domingo, 6 de março de 2011

Banda Larga é um direito seu! Participe!

No dia 14 de março, às 16 horas, na sede do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, as entidades envolvidas em torno da campanha "Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos", realizarão uma reunião para preparar os próximos passos do movimento.

São muitos os desafios e debates que envolvem o acesso à banda larga e sua plena utilização no Brasil. O Plano Nacional de Banda Larga nasceu com o objetivo de reverter a atual situação de uma Internet cara, lenta e para poucos, mas é insuficiente para isso, e sofre com a pressão das empresas de telecomunicações, que ameaçam seus objetivos.

É indispensável que a sociedade se mobilize congregando movimentos sociais, ativistas pela internet livre, pontos de cultura, organizações do movimento de cultura e de comunicação e todos e todas interessados na luta pelo reconhecimento da banda larga como um direito, devendo ser universalizada e pautada no interesse público. Tal universalização é condição essencial à efetivação de direitos humanos fundamentais e ao aprofundamento da democracia brasileira.

Com este objetivo a campanha começou a se articular em 2010, e reúne reivindicações essenciais a este processo. As ações do PNBL estão caminhando sem esta contribuição organizada, por vezes apontando na direção contrária do que defendem os movimento sociais e de luta pela democratização da comunicação. A proposta da campanha é montar uma vigília permanente, congregando todas as contribuições, na defesa de uma Internet barata, de qualidade e para todos!

Nesta reunião, marcada para 14 de março, as entidades irão realizar o planejamento das próximas etapas da campanha, como uma ação nacional de lançamento, com atividades simultâneas em várias capitais.

A Campanha, bem como seu manifesto, estão aberto às adesões das entidades que queiram se juntar a esta iniciativa em defesa da inclusão digital

1) Contribua com o Manifesto, ainda em versão preliminar e disponível em www.flimultimidia.com.br/campanhabandalarga. Encaminhe seus comentários para o e-mail campanhabandalarga@gmail.com.

2) Participe da próxima reunião de organização da campanha: dia 14/03 (segunda-feira), às 16hs, no Conselho Regional de Psicologia (Rua Arruda Alvim, 89 – próximo a Cardeal Arcoverde e Dr. Arnaldo).

3) Confirme a adesão da sua entidade (ou individual) pelo e-mail campanhabandalarga@gmail.com. A única condição é concordar com o manifesto.

Entidades já envolvidas na construção da campanha:

- ABRAÇO – Associação Nacional das Rádios Comunitárias Casa da Cultura Digital

- Centro de Estudos da Mídia Alternativa "Barão de Itararé

- CFP – Conselho Federal de Psicologia

- CRP-SP - Conselho Regional de Psicologia - 6ª região

- Coletivo Digital

- CUT – Central Única dos Trabalhadores

- FITTEL – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações

- FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

- Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

- Instituto Bem Estar Brasil

- Gpopai – Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação

- Instituto NUPEF - Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação

- Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

- Laboratório Brasileiro de Cultura Digital

1 comentários:

ademar disse...

Se inumeros municipios oferecem acesso de banda larga sem fio sem custo aos habitantes, então parece que só falta mesmo é vontade politica.