula”, com a turma do Instituto Millenium. Preço: 1.000 reais.
. “Defendendo-se dos Ataques da Blogosfera”, com a ombudsman da “Folha”. Vale certificado de isenção jornalística.
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PALESTRAS
. Aula magna no auditório Roberto Marinho: “Como Escrever Artigos Rancorosos”, com FHC.
. “O PIG é uma fantasia”, com o humorista Lúcio Flávio Pinto. Inúmeros exemplos de nossa não-existência.
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LEIS DO CBJM
. Lei Maria Rita Kehl: Ou você é um dos nossos, ou não é. Infiltrado, só no “outro lado”.
. Lei Luiz Carlos Prates: Puxe o saco do patrão, mas não tanto a ponto de arrancá-lo. Há consequências.
. Lei Diogo Mainardi: Você só chegou ao topo porque nós quisemos; vale o mesmo para a sua queda.
. Lei Ali Kamel: Fazer jornalismo é testar hipóteses. Final oculto:… contra o nosso inimigo.
. Lei da Veja: Contra um inimigo, vale tudo e mais um pouquinho. Tire a moral da reta.
. Lei Boris Casoy: Perdoamos a maior barbaridade na medida da utilidade de quem a enunciou.
. Lei Soninha Francine: Sua imagem pode ir a 0, mas sua conta bancária irá a 1000.
. Lei Lucia Hippolito: Se o telefone está piscando, não fale: o “outro lado” não perdoa nossos erros.
. Lei Reinaldo Azevedo: No post, você é um só; na caixa de comentários, pode ser muitos.
. Lei da Satiagraha: O limite de seus valores é o interesse financeiro dos seus patrões.
. Lei Guilherme Fiuza: Ser um nada no PIG também é sexy (uma socialite que o diga).
. Lei Demétrio Magnoli: Ex-esquerdistas desestimulam defecções, por sua imagem de bajuladores da direita.
. Lei Miriam Leitão: A notícia mais positiva esconde a semente de sua própria destruição.
. Lei Ricardo Noblat: Entrar para o PIG pode ser um programa lucrativo.
. Lei José Nêumanne: O PIG deixa cantar de galo, mesmo que você seja um pinto.
. Lei William Bonner: Trate nosso consumidor como um Homer, e ele lhe dará uma surra homérica.
. Lei Cristiana Lôbo: Fiel é aquele que revela seu verdadeiro lado até em atos falhos (ou falas falhas).
. Lei Marina Silva: Vale fingir que você é contra nós, desde que seja inimigo do nosso inimigo.
. Lei Ali Kamel: Uma bolinha de papel pode gerar uma avalanche de críticas.
. Lei do Crucifixo da Dilma: Nosso inimigo merece apanhar pelo que fez e pelo que não fez.
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LEMBRETE
. Lembrete aos alunos do CBJM: Já fizeram sua manipulaçãozinha hoje?
1 comentários:
faltou a parte sobre como contratar um especialista para atestar sua farssa(bolinhagate).
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