quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Datena é condenado a indenizar ateu

Do sítio Sul 21:

No último dia 12 de setembro, a juíza Márcia Rezende Barbosa de Oliveira, da 3ª Vara Cível de Taubaté, condenou a TV Bandeirantes e o apresentador José Luis Datena a indenizarem Sisenando Calixto em R$ 10 mil. Calixto é ateu e se sentiu ofendido por declarações de Datena no programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, no dia 27 de julho de 2010. No programa, o apresentador dedica vários minutos ligando crimes hediondos ao ateísmo. Os réus recorreram no mês de outubro e o recurso de apelação ainda não foi julgado.



O autor da ação, que faz parte do conselho jurídico da Liga Humanista Secular do Brasil, chegou a propor acordo à emissora e ao apresentador. Ele retiraria a ação se fosse lida uma retratação aos ateus no programa. O acordo não foi aceito.

A Bandeirantes tentou se isentar das declarações do apresentador. Os réus também tentaram dizer que o autor da ação não podia ser indenizado porque as declarações eram genéricas. Para a juíza de primeira instância, restou provado que o autor era ateu, pelo depoimento de várias testemunhas e ela também rechaçou que as declarações do apresentador pudesse ser apenas uma crítica.

“Não há como qualificá-las como mera crítica, porque não expressam juízo fundamentado, cuidando-se de ofensas gratuitas (…). Elas se apoiam exclusivamente num pensamento preconceituoso”, disse. E ressaltou que a conduta de Datena não estava amparado no direito à liberdade de informação porque as declarações externaram apenas “opinião pessoal, preconceituosa e ofensiva, sem caráter informativo”.

Ela também rechaçou a tentativa da emissora de se eximir da conduta de seu empregado. A juíza afirmou que a Bandeirantes forneceu subsídios para que fosse feita inclusive uma enquete, que perguntava se o telespectador acreditava ou não em Deus, que, segundo Datena, serviria para provar “que o bem é maioria”. Além disto, anotou a juíza, a emissora não esclareceu aos espectadores que se tratavam de “afirmações absurdas”.

* Com informações do blog Bule Voador.

9 comentários:

Vera Campana disse...

Como pode um jornalista vir à TV para falar mal de quem é ateu.Além de ditador, o Datena deve ser muito burro.Tá parecendo coisa da inquisição.Isso existe?

Blog Rogerio Schneider disse...

É uma pena que o Datena tenha sido condenado.
.
Embora não se deva generalizar, uma coisa é certa. Geralmente os que pisam no pescoço dos outros são ateus.
.
Ateus são verborrágicos em atacar a existência de Deus, mas a maioria deles pouco contribuem com atitudes solidárias.
.
Ao longo de toda minha vida, jamais soube de qualquer ateu que cuide de menores abandonados, leprosos, pessoas em condição de vulnerabilidade social, idosos, dementes, pobres em geral. Este tipo de trabalho geralmente fica por conta de pessoas que CRÊEM EM DEUS, pois Dele provêm a valorização da vida.
.
Ateus falam muito, mas não nada a mostrar.

Luis R disse...

Boa, essa eu gostei. Aliás nessa emissora o que mais há é precoonceito e racismo a título de jornalismo ou humor. Se tiver estômago para assistir a um tal de Danilo Gentili, vc saberá o que é agressão gratuita.

Anônimo disse...

Um trabalho genial de um jornalista da Folha de São Paulo,um hilário vídeo que vai fazendo furor na internet:
http://www.youtube.com/watch?v=NGLKBX-Cno4&feature=youtu.be
Se prestarmos bem atenção, veremos que o jornalista da Folha de São Paulo que fez esse vídeo é um gênio na sátira, zombeteiro como ele só.
As tomadas são ótimas,a movimentação da câmera dá o recado.Tem cenas à la Federico Fellini, como a da senhora que fala sobre as máfias chinesas, japonesas, russas, venezuelanas e das FARC por trás das manifestações de estudantes da USP, organizando tudo, orquestrando tudo.
E o final do vídeo é mais do que genial, com uma serviçal limpando o chão, sobre o qual as socialites deixaram cair cinzas de cigarro,restos dos docinhos e brioches e café, esse, derramado generosamente.
Maria Lucia

LÚCIDO disse...

Blog Rogerio Schneider disse...

"Ao longo de toda minha vida, jamais soube de qualquer ateu que cuide de menores abandonados, leprosos, pessoas em condição de vulnerabilidade social, idosos, dementes, pobres em geral."


VC PRECISA CONHECER DR. DRÁUZIO VARELLA,ATEU E TEM UMA SOLARIEDADE IMENSA,EXEMPLO DE FILANTROPIA.

Anônimo disse...

Blog Rogerio Schneider disse...
você rogério é um crente hipócrita que se acha melhor que os outros mais vocês crentes só praticam coisas sem sentido e ainda ficam se bem dizendo esperando recompensa de num ser imaginário

Anônimo disse...

Não sou ateu, mas acho os ateus mais humanos do que os religiosos. E não vou questionar o que Rogério Schneider comentou, porque ele é muito preconceituoso.

douglas yamagata disse...

Esse Programa de TV é puro sensacionanlismo. Tenho asco desse tipo de programa que explora a desgraça alheia. Acredito em Deus e acho que o ateu que processou o Datena está certo.

Com relação sobre a questão se os ateus ajudam ou não ajudam a sociedade é um debate que não merece muita discussão.

O que posso dizer, é que conheço muitas pessoas que vão aos rituais religiosos e se dizem tementes a Deus, mas no dia-a-dia são hipócratas e muito menos solidárias que muitos ateus que conheço.

Anônimo disse...

Blog Rogerio Schneider disse...

"Ao longo de toda minha vida, jamais soube de qualquer ateu que cuide de menores abandonados, leprosos, pessoas em condição de vulnerabilidade social, idosos, dementes, pobres em geral."


Óbvio que não, mas você Rogerio Schneider, na qualidade de um religioso, deveria saber de cor a velha justificativa de que "a ausência de evidência não é evidência de ausência" .

Isso pode ser verdade também para as qualidade filantrópicas de pessoas atéias, mesmo porque, diferente dos cristãos que gritam aos quatro ventos que estão fazendo isso ou aquilo em nome de Deus, ateus não atribuem ao ateísmo os seus atos de bondade.

Ateístas, obviamente, não formam grupos ou instituições para compartilhar sua falta de crença, como os religiosos fazem.
Portanto, não faz sentido comparar os feitos filantrópicos da igreja ou qualquer outro grupo religioso com os feitos de um indivíduo qualquer que não se relaciona com um grupo de pessoas (até porque é injusto).

Mesmo assim, se você se propuser a pesquisar sobre a vida de algumas boas personalidades filantrópicas poderá se surpreender. Ateus, muitas vezes, são grandes humanistas e os que me vêem em mente agora são Bill Gates (doou grande parte da fortuna) e Angelina Jolie (essa é difícil de tirar da mente lol).