quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Queda do ministro serve de alerta

Por Altamiro Borges

O lamentável episódio da queda do ministro Orlando Silva deveria servir de alerta às forças democráticas da sociedade brasileira – que lutaram contra as torturas e assassinatos na ditadura militar e que, hoje, precisam encarar como estratégica a luta contra a ditadura midiática, em defesa da verdadeira liberdade de expressão e da efetiva ampliação da democracia no Brasil.

A mídia hegemônica hoje tem um poder tão descomunal que ela “investiga”, sempre de forma seletiva (blindando seus capachos); tortura (seviciando, inclusive, as famílias das vítimas); usa testemunhas “bandidas” (como um policial preso por corrupção, enriquecimento ilícito e suspeito de assassinato); julga (sem dar espaço aos “acusados”); condena (como nos tribunais nazistas); e fuzila!



Um pragmatismo covarde e suicida

Ninguém está imune ao poder ditatorial da mídia, controlada por sete famílias – Marinho (Globo), Macedo (Record), Saad (Band), Abravanel (SBT), Civita (Abril), Frias (Folha) e Mesquita (Estadão). Como o império Murdoch, hoje investigado por seus subornos e escutas ilegais, a mídia nativa é criminosa, mafiosa, sádica e abjeta. Ela manipula informações e deforma comportamentos.

Não dá mais para aceitar passivamente seu poder altamente concentrado, que, como disse o governador Tarso Genro – pena que não tenha agido com esta visão quando ministro da Justiça –, ruma para um “fascismo pós-moderno”. Essa ditadura amedronta e acovarda políticos sem vértebra, pauta a agenda política, difunde os dogmas do “deus-mercado” e criminaliza as lutas sociais.

Três desafios diante da ditadura midiática

Esta ditadura é cruel, sem qualquer escrúpulo ou compaixão. Ela utiliza seus jagunços bem pagos, sob o invólucro de “colunista” e “comentaristas”, para fazer o trabalho sujo. Muitos são agentes do “deus-mercado”, lucram com seus negócios rentistas; outros são adeptos da “massa cheirosa”, das elites arrogantes e burras. Eles fingem ser “neutros”, mas são adoradores da direita fascistóide.

Enquanto não se enfrentar esta ditadura midiática, não haverá avanços na democracia brasileira, na luta dos trabalhadores ou na superação das barbáries capitalistas. Neste enfrentamento, três desafios estão colocados:

1- Não ter qualquer ilusão com a mídia hegemônica; chega de babaquice e servilismo diante da chamada “grande imprensa”;

2- Investir em instrumentos próprios de comunicação. A luta de idéias não é “gasto”, é investimento estratégico;

3- Lutar pela regulação da mídia e por políticas públicas na comunicação, que coíbam o poder fascista do império midiático.

Chega de covardia diante dos fascistas midiáticos

O criminoso episódio da tentativa de invasão do apartamento do ex-ministro José Dirceu num hotel em Brasília parece que serviu de sinal de alerta ao PT. Em seu encontro nacional, o partido aprovou a urgência de um novo marco regulatório da comunicação. Um seminário está previsto para final de novembro. Já no caso da queda Orlando Silva, o clima é de total indignação e revolta.

Que estes trágicos casos sirvam para mostrar que, de fato, a luta pela democratização da comunicação é uma questão estratégica. Não dá mais para se acovardar diante da ditadura da mídia. O governo Dilma precisa ficar esperto. Hoje são ministros depostos; amanhã será o sangramento e a derrota da própria presidenta e do seu projeto, moderado, de mudanças no Brasil.

Superar a choradeira e a defensiva

A esquerda política e social precisa rapidamente definir um plano de ação unitário de enfrentamento à ditadura midiática. As centrais sindicais e os movimentos populares, tão criminalizados em suas lutas, precisam sair da defensiva e da choradeira. Os partidos progressistas também precisam superar seu pragmatismo acovardado. A conjuntura exige respostas altivas e corajosas!

É urgente pressionar o governo Dilma Rousseff, pautado e refém da mídia, a mudar de atitude. Do contrário, não sobrará que defenda a continuidade deste projeto, moderado, de mudanças no Brasil. A direita retornará ao poder, alavancada pela mídia! Aécio Neves, o chefe de censura em Minas Gerais, será presidente! E ACM Neto, o herói da degola de Orlando Silva, será o chefe da Casa Civil!

26 comentários:

Noir disse...

Miro, vc não deixou chance a se acrescentar um pingo.
PERFEITO, CLARO E OBJETIVO .

Blog Rogerio Schneider disse...

Altamiro
.
concordo com vários posts que vc colocou falando sobre o golpismo da mídia.
.
Por outro lado, não me parece que o PC do B e o Ministério do Esporte sejam flores para se cheirar. Muito antes da crise que levou à saída do Orlando Silva, já se falava que o Projeto Segundo Tempo era maracutaia pesada e aberta.

Marcelo Rodrigues disse...

Estamos juntos nessa, companheira Dilma, vamos enfrentar esta parada sem medo.

Diorge Alceno konrad Professor Adjunto do Departamento de História da UFSM disse...

Perfeito Miro!
Além da defesa de um novo projeto de desenvolvimento e a defesa do socialismo, contra o imperialismo e seu capital rentista, temos que centrar nossas baterias táticas na derrota da mídia golpista. A derrota do neoliberalismo está para o socialismo na mesma proporção da derrota do monopólio da mídia para a democracia popular. Não esqueçamos dos voluntários escribas que poluem nossos blogs e nossos portais com sua aleivosia, tendo total liberdade para dizer suas infâmias, enquanto nos acusam de agir contra esta mesma liberdade. Estes também têm que ter resposta imediata e cotidiana, pois seus argumentos raivosos, na cartilha do lacerdismo, repetem o pré-1964.

Anônimo disse...

Não sei para que serve uma maioria no Congresso em um governo de covardes.
Este pessoal morre de medo de enfrentar a máfia-midiática.

Oblogo disse...

Miro, Afinal quem derrubou o Orlando?
Foi o PM ou o Ricardo Teixeira? Ou os dois?

Luis R disse...

Bravo, disse a verdade clara e pura, coragem a todos. (Não esqueca de citar a família que controla a RBS no sul) Não dá mais pra simplesmente deixar rolar, ação já!

MEDICO57 disse...

Por qual motivo o governo tem medo deste PIG criminoso ?
O governo tem a PF e a Receita Federal para descobrir os crimes deles e não faz nada!
Vai ficar refém desta quadrilha.

Ignez disse...

A indignação é tanta que causa um sentimento de impotência. Entretanto, este espaço tem de ser agigantado, pois é nossa primeira trincheira de luta! Temos que lutar, também, pela Banda Larga barata e acessível a todos. Não vamos deixar que se apoderem deste espaço, também!

Luiz Carlos disse...

Caral... A Dilma me decepcionou!!!
Ela já provou do veneno do PIG e nem assim aprendeu.
A Veja vai arrumar alguém para delatá-la, vamos ver se ela vai se auto demitir????
É brincadeira, será que essa turma do PT é tão aloprada que não enxerga a cagada que estão fazendo ao dar ouvidos ao PIG???
A Dilma tem que largar de ser estúpida e chamar o PIG pra briga, assim como fez o Lula.
CADÊ AS PROVAS CONTRA O ORLANDO SILVA???

Tobias Reis O. LLory disse...

"...que ela “investiga”, sempre de forma seletiva (blindando seus capachos); tortura (seviciando, inclusive, as famílias das vítimas); usa testemunhas “bandidas” (como um policial preso por corrupção, enriquecimento ilícito e suspeito de assassinato); julga (sem dar espaço aos “acusados”); condena (como nos tribunais nazistas); e fuzila!"

mas não é exatamente o q vcs fazem, protegendo seus aliados e tentando destruir seus adversários?

e o movimento "FORA FHC"?

e as "provas irrefutáveis" da corrupção nas privatizações?

e o dossiê q "denunciava" as contas do Sergio Mota, FHC e Serra nas Ilhas Cayman?

por outro lado, vcs protegem seus aliados!

acham mnormal o filho de Lula ganhar R$ 5 MM da Telemar...

não dão bola pro esquema q Dilma e Erenice montaram na Casa Civil do Gov Lula...

chamam MENSALÃO de "cx 2"...

como diz o ditado, "hipocrisia pouca, é desperdicio!"

e vcs são muuuuuito hipócritas!

Joel Bento Carvalho disse...

Pirateando, no mais sujo sentido, o programa (humorístico??!!!) de sábado à noite - não vou referir pois seria propaganda enganosa- proponho um mesmo monólogo ao telefone com minha (e creio de todos nós) Presidenta Diiilllma!

Alô Diiilllma!? É o vô Bentinho de Itaara do Rio Grande do Sullll!
Não, não, Bentinho. É. Itaara. Ita a ra! É!
Tá no mapa sim! Não, não, nesses grandões não consta. Mas tá no Gargarejo, gargarejo não, peraí que vou perguntar pra nega véia....
É gulgui, uma coisa assim. Tá lá: I T A A R A!
É um paraíso, tem... É como tu sabes? AH eu te contei!? Não lembro...
Mais deixa pr'á lá, meu assunto é outro! Depois dos meus problemas do coração - fui muito bem atendido no SUS, viu? Gurizada muito boa do HUSM, manda mais dinheiro preles que eles fazem chover - mais isso é conversa para outra hora, como tava te dizendo, depois deles... dos problemas... do coração Dillllma! Eu é que sou velho e tu que não escuta?
Tá vou começar pelo principio, depois que saí do hospital, aqui da Universidade, não tinha absolutamente nada para fazer, então minha filha mais nova me falou: véio, tu está só coçando o saco, porque não enche o saco dos outros? Como assim - inventa um brogue, bregue, blogueer, é, é isso mesmo! Como tu é inteligente, adivinha as coisas, meu pai era assim, o que ele não sabia, adivinhava!
Intão, comecei escrevendo num blogue que inventei cujo título é blogue do Senta a Pua, cujo o símbolo é o Quero-quero, o sentinela dos pampas, lanceiro que tem duas puas nas asas. É. É. Não mexam com ele, que quando ele alardeia e alça voo, sai de baixo. Lembra de 1961??? Isso que naquela época não tinha Ternet, era quase só na base do pombo-correio. E esses que tão fazendo tudo igualzinho o home da "lurdinha", conseguiu matar o Getúlio, não foi contra o JK, porque mamou nas tetas! Sei, por saber, por saber olhar e ver. O fornecedor de areia não comprou uma empresa de aviação???? Mais tu não me deixa falar, fica perguntando! Depois foi a chorumela de 1961 a 1964.
Pois bem, no meu blogue,quer o endereço? http://blogdosentapua.blogspot.com, inda bem que minha filha tava por perto se não não conseguia dizer. Ela tava me assoprando!
No meu blog eu tinha falado
-Gostei do desfecho e da decisão da nossa Presidenta. Não é com falácias que se faz política. É um divisor d'águas. Um cala-te boca para a imprensa, a oposição desarvorada e até, por que não, ao fogo amigo da base aliada! Parabéns Presidenta, os blogueiros estão contigo!!!!! - quando saiu uma nota oficial -http://blog.planalto.gov.br/nota-a-imprensa/trackback/ - sua! Fiquei tão contente que fiz de tudo para descobrir esse teu telefone para te dar força.

Mas agora, vai ser uma barra, como diz minha filhota, desfazer o desalento da base blogueira. Cheguei criar no twuiste, tuviste, ãh , tuiter é, é o pipilar, @nopassaranbr pra desancar o pulguedo. Mas não, tu deixaste o menino desabrigado. Na próxima vez acalca o garrão na terra e firma bem pra dar um talagaço de enfiar a cucharra na grama presses passarinhos todos.
Saiba que podes contar conosco. É, é com os blogueros todos! Não quero passar o que passamos de novo!
Ah Dillllma,uma fofoquinha que eu queria saber se é verdade! Tás namorando o... o... FHC, pronto falei, agora vou ter que lavar a boca... é a minha mãe me ensinou que quando dizia alguma porcaria, tinha que lavar a boca... Ah esse é um assunto pra outro dia? Ta bem, ta bem, foro íntimo, bem como ele dizia, é foro íntimo, prove! e calava todo mundo, e as semvergonhices correndo solta... Mas tá bem, no coração não se manda, né. Com tanta gente boa por aí...
Tá não vou me intrometer mais, mas vou inticar de vez em quando...
Um grande quebra costelas do tamanho do Rio Grande...

Marina Xavier disse...

Estou entrando em contato para poder ter informações sobre veiculação no blog de vocês.
É possivel fazer veiculações no blog?

Aguardo contato.

Desde já grata.
(marina.xavier@leiaute.com.br)

Mel disse...

Dilma é da elite e quer fazer parte dela, por isso se curva e janta com o CHEFE DO GOLPE enquanto eles fazem a cruzada contra ela. É a síndrome de Estocolmo e isso é uma doença grave que pode levar a vítima à morte.

Por outro lado, um ministro que não tem competência para ADMINISTRAR o ministério e assina contrato com ONGs de fachada deixando milhões irem para o bolso de ladrões, não podia ficar.

É a lei: olho por olho, dente por dente. Não tem solução para esse governo. Tá tudo dominado.

Anônimo disse...

Excelente texto!!! Disse tudo, essa mídia nativa é cruel, sádica, mafiosa, criminosa e abjeta.

Elisa.

Luciana disse...

Para o amigo.

"Oblogo disse...
Miro, Afinal quem derrubou o Orlando?
Foi o PM ou o Ricardo Teixeira? Ou os dois?"

Gostei bastante da sua pergunta.E digo:
Foram eles, mais a Casa Grande da Bahia(ACM), mais a Globo, mais a Record (PHA) e alguns de nós que ficamos contra a Presidenta.
Se ela não contar com o nosso apoio, não poderá fazer nada. A
aposta deles é essa.
E a aposta de FHC é que está namorando firme.(macho caduco total).

Quem disse que ela queria que ele saísse? Só o PIG que publicou a demissão umas 15 vezes. E nós fizemos oque? Repercutimos as "verdades" que eles plantam.

Mais estratégia, meus amigos e menos afobação.

Tobias Reis O. LLory disse...

uia...

censuraram meu comentário nesse santuário democrático?

q triste!

ps: se o comentário se perdeu, avisa q eu mando novamente! rsrs

MARCO disse...

Caro Miro como sempre disse tudo, é triste como a coisa vai, o quarto poder já se tornou o primeiro e presidir um pais se tornou inconstitucional assim prega o STF nesse governo claro! até juiz vira fiscal em obras quanta eficiencia da justiça é igualzinho a China que para obra todo dia? a midia testou ate onde poderia ir nesse govesrno e percebendo que o latifundio Brasil era o mesmo dantes e sendo só faz comemorar e gargalhar riem da pobresa da mobilização dos partidos aliados e governo Dilma; um pais sem miseria financeira dirigido de fato por ideais direitistas é o nosso destino pobre povo de bolso cheio e cabeça vazia seremos; a midia todo dia costura os tecidos do pensar nacional os jovens veem um pais sob os lentes ofertadas pela midia no formato mais ditatorial ate que nos idos dos anos 70 pois sofisticou-se a canalhice e aumentou os seus lambe botas e assim se encaminha a passos rapidos para o gran final quando sem precisar ter o exercito na rua se muda um governo e depois se prova nas bancas de jornal que bem fizeram a nação, desagero? aposto meu salario se não sendo o governo Lula o que foi já o teria destituido, o projeto segundo tempo do ministerio é revolucionario porisso a midia quer a sua morte afinal o esporte eleva o conceito proprio da propria cidadania e é justamente o que não querem os dominantes, acorda PT!!!!.

Tobias Reis O. LLory disse...

"...que ela “investiga”, sempre de forma seletiva (blindando seus capachos); tortura (seviciando, inclusive, as famílias das vítimas); usa testemunhas “bandidas” (como um policial preso por corrupção, enriquecimento ilícito e suspeito de assassinato); julga (sem dar espaço aos “acusados”); condena (como nos tribunais nazistas); e fuzila!"

mas não é exatamente o q vcs fazem, protegendo seus aliados e tentando destruir seus adversários?

e o movimento "FORA FHC"?

e as "provas irrefutáveis" da corrupção nas privatizações?

e o dossiê q "denunciava" as contas do Sergio Mota, FHC e Serra nas Ilhas Cayman?

por outro lado, vcs protegem seus aliados!

acham mnormal o filho de Lula ganhar R$ 5 MM da Telemar...

não dão bola pro esquema q Dilma e Erenice montaram na Casa Civil do Gov Lula...

chamam MENSALÃO de "cx 2"...

como diz o ditado, "hipocrisia pouca, é desperdicio!"

e vcs são muuuuuito hipócritas!

Mauro Assis disse...

Srs, mas a Folha não mostrou um documento assinado pelo ministro em que ele dá um enorme refresco a uma das ONG do "bandido", que já era naquele momento investigado por fraudar convênio anterior?

Esse já foi é tarde...

Alexandre Figueiredo disse...

Miro, tem documentos novos do Wikileaks citando William Waack como informante dos EUA. Pesquise.

Helinha disse...

DILMA, DEVOLVE A FAIXA PRO LULA.

Anônimo disse...

O próximo da lista é o Hadadd

Zé Luiz Pompe disse...

Excelente texto. Reforçando, vale citar que o ACM (Neto) representa uma "metástase" de um câncer maligno (ACM)que morreu, mas deixou suas raízes mortíferas...

Unknown disse...

A pauta do governo

As campanhas vitoriosas para sediar a Copa e as Olimpíadas fortaleceram Orlando Silva (embora não fosse o maior responsável por elas), mas ocultaram temporariamente o fato de que os desafios vindouros exigiriam alguém reconhecido no meio, com respaldo popular e influência na base governista. Quando ficou evidente que a visibilidade e o poder eram excessivos para seu cacife político, o ex-ministro tornou-se alvo fácil de qualquer ataque bem orquestrado pela imprensa oposicionista.

A fragilidade das acusações que o derrubaram e a inação do Planalto (muito particularmente das lideranças petistas) durante sua fritura pública bastam como evidências desse isolamento. A reação tardia da militância comunista, culpando a antiqüíssima pusilanimidade do governo federal perante o noticiário calunioso, atinge apenas um sintoma da enfermidade que se agravou em silêncio nos últimos anos.

A euforia dos analistas com a renúncia, equivalente à indignação que vociferam contra os eventos esportivos organizados no país, revela o peso estratégico da pasta. Mas falta-lhe uma estrutura de comunicação eficaz que responda aos previsíveis golpes baixos da mídia corporativa. Falta estruturar e fortalecer o comando estatal responsável pela Copa do Mundo, fornecendo um contraponto à altura da CBF e da Fifa, cujos métodos conhecemos bem. Falta, enfim, estabelecer uma agenda própria, imune à pauta negativa que os veículos já se acostumaram a ditar.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

Zona Negativa disse...

Miro,
Concordo com quase tudo exposto na matéria. Minha grande ressalva é a respeito do se criticar o fato do acusante ter ficha policial. Como se isso tirasse o direito dele denunciar algum crime.
Desmerecer ou tirar o direito de denuncia de qualquer cidadão também é uma atitude arbitrária e antidemocrática.
Pelo menos em teoria, todos são iguais perante a lei.