domingo, 22 de abril de 2012

Datafolha e o desespero demotucano

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) representou uma ducha de água fria nas pretensões da oposição demotucana, que vive o seu inferno astral e teme pela extinção. Apesar da artilharia midiática da operação “derruba-ministro”, a presidenta Dilma Rousseff bate recordes de popularidade e, pior para a direita, o ex-presidente Lula confirma sua posição de liderança inconteste.
A popularidade do governo Dilma subiu de 59%, em janeiro, para 64%. A pesquisa também indica que ela venceria fácil uma nova eleição contra José Serra. A sua votação subiria dos 56,05% obtidos no segundo turno de 2010 para 69%. Já a votação do tucano despencaria de 43,95% para 21%. Dos que votaram nele no pleito passado, 52% avaliam a gestão de Dilma como ótima ou boa.

Prestígio em alta de Lula

O curioso da pesquisa é que, mesmo avaliando como positivo os primeiros dezesseis meses do governo Dilma, os entrevistados não se esqueceram do papel decisivo do ex-presidente Lula para tirar o Brasil da desgraceira tucana. Sobre a disputa presidencial de 2014, a maioria (57%) disse preferir o retorno do ex-operário ao Palácio do Planalto. Dilma surge com 32% da preferência.

Os números do Datafolha – também apelidado de DataSerra pelos vínculos deste grupo midiático com os tucanos – confirmam a difícil fase da oposição da direita no país. Com os escândalos de corrupção envolvendo o ex-demo Demóstenes Torres e o tucano Marconi Perillo, PSDB e DEM perderam o falso discurso de paladinos da ética. Estão mais sujos do que pau de galinheiro!

“Da enfermaria para a UTI”

A única chance de sobrevida da direita partidária é que a crise capitalista mundial vire um tsunami no Brasil. Por isto, a oposição demotucana aposta as suas fichas no “quanto pior, melhor”. Dane-se o povo brasileiro. Mas nem isto está colando. A pesquisa mostra que 49% dos entrevistados acham que a situação econômica do país vai melhorar; apenas 13% acreditam num agravamento da crise no Brasil.

Segundo o próprio Josias de Souza, blogueiro da Folha, a pesquisa mandou “a oposição da enfermaria para a UTI”. A direita nativa – que não está representada apenas nos falidos PSDB e DEM – precisará reavaliar a sua tática. A tendência é que ela radicalize ainda mais a sua postura, apostando em todo tipo de baixaria. A CPI do Cachoeira e o julgamento do chamado "mensalão" serão os palcos desta disputa encarniçada. 

4 comentários:

Marcelo Delfino disse...

Nenhuma palavra neste texto a respeito da bandalheira da Copa 2014 e da Olim Piada 2016. Com participação da Delta.

De qualquer forma, o lulismo será sucedido por algo fora do demo-tucanismo. Mas é difícil fazer essa cambada simpatizante do demo-tucanismo entender. Teremos que desenhar pra eles.

Anita Kairuz disse...

Lula é o maior líder brasileiro! O povo jamais o esquecera Ele estará para sempre no coração dos brasileiros, principalmente, os mais humildes !
Quanto à oposição é jornal de ontem !

RLocatelli Digital disse...

E isso porque ainda não começou a CPI. Na hora em que Demóstenes, Roberto Civita, Policarpo e outros vierem depor, a coisa vai ferver para o lado da oposição. Como disse Lula: "doa a quem doer". Lula sabe em quem doerá mais.

Anônimo disse...

Bandalheira da Delta? O tucano de bico curto omite as obras da Delta contratada durante o governo Serra pela Dersa, via Paulo Preto, com o Nova Marginal. Essa tucanalha é ridícula.