quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A múmia do Egito e o bloqueio a Cuba

Reproduzo artigo de Marcus Petrônio, publicado em seu blog:

Quando pensamos no Egito, nossos olhos voltam à antiguidade e à formação das primeiras civilizações. Às margens do Nilo, uma sociedade que dominou técnicas agrícolas, uma matemática sofisticada e uma medicina um pouco menos mística, despontava como uma sociedade a frente de sua época.

O Egito é, para minha surpresa, mais um dos quintais do Império Americano. Tio Sam sustenta uma ditadura que tem 30 anos de implacável combate a qualquer insurgente ou descontente com o regime. Interessante é que o atual governo, que tenta, cambaleante, sobreviver feito uma múmia-zumbi,diante de uma poplação que só quer uma coisa: democracia. Esse governo sobrevive às custas dos governos americanos. Os Senhores da Guerra enviam em torno de um bilhão de doláres para manter o governo antidemocrático no Egito.

Enquanto isso, na esquina dos USA, Cuba vive um bloqueio econômico imposto pela democracia americana, que, ao longo de décadas, têm levado a Ilha de Fidel à categoria de país dependente de nãções que deixaram de acreditar na frase: "o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil, Venezuela, Argentina blá-blá-blá".

Em Cuba houve uma revolução popupar que tinha o intuito de derrubar Fulgêncio Baptista, amigo e serviçal do governo americano. O povo queria uma nova forma de governança, e mesmo com toda sabotagem americana, Cuba continua em processo revolucionário, sem receber dimdim dos vizinhos que só aceitam ouvir yes.

Cuba e o Egito são países bem distintos. Para os americanos é bom que Cuba seja um balneáro ou um prostíbulo como acontecia antes de Fidel, Che e companhia derrubassem um governo tirano capitaneado pelos Estados Unidos; já o Egito tem uma posição estratégica: de um lado Israel, do outro os povos islâmicos e chegamos a matemática do mal: zero grana para "ditadura" cubana. 1 bi de grana pra ditadura egípicia. Americano é tão bonzinho.

Viva a revolução no Egito!

3 comentários:

Anônimo disse...

Por favor,americano nao!!!!
Norte americano,usamericano ou coisa que o valha,pq eu tb sou americana(do sul) e nao aceito ser comparada com essa raça.

AF Sturt Silva disse...

O correto é estadunidense,poís os mexicanos e canadenses também são do norte da América.

Anônimo disse...

AF,Geograficamente concordo com vc,porem,o canada é um S a direita e o mexico,nada mais é do que o quintal dos eua(ou o quartinho dos fundos)!!!