domingo, 13 de novembro de 2011

Festa na Itália vai durar pouco tempo

Por Altamiro Borges

Os italianos saíram às ruas neste domingo (13) para comemorar a renúncia do premiê Silvio Berlusconi. Em Roma, em frente ao palácio do governo, cantores e instrumentistas de música clássica interpretaram "Aleluia", de Handel. Já os populares aproveitaram para esculhambar o fascistóide bravateiro, que se projetou na política graças ao seu império midiático.


A festança é plenamente justificada. Afinal, nos 17 anos em que exerceu por três vezes a função de primeiro-ministro (1994/95; 2001/05; e 2008/11), Berlusconi aumentou sua fortuna pessoal e afundou o país numa das mais graves crises econômicas da sua história. Além disso, transformou a “Itália num bordel”, com suas orgias milionárias e incontáveis escândalos de corrupção.

O papo furado do “governo técnico”

Mas a alegria não deve durar muito tempo. Berlusconi só deixou o cargo após fazer o seu último trabalho sujo: a aprovação do “pacote de austeridade”, que aumenta impostos, congela o salário dos servidores públicos até 2014 e eleva a idade da aposentadoria. O objetivo aparente é reduzir a dívida pública, que atinge 121% do PIB. Na prática, o plano visa salvar os banqueiros e a elite rentista.

Para piorar, o presidente Giorgio Napolitano confirmou hoje a indicação do tecnocrata Mario Monti. O papo da mídia rentistas é que ele fará um “governo técnico”. Papo furado! Na prática, o novo premiê radicalizará a orientação neoliberal dos governos anteriores. Como ex-comissário da União Européia, um de seus projetos mais polêmicos foi o da desregulamentação financeira.

“Novo governo aprofundará o neoliberalismo”

O detestado Berlusconi já anunciou que dará total apoio ao novo premiê. Os partidos de centro e direita inclusive já foram convidados a participar do futuro gabinete de “união nacional”. Napolitano insiste que o momento é de unidade. “Precisamos adotar medidas urgentes, começando com aquelas já acordadas com a União Européia. Precisamos restaurar a confiança dos investidores”.

Para o ítalo-brasileiro José Luís Del Roio, que já foi senador na Itália pelo Partido da Refundação Comunista (2006-08), a tendência é de dias ainda mais turbulentos naquele país. Em entrevista ao jornalista Marcel Gomes do sítio Carta Maior, ele prevê que “o novo governo pós-Berlusconi aprofundará o neoliberalismo”. Reproduzo alguns trechos da entrevista:

*****

E o governo [Berlusconi] acabou caindo por conta da crise...

Pois é. É claro que estou felicíssimo com isso e com o fim da "boldelcracia" no país. Tínhamos um governo desqualificado internacionalmente. Agora teremos outro, feito por homens educados, engravatados, que falam línguas, mas será terrivelmente neoliberal. É uma visão extremamente equivocada para resolver a crise. A política econômica que eles desejam aplicar resultará na destruição do sistema de bem-estar social e na desaceleração econômica, que não colaboraram em nada para a redução da dívida. Se reduzirmos a arrecadação de impostos, a dívida pública em relação ao PIB só poderá aumentar. A Itália deve hoje 120% de seu PIB, e isso poderá chegar a 130%, 140%, 150%... O céu é o limite.

Na Grécia, os efeitos da crise têm sido terríveis no dia-a-dia das pessoas, com desemprego e corte de salários. Como a crise tem afetado a vida dos italianos?

A Itália ainda não chegou à situação da Grécia, e eu espero que não chegue. Mas há problemas graves, como a desocupação crescente, sobretudo entre jovens. A faixa etária de 26, 27 anos enfrenta 40% de desemprego. Isso é um drama. Primeiro do ponto de vista econômico, porque são pessoas que não produzem e nem consomem. Segundo, do ponto de vista da esperança. Metade da juventude italiana não tem perspectiva e fica em casa sem fazer em nada ou acaba imigrando. Outro problema trazido pela crise atinge os funcionários públicos, já que o governo decidiu impor-lhes quatro anos sem reajuste de salários. Além disso, os que se aposentam não poderão sacar um tipo de fundo de garantia por tempo de serviço que beneficia o funcionalismo italiano.

0 comentários: