domingo, 1 de maio de 2011

Blogueiros organizam encontro no ES

Reproduzo mensagem enviada por Laerte Braga:

Nos dias 3, 4 e 5 de junho estarão reunidos em Vitória, Espírito Santo, blogueiros do estado, de outras regiões do país e organizações sindicais e do movimento popular no Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo – "A informação como direito fundamental do cidadão" -, cujo cujo objetivo é o de debater o papel da rede mundial de computadores – Internet – no processo de comunicações, o seu caráter revolucionário e temas políticos no sentido lato, sem qualquer caráter partidário, ou de grupos, dentro do campo progressista.

O Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado e será aberto na sexta-feira, dia 3, com a exibição do filme "Utopia e Barbárie" do diretor Sílvio Tendler, seguida de um debate com a presença do próprio Tendler.

O mandato do deputado Genivaldo Lievori, membro da Comissão de Direitos da Assembléia, disponibilizou o local, através de procedimentos para tal e os instrumentos necessários para viabilizar a operacionalidade do evento.

No sábado, dia 4, e domingo, dia 5, os presentes se debruçarão sobre temas como:

- A internet como veículo de comunicação, a questão jurídica, o financiamento e as novas formas de jornalismo:

- A participação popular no processo político, econômico e social a partir das cidades, estados e municípios - os movimentos sociais;

- O mundo que vivemos, o mundo que queremos;

- A integração latino-americana, as revoltas árabes e a reforma política;

Estarão presentes entre os conferencistas convidados o ex-deputado Milton Temer, o advogado Carlos Cobacho, os jornalistas Mário Augusto Jakobskind, José Milbs e Laerte Braga, que tentarão, junto a outros nomes buscar um debate amplo, sem limites impostos por partidos, grupos, ou mídias tradicionais, governos, etc, reafirmando os caminhos da liberdade de expressão e que possam fazer dessa nova realidade do mundo das comunicações, um agente transformador com avanços concretos consolidando posições básicas, a principal delas, "Informação, direito fundamental do cidadão".

Dentro de dez dias a comissão organizadora irá divulgar o programa completo, já que mostras paralelas de artes, cinema, teatro e apresentações de grupos culturais do Espírito Santo estarão acontecendo no local do evento.

Uma delas, o resgate do papel da mídia alternativa no combate à ditadura militar e da luta pela abertura dos baús do regime que sufocou o País por vinte anos.

Marcelo Saldanha, consultor de Tecnologias da Informação, estará presente num evento e num stand do encontro discutindo e informando sobre a Banda Larga com autonomia cidadã, sem interferência das grandes empresas privadas, que limitam e transformam essa importante conquista em fator de lucro dificultando o processo de formação popular.

O encontro deixará claro o absoluto repúdio a toda e qualquer espécie de censura na Internet, ou controle por grandes veículos desse canal de comunicação, acentuando sua força transformadora.

5 comentários:

Marcelo Burmann disse...

Altamiro, como se faz para ter acesso ao encontro?
Abraço!

Nanda Tardin ESBLOG disse...

Altamiro, como da comissao organizadora quero vc. lá. Qual sua agenda? comporia uma mesa no sabado? abração Nanda

Bruno disse...

@Marcelo Burmann É só comparecer a ALES no dia 03/06.

Nanda Tardin ESBLOG disse...

Compas se acharem viavel mais detalhes ( atualizamos provisoriamente até concluirmos o site), neste link: http://conscienciapoliticarazaosocial.blogspot.com/2011/05/nota-sociedade-e-midias-encontro-de.html tb. aguardamos dentre outras confirmações a possibilidade de Altamiro participar de uma mesa. Abraços

Fernanda Tardin

Repertório Criativo disse...

Quais blogueiros capixabas foram chamados?