sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curso do NPC completa 17 anos

Por Sheila Jacob, no blog do Núcleo Piratininga de Comunicação:

Sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do Brasil se reúnem anualmente no Centro do Rio durante o Curso Anual do NPC. Há quase duas décadas o encontro é referência para todos aqueles interessados em pensar o papel central da mídia na disputa de hegemonia. O professor Dênis de Moraes em depoimento no Facebook afirmou ser o Curso do NPC o congresso de mídia da esquerda brasileira. Neste ano o Curso, que chega à sua 17ª edição, ocorre entre os dias 16 e 20 de novembro, e tem como tema central Comunicação e hegemonia num mundo em ebulição.


Os coordenadores do NPC apostam na sensibilização dos participantes para a centralidade da mídia tanto para aqueles que pretendem perpetuar as injustiças do mundo quanto para os que querem a sua transformação. A atividade busca contribuir para a criação e a melhoria de diversos meios contra-hegemônicos, desde os jornais, revistas e publicações impressas até as muitas possibilidades que, hoje, são oferecidas pela Internet, como o facebook, twitter, blog e outros meios.

Esses cinco dias intensos de reflexões e debates refletem o trabalho diário do NPC, que vem investindo no fortalecimento de uma comunicação produzida pelos e para os trabalhadores, a serviço da construção de uma outra sociedade.

Palestrantes do Brasil e do mundo falam sobre a importância da mídia no século 21

Jornalistas, professores e pesquisadores nacionais e internacionais têm sido convidados para falar sobre diversos temas relacionados à comunicação dentro e fora do Brasil. Neste ano, por exemplo, serão discutidas as mudanças da mídia no mundo latino, árabe e europeu; os ataques da direita brasileira ao Plano Nacional de Direitos Humanos; os desafios para manter a qualidade de jornais sindicais; as experiências atuais de comunicação alternativa; megaeventos e movimentos sociais; o tratamento de temas tabus pela mídia, como o aborto, o machismo, a homofobia, racismo e favelas; e outros assuntos.

Dentre os convidados para o 17º Curso estão os jornalistas espanhóis Ignácio Ramonet (Le Monde Diplomatique) e Pascual Serrano (Rebelion.org), além de referências brasileiras na discussão do tema, como Dênis de Moraes (UFF), Venício Lima (UNB), Silvio Mieli (PUC-SP), Nilton Vianna (Brasil de Fato), Raimundo Rodrigues (Ed. Manifesto), Altamiro Borges (Centro Barão de Itararé), Beto Almeida (Telesul), Renato Rovai (Fórum), Laurindo Leal (EBC), Paulo Donizetti (Revista do Brasil), dentre outros.

A primeira mesa é destinada à lembrança dos 140 anos da Comuna de Paris (1871 – 2011), momento em que, nas palavras de Karl Marx, “os trabalhadores tomaram o céu de assalto”. Antes, na abertura do encontro, o professor Victor Neves contará a história do hino A Internacional, cantado pela esquerda em todo o mundo.

Arte a serviço da transformação

A experiência da Comuna de Paris volta à cena no dia seguinte, 17 de novembro, com a apresentação da peça Os filhos da comuna, com destaque para o julgamento da revolucionária Louise Michel. A encenação será feita pelo Grupo Artes da Ilha do Governador (GATIG – Núcleo Contra-Hegemônico), com direção e autoria de Rodrigo Malvar. Neste dia, a importância da cultura na batalha de hegemonia é tema de um dos debates, no qual haverá a participação do músico Marcelo Yuka e de Sérgio de Carvalho, diretor do grupo teatral paulista Companhia do Latão.

Oficina com o mestre Gaudêncio Frigotto (UFF)

Além de palestras, os cursos do NPC promovem oficinas sobre os mais variados temas. Neste ano, uma delas será uma conversa sobre Comunicação e Educação com o professor Gaudêncio Frigotto (UFF). Outros temas são diagramação de jornais, revistas e cartilhas; redes sociais na Internet; rádios comunitárias e linguagem.

Lançamento de livros

Haverá, ainda, relançamento de livros durante o encontro, como A beleza impossível – mídia, mulher e consumo, de Raquel Moreno, e Dos Barões ao Extermínio: uma História da Violência da Baixada Fluminense, do professor José Cláudio de Souza Alves. No domingo, encerramento do curso, haverá, como de costume, cinema. Será exibido e debatido o premiado documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski. O filme é sobre a participação das empresas na implantação da ditadura civil-militar no Brasil. O jornalista de O Globo, Chico Otávio, falará na ocasião sobre a série de reportagens sobre o atentado do Riocentro. O jornalista e escritor Alípio Freire e o professor da Unicamp, Reginaldo Moraes, também participam deste debate. Para saber mais sobre este e os demais cursos do NPC, basta acessar a página e o blog do NPC: www.piratininga.org.br e http://blogdonpc.wordpress.com

Inscrições

Para fazer sua inscrição, solicite a ficha pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. Restam pouquíssimas vagas. Há dois tipos de inscrição: Com estadia (R$ 990,00) e sem estadia (R$ 550,00). A hospedagem é em apartamento duplo no Hotel Itajubá e Hotel OK (ambos na Cinelândia), das 12h do dia 16/11 e às 12h do dia 20/11. Todas as inscrições dão direito a almoço e ao material do curso (pasta, apostila e bloco). Nos dias 17, 18 e 19/11 haverá lanche. O jantar não está incluído.

Informações pelos telefones: (21)2220-5618 e 2220-4895.

0 comentários: