terça-feira, 26 de abril de 2011

Amazonas organiza encontro de blogueiros

Reproduzo matéria publicada no sítio Vermelho:

O Amazonas terá a versão estadual do chamado Encontro de Blogueiros Progressistas. A definição foi dada ontem (25), em reunião na sede do Sindicato dos Jornalistas, pela União da Juventude Socialista (UJS) e as entidades que passaram a compor a comissão organizadora da atividade: Coletivo Difusão, Igreja Católica, rádio comunitária Voz das Comunidades, representação estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), o próprio Sindicato dos Jornalistas e o grupo Game Over.



A data definida para a realização da atividade foi o dia 28 de maio. O local, a programação e os outros detalhes do evento deverão ser definidos na próxima segunda-feira, 02 de maio.

A atividade deve servir para rearticular a comissão pró-Conferência de Comunicação, formada por um grupo de entidades dos movimentos sociais que foram decisivas para a realização da etapa estadual da Confecom no estado, em 2009, e que desde lá não se reuniam. O objetivo é, a partir disso, construir uma agenda política para tornar as resoluções da conferência projetos de Lei.

De acordo com o dirigente da UJS, Anderson Bahia, a idéia de realizar o encontro tem a finalidade de resgatar a inserção do Amazonas na luta pela democratização da comunicação. “A Confecom suscitou o debate da comunicação em todo país, mas no estado, salvo raras oportunidades, não passamos disso. E como o momento é estratégico para conquistas populares nesse campo, tivemos a idéia de fazer o encontro para reunir novamente todos que debatem o assunto, trazer novos agentes e continuar essa luta de forma ampla e plural”, disse.

A implantação do Plano Nacional de Banda Larga no estado, o disparate da qualidade dos serviços de internet do norte em relação ao eixo sul-sudeste do país e a importância do uso de blog’s e das redes sociais no interior do Amazonas foram apontadas como questões cruciais a serem debatidas na atividade.

A iniciativa de construir o encontro propicia, também, o estado desenvolver a campanha “Banda Larga é um direito seu”, lançada nacionalmente ontem em cinco estados.

Novidades

Durante a mobilização que culminou no resgate da comissão que construiu a Confecom, houve algumas ponderações sobre o nome da atividade. Apesar da definição ter ficado para a próxima segunda, há a tendência de retirar o nome blogueiros por outro que contemple, desde o título, usuários de redes sociais que também contribuem para diversificar opiniões e informações em relação a grande mídia.

Os objetivos, no entanto, serão os mesmos do que tem se construído nacionalmente. Unificar todos na luta pela universalização da banda larga e pelo direito humano à comunicação.

* Fonte: UJS-AM.

0 comentários: