segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Abertura do Fórum Social-2012

Por Marcel Gomes, no sítio Carta Maior:

A cinco meses do início da Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável marcada para o Rio de Janeiro, as organizações envolvidas com o processo do Fórum Social Mundial darão início, nesta terça-feira (24), a uma edição do encontro especialmente voltada para as discussões sobre a crise financeira e o debate ambiental.



O Fórum Social Temático 2012 acontence entre 24 e 29 de janeiro em Porto Alegre, tradicional sede do encontro, e outros três municípios da região metropolitana - Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Sem pretensão de ser uma reunião global, o FST receberá, mesmo assim, centenas de estrangeiros. A presidenta Dilma Rousseff também virá, ao lado de sete ministros, para atividades sobre a crise internacional, o combate à pobreza e a Rio+20.

O Fórum Temático terá 900 atividades, entre palestras, oficinas, seminários e apresentações artísticas. O ponta pé inicial ocorre às 8h30 desta terça-feira (24), com uma palestra de José Graziano, recém-empossado diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no Palácio Piratini.

A atividade se insere no colóquio "A importância da sociedade civil para a Segurança Alimentar e Nutricional", que contará com a participação, entre outros, do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Ainda pela manhã, terá início o Fórum Mundial de Educação, que ocorre paralelamente ao Fórum Temático. A mesa de abertura, sobre os impactos da "crise capitalista sobre o mundo da educação", ocorre a partir das 9 horas em espaço da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participam, entre outros, Aminata Diallo Boly (Icae, Burkina Faso), Pablo Gentili (Flacso, Argentina/Brasil) e Nélida Cespedes (Ceaal, Peru).

Um dos eventos mais aguardados do Fórum Mundial de Educação ocorrerá no dia 27, quando acontece um debate entre a militante estudantil chilena Camila Vallejo, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos e a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Na tarde de terça-feira, a partir das 15 horas, começa a concentração popular para a marcha de abertura do Fórum Temático, na frente do prédio da Prefeitura de Porto Alegre. A marcha partirá às 17 horas pela avenida Borges de Medeiros, em direção ao palco do Anfiteatro Pôr-do-sol, às margens do Guaíba. Às 19 horas, têm início as apresentações culturais, com diversos grupos musicais, entre eles a banda de reagge Tribo de Jah.

O credenciamento dos participantes estará aberto desde às 13 horas de terça-feira, no Armazém 6 do Cais do Porto. Deve-se levar um documento de identificação com foto e o comprovante de depósito ou transferência do valor da inscrição, de R$ 20. Quem não fez o pagamento por via bancária poderá realizá-lo apenas em dinheiro no momento do credenciamento.

1 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Um evento que certamente terá o que acrescentar,o momento é oportuno, para conscientizar o Brasil.
wwwsabereducar.blogspot.com