segunda-feira, 23 de julho de 2012

Afiliada da Globo favorece ACM Neto

Por Altamiro Borges

A TV Bahia, afiliada da TV Globo, aproveitou o aniversário de cinco anos da morte do "coronel" Antônio Carlos Magalhães para fazer campanha subliminar de ACM Neto, o candidato dos demos à prefeitura de Salvador, neste final de semana. A emissora exibiu entrevistas e bajulou o ex-governador e ex-senador, um dos principais caciques do DEM. Para o diretório estadual do PT na Bahia, a propaganda deve ser tratada como crime eleitoral. O partido já decidiu entrar com uma representação no Ministério Público Eleitoral.

A direção da emissora ainda não se manifestou sobre o caso. Seus vínculos com ACM Neto são notórios. Na sua declaração de bens, o próprio demo informou que possui R$ 9,4 milhões em quotas da TV Bahia, adquiridas em 2012. Como lembra o portal Terra, a emissora é afiliada da TV Globo desde 1989, quando ACM, então ministro das Comunicações, "convenceu Roberto Marinho de torná-lo sua retransmissora no Estado - configuração que foi fundamental para a manutenção da influência da família Magalhães".

Para Nelson Pelegrino, candidato petista à prefeitura de Salvador, a TV Bahia deu destaque indevido ao rival do DEM, em detrimento de todos os outros postulantes. No geral, a cobertura da emissora tem sido tendenciosa, favorecendo o acionista da afiliada da TV Globo. Os demos apostam todas as suas fichas na eleição do "grampinho" - como ACM Neto já foi apelidado. Pelo jeito, a TV Bahia - um empresa privada que detém uma concessão pública - também! Só que isto é crime!

*****

Leia também:



1 comentários:

Ari Silveira disse...

A informação do portal Terra está errada. Inaugurada em 1985, inicialmente como afiliada da extinta Rede Manchete, a TV Bahia, da família ACM, se tornou afiliada da Globo no início de 1987 (e não 1989), provocando a ruptura da parceria de cerca de 18 anos entre a Globo e a TV Aratu. Em 1989 foi a TV Mirante, da família Sarney, que tirou da TV Difusora, da família Cafeteira, o direito de exibir a programação global no Maranhão.