quinta-feira, 14 de julho de 2011

Visa e Master sabotam o WikiLeaks

Do sítio Vermelho:

A empresa islandesa que arrecada fundos para o site WikiLeaks enviou uma denúncia à Comissão Europeia contra os gigantes dos cartões de crédito Visa e MasterCard, que desde o fim de 2010 bloqueiam as doações ao portal.

"A denúncia foi enviada e será entregue na quinta-feira", afirmou o advogado Svein Andri Sveinsson, que representa a empresa DataCell e o WikiLeaks.


Visa Europe e MasterCard Europe são acusadas de cinco violações das normas europeias de concorrência, incluindo abuso de posição dominante e discriminação de clientes, segundo o texto da denúncia.

Em dezembro de 2010, as duas empresas congelaram as transferências ao WikiLeaks através da DataCell, privando o site especializado na divulgação de documentos secretos de quase 130 mil euros de doações diárias, segundo Sveinsson.

A decisão de Visa e MasterCard, imitada por outras empresas como o sistema de pagamentos pela internet PayPal, foi adotada em plena tempestade midiática pela publicação por parte do WikiLeaks de centenas de milhares de telegramas diplomáticos americanos confidenciais.

0 comentários: