sábado, 24 de dezembro de 2011

Presente de Natal: fim dos feriados

Por Altamiro Borges

No reino consumista do Natal, a mídia privada difunde a imagem de que está tudo ótimo no capitalismo. Todos compram e vivem em paz e harmonia no mundo do consumo. Mas não é bem assim. Que o digam os trabalhadores da Europa, que terão um dos piores natais das últimas décadas – enquanto os banqueiros são socorridos com 1,2 trilhões de reais dos cofres públicos.

Um caso dramático é o da Espanha. Nesta semana, tomou posse o novo premiê, Mariano Rajoy, do direitista Partido Popular (PP). De cara, ele anunciou um pacote de corte de gastos sociais de 16,5 bilhões de euros (quase R$ 40 bilhões), que inclui a suspensão das contratações no setor público e novas medidas de flexibilização das leis trabalhistas, inclusive com o fim dos feriados.

Recorde de desemprego

A proposta do novo governo neoliberal é a de cortar as chamadas “pontes festivas”, os dias emendados de feriados no meio das semanas. Outro golpe nos direitos trabalhadores será a supressão das regras que permitiam a antecipação das aposentadorias e a manutenção da lei que elevou a idade para se aposentar – de 65 para 67 anos.

A Espanha é uma das principais vítimas da crise capitalista na Europa. Ela ostenta o maior índice de desemprego no velho continente – 22,5%. Entre os jovens, a taxa supera os 40%. Não há qualquer expectativa de melhora nos próximos anos. A economia deverá ter um crescimento próximo de zero em 2012. O Natal dos trabalhadores espanhóis não aparece nas telinhas da televisão!

1 comentários:

Anônimo disse...

feliz natal, miro e sandra
eduardo guimarães