sábado, 12 de maio de 2012

Os sete nomes da Comissão da Verdade

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A presidenta Dilma indicou, finalmente, os sete integrantes da Comissão da Verdade – que vai investigar os crimes ocorridos durante a ditadura militar. Chama a atenção o pluralismo: houve a preocupação de indicar pelo menos duas personalidades que possuem (ou possuíram) ligações estreitas com os tucanos - Paulo Sergio Pinheiro e José Carlos Dias. Aliás, ressalte-se que as primeiras iniciativas de “reparações” a presos e torturados pela ditadura foram tomadas no governo de FHC.


As indicações de Dilma reforçam o caráter republicano e suprapartidário da Comissão. Ótima sinalização. O Brasil demorou demais para investigar seu passado durante a ditadura. Mas agora que o faz, parece que escolhe o bom caminho.

O governo Dilma tem recebido muitas críticas pela esquerda em áreas como Cultura, Meio Ambiente, Comunicações. Críticas quase sempre merecidas. Mas parece ter escolhido duas batalhas para travar, sem tréguas: a luta contra os juros (que sinaliza também para por um novo projeto de desenvolvimento, com a defesa da indústria nacional e o enterro do neoliberalismo) e a luta contra os que se recusam a encarar o passado de crimes cometidos na ditadura militar. São tarefas gigantescas, por si só.

Os sete nomes da Comissão

Paulo Sério Pinheiro dedica-se à causa dos Direitos Humanos, com atuação reconhecida internacionalmente. José Carlos Dias foi advogado na época da ditadura e depois Ministro da Justiça de FHC. Os outros cinco nomes indicados por Dilma são:

- Claúdio Fontelles, ex Procurador Geral da República (não alinhado com brindeiros e gurgéis);

- Maria Rita Khel, psicanalista (aquela mesma demitida do “Estadão” em 2010, por se recusar a seguir a linha estrita de apoio a Serra);

- José Paulo Cavalcanti Filho, jurista;

- Gilson Dipp (ministro do STJ, um dos responsáveis pela consolidação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça);

- Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada de presos políticos, defendeu a própria Dilma durante a ditadura).

Sobre as indicações, Luiz Carlos Azenha conversou com Ivan Seixas, que foi preso político e hoje dirige o Condeph (Conselho estadual de Direitos Humanos, em São Paulo).

Ivan elogiou as indicações e contou um episódio que demonstra a coragem da advogada Rosa Maria.

Confira mais detalhes aqui no VioMundo.

0 comentários: