domingo, 29 de abril de 2012

Efeitos do tuitaço da conta de luz

Por Altamiro Borges

Na última terça-feira (24), milhares de internautas protestaram contra um roubo de R$ 7 bilhões nas contas de energia elétrica. A hashtag “erronacontadeluz” ficou em primeiro lugar no twitter. A manifestação virtual foi organizada pela Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, composta pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Fundação Procon SP, ONG Proteste e pela Federação Nacional dos Engenheiros.


Durante sete anos os consumidores foram lesados por um “erro” de cálculo das empresas de energia elétrica, o que gerou lucro indevido de R$ 1 bilhão ao ano! Somente em 2007, o Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que o furto ocorria desde 2002. A partir de 2010, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) corrigiu as tarifas, mas decidiu não cobrar das poderosas empresas a reposição dos valores devidos.

Na sexta-feira, porém, a Aneel anunciou que poderá exigir que a AES Eletropaulo devolva parte da grana surrupiada. A empresa é responsável por atender 6,5 milhões de consumidores em 24 municípios de São Paulo. A previsão é que essa devolução ocorra como compensação nas contas de luz futuras. Esta seria a forma da empresa “compensar os seus consumidores por ter recebido ao longo de um ano valor além do patamar certo”, relata a Folha.

1 comentários:

Sérgio Adriano Cambraia Moreira disse...

Gostei da notícia.
Agora, vamos cuidar para ver se duas palavras que você usa no texto sejam deixados de lado (previsão e poderá). Referindo-me as empresas que devem pagar pelo "roubo". E, em outro texto, você possa afirmar com o verbo: pago.