domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bombeiros expulsam a TV Globo



Por Altamiro Borges

Na manhã deste domingo (12), cerca de 200 bombeiros e familiares expulsaram uma equipe da TV Globo que fazia a cobertura de um protesto em Copacabana, no Rio de Janeiro. Revoltados com as manipulações da poderosa emissora, que criminaliza e demoniza qualquer luta dos trabalhadores, os manifestantes gritaram "Fora Globo" e comemoraram quando o veículo deixou o local.



Um cordão de isolamento foi formado para evitar atos de violência, que serviriam para novos ataques à greve dos policiais militares e bombeiros cariocas. Os mais exaltados foram contidos, evitando-se provocações. A atitude foi justíssima. Afinal, os trabalhadores da Rede Globo não são culpados pelas distorções na edição dos telejornais da emissora. Como trabalhadores, eles devem ser respeitados!

Lula e as greves do ABC

Em 1980, durante a histórica greve de 41 dias dos metalúrgicos do ABC paulista, a TV Globo também foi alvo de tensos protestos. Numa de suas edições, o Jornal Nacional exibiu cenas gravadas antes da paralisação com a linha de montagem da Volkswagem em pleno funcionamento. No mesmo programa, mostrou o estádio de Vila Euclides antes do início da assembléia, ainda com poucos presentes.

A maldosa edição visou difundir a idéia de que a greve estava esvaziada e que os metalúrgicos tinham sido derrotados. No dia seguinte, os operários revoltados investiram contra os veículos e câmeras da TV Globo e tentaram agredir a sua equipe de profissionais. Do palanque, Lula advertiu que eles também eram trabalhadores e que não eram culpados pelas sacanagens da família Marinho. Os grevistas entenderam o recado e evitaram o confronto, que serviria apenas aos generais de plantão e à TV Globo.

Dias depois, os jornalistas passaram um abaixo-assinado pela redação da emissora criticando as edições manipuladas contra a histórica greve dos metalúrgicos. Os grevistas usaram a inteligência em sua luta e os jornalistas da TV Globo, naquele tempo, demonstraram dignidade e ética na profissão.

5 comentários:

Guilherme Marcatti Vizane disse...

Lamentável! Ditadura começa assim. O povo é que elege ditadores. Esse tipo de manifestação é sinônimo de intolerância e radicalismo. Não é bom sinal. Não se mudam coisas assim.

alex disse...

Miro e Navegantes: vejam isso

Carmen Sampaio: “Pinheirinho, show de horror não acaba nunca”

por Conceição Lemes - 12 de fevereiro de 2012 às 9:08 (Viomundo)

O Dr Marcio Sotelo Felippe, procurador do Estado de São Paulo, enviou-me por e-mail esta dica:

Dá uma olhada nesse vídeo. Terrível. Acho que é um documento e tanto. Foi feito por uma moça chamada Carmen Sampaio, que vai todos os dias lá levar ajuda humanitária.

Conferi. Cenário de catástrofe. Um show de horror, mesmo.
http://www.youtube.com/watch?v=hV2n-7gbTPs&feature=player_embedded

Trechos:

“O Pinheirinho não era uma favela com barracos de madeira. Eles tinham casa de alvenaria, com fogão, geladeira, TV, móveis, etc. Agora, estão na miséria, amontoados em espaços insalubres, sem nenhuma privacidade, dormindo no chão. Num dos abrigos, há apenas TRÊS banheiros para mais de mil pessoas”.

“Há muitas grávidas e muitas crianças; estas ficam ao léu, pois não têm espaço adequado para brincar. Vi criança chorando de fome”.

“Estão desesperados pois o aluguel social é inferior aos valores cobrados na região. Além disso, imobiliárias exigem dois, três meses adiantados, que eles não têm como pagar. Alguns estão caindo na bebida”

(CONTINUA)
http://www.youtube.com/watch?v=hV2n-7gbTPs&feature=player_embedded

josé lopes disse...

Infelizmente quem foi expulso não foi a TV.Globo e sim, os profissionais que estavam ali exercendo o livre direito de realizar seu trabalho. Entendo o clamor da multidão mas, tinha que sobrar para alguém. Sinceramente, fiquei com pena dos profissionais e temi pelo pior. Se querem fazer manifestação deste tipo, que o façam na porta da TV como fizeram os petroleiros em 1995, se não me engano. Não estou a favor da Globo mas acho que os profissionais que estavam fazendo a cobertura da manifestação não mereciam passar por aquele sofrimento.

Alberto disse...

Não sei não, a Globo anda "puxando o saco" do PT! Deve estar "rolando grana" nesta história...

vanessa disse...

denigrir a imagem de trabalhadores que estao exercendo seu direito de greve é realmente lamentavel! as emissoras imbuidas nessa sociedade capitalista de lucro e insividualismo, ferem os direitos dos cidadaos visando o beneficio proprio, quando, na verdade, deveriam unir-se a eles em prol da causa trabalhista!