quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Globo teme “águas turvas” da CPI

Por Altamiro Borges

Em editorial hoje (26), o jornal O Globo se mostra bastante preocupado com o rumo das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), composta por senadores e deputados federais, que vai apurar as criminosas ligações do mafioso Carlinhos Cachoeira com o ex-demo Demóstenes Torres, o governador tucano Marconi Perillo e alguns veículos da mídia, entre outras figuras envolvidas.
O periódico da famiglia Marinho, sempre tão excitado com as várias CPIs montadas contra o governo Lula, explicita seu medo já no título: “As águas turvas de uma CPI imprevisível”. Para o jornal, “a CPI que agora começa em Brasília ameaça transformar-se em pororoca, engolindo nomes e reputações”. O Globo nunca se abateu com os assassinatos de reputações. Ele inclusive conta com vários jagunços travestidos de “calunistas”. O que houve? Por que tanta preocupação?

"Supostas intimidades" com a imprensa

No meio do texto, cheio de zigue-zagues, as razões do medo aparecem. Para o império midiático, Lula seria “o grande ator por trás desse processo”, que teria como objetivos atingir alguns dos seus oposicionistas mais raivosos, como Demóstenes Torres e Marconi Perillo, e “perturbar o julgamento do mensalão”. Pior ainda, apavora-se O Globo, o ex-presidente “também gostaria de identificar supostas intimidades entre a imprensa e os vilões da história”.

Supostas? E os mais de 200 telefonemas entre Carlinhos Cachoeira e o editor-chefe da revista Veja, Policarpo Jr. E as relações do mafioso com outros dois “importantes veículos de comunicação”, segundo recente artigo de Mônica Bergamo, da Folha? A mídia tem ou não culpa no cartório? Ela se associou ao crime organizado para interferir nos rumos políticos do país e para defender negócios privados e ilícitos?

A CPI do Cachoeira, se os parlamentares não se acovardarem diante do poder midiático, poderá apurar também estas “supostas intimidades”. É dessas “águas turvas” que a famiglia Marinho está com medo?

4 comentários:

Camilo disse...

Pô mirão, acho que tu foi clínico na análise.Muito boa.

Fernando Moreno disse...

É a hora de derrotar o PIG. o povo brasileiro espera por isso. Que o Governo faça a sua parte.

Anônimo disse...

“a CPI que agora começa em Brasília ameaça transformar-se em POROROCA, engolindo nomes e reputações”

Taí uma imagem bem feita! Afinal, a cpmi é sobre CACHOEIRA de corrupção. Escorrendo por entre as páginas e das telas da midia bandida.

Paulim

josé lopes disse...

Eu fico muito preocupado com o poderio da Globo no meio judiciário. A Globo tem feito nos intervalos comerciais do Jornal Nacional que custa uma fortuna, propaganda de apoio ao Instituto Innovare em uma campanha que premia melhores disso e aquilo, ou seja membros do MP, juízes, advogados etc. Também presta apoio às campanhas promovidas por associações de juízes federais etc. Com que isenção estes juízes julgarão um processo contra as organizações Globo?